Rebranding: devo investir em transformar minha marca agora?

9 de janeiro de 2024

Escrito por:

Business Factory

A ilustração possui um plano de fundo sólido em azul pastel, com algumas nuvens no topo. Teos um super-herói com um traje azul e capa amarela voando, levando um bloco com a letra R para uma pilha no centro da imagem, que forma a palavra "Rebrand", em referência ao post, que fala sobre rebranding. Empilhando as demais letras, temos um bonequinho vestindo um suéter amarelo e calças cinzas, em cima de uma escada.

Você está em dúvida sobre fazer ou não fazer um rebranding na sua marca? Ainda não sabe se está no momento correto?

Relaxa, viemos te ajudar com isso!

Hoje falaremos sobre este assunto que deu o que falar neste ano: o rebranding.

Esta estratégia se popularizou após as marcas notarem que era necessário se atualizar para manterem-se relevantes no mercado. Chega mais para entender tudo!

Primeiramente, do que o rebranding se trata?

O conceito do rebranding consiste em revitalizar e renovar a identidade de uma marca, ou seja, atualizar o que conhecemos como “branding”. Essas mudanças acontecem na imagem, no logotipo, design e, muitas vezes, envolvem até a missão e os valores da empresa.

O objetivo principal é modernizá-la e torná-la mais relevante para seu público-alvo.

Um rebranding pode ser motivado por várias questões: pode haver a necessidade de atrair novos públicos, de alterar uma imagem anteriormente negativa e assumir a evolução da empresa.

Esta é uma estratégia de marketing que tem foco em mudar a percepção da marca no mercado.

Mas, será que isso dá certo para todos?

Vantagens do rebranding

A imagem mostra um braço e uma mão de uma pessoa branca erguendo o polegar para fazer um sinal de jóia, com a palma da mão para a frente da foto.

• Atualização!

A presença online é vital e o rebranding pode te auxiliar no processo de modernização da sua marca. Com a fonte certa, o design atualizado e o tom de voz refinado, sua marca continua relevante no mercado e atrai mais consumidores.

• Atingir novos públicos

Dar uma nova cara para um empreendimento faz com que ele chegue em diferentes pessoas. Se sua marca evoluiu, o rebranding pode te abrir portas para segmentos que ainda não foram explorados.

• Manter-se competitivo

Uma imagem renovada destaca sua empresa no mercado saturado de hoje em dia – assim, você se destaca da concorrência e atrai mais atenção dos clientes.

Desvantagens do rebranding

A fotografia enfoca uma mulher com um semblante desesperado, segurando os cabelos com as mãos e os cotovelos apoiados em uma mesa, olhando para a tela do computador. Faz referência ao subtema do post, que apresenta as desvantagens do rebranding, que podem deixar a pessoa nessa situação.
• Falta de identificação

Não tem nada pior do que levar anos para construir um relacionamento com o público e de repente perder a sua identidade ao ponto de seus consumidores não se sentirem mais atraídos pelo produto.

• Os custos podem ser altos

O rebranding demanda muitos estudos, investimentos em design e comunicação. Até que sua marca esteja pronta para ser divulgada, há muito trabalho envolvido. Tudo isso leva muito dinheiro!

Devo investir no rebranding ou não?

A fotografia mostra as palmas das mãos de uma pessoa negra, viradas para a frente, com "Yes" escrito em branco em uma, e "No" na outra. Em português, significa "sim" e "não", referindo-se ao subtema do post, que pondera se você deve investir no rebranding.
Para pensar em fazer um rebranding, é necessário se atentar a alguns detalhes.

• A sua empresa já existe há um bom tempo no mercado?

Sua logo e marca estão desatualizadas?

Haverá um lançamento de produto diferente?

Você quer atingir outro público?

Precisa ser mais competitivo?

Sua marca recebe feedbacks negativos constantemente?

Você quer acompanhar as tendências?

Esclareça todas essas dúvidas antes de pensar em passar pelo processo.

Como fazer um rebranding de sucesso?

A imagem mostra uma mão grudando uma nota autoadesiva na parede, escrito "How-to", que, em tradução livre, significa "como fazer".
Antes de tudo, é necessário muita pesquisa! Lembre-se que este não é um processo barato, então, é muito importante evitar erros.

Analise muito bem o seu público (ou o público que quer alcançar), seus concorrentes e identifique quais são as tendências do mercado. Coletar feedbacks também ajuda a achar o caminho ideal a seguir.

Manter a identidade da marca também é fundamental. Se você já é reconhecido no mercado por um símbolo ou até mesmo cores, pode tentar incorporar estes elementos no novo design para que a sua marca ainda seja identificada pelos consumidores mais antigos.

Fazer o monitoramento ajuda a entender a percepção do público e a definir se sua mudança foi bem aceita ou não. Para um rebranding de sucesso, o necessário é realmente conquistar o público.

Sucesso x Fracasso

Agora que você já sabe mais sobre o rebranding, vamos mergulhar em casos que deram certo e errado para ver, na prática, como isso pode funcionar?

Itaú

O Itaú fez um rebranding que gerou bastante burburinho neste ano!

Em comemoração aos seus 100 anos no mercado, a marca assumiu o laranjão que sempre esteve em seus símbolos, porém era pouco reconhecida pelo público (que muitas vezes associou o logo azul e amarelo ao banco).

Ao todo foram 22 meses de trabalho, cerca de 100 estudos tipográficos e mais de 70 opções de cores e logotipia para chegar ao resultado final.

Assumindo o lema “Feito de futuro”, o Itaú surpreendeu positivamente ao trazer ninguém mais, ninguém menos, do que a Madonna como um dos rostos de sua campanha.

Segundo o diretor de marketing do banco, Eduardo Tracanella, “o banco tem promovido uma intensa transformação e chegou o momento da marca refletir isso”.

A estética é mais amigável e dinâmica e transmite toda essa flexibilidade e inovação que o banco procura.

Nescau

Parece que o rebranding do achocolatado da Nestlé, o Nescau, já não foi tão bem recebido pelo público.

Recentemente, a marca passou por uma transformação em seu símbolo e embalagem.

A embalagem anterior, retorcida e curvada, era destaque e, junto com o símbolo de raio inclinado, era capaz de transmitir toda a movimentação e agilidade que sempre foram grandes atributos da marca.

Após ser reformulada, o formato retorcido da lata foi substituído por um design liso, cilíndrico, como os demais achocolatados do mercado.

Outra coisa que desagradou o público foi a fonte utilizada, bem como o raio que já não dá mais a sensação de movimento que o anterior trazia consigo.

Quem critica essa mudança, diz que a essência do produto foi completamente perdida.

O que você pensa sobre o assunto?

Acha que está na hora de promover o rebranding da sua marca?

Se feito corretamente, o rebranding pode ser uma cartada estratégica para buscar um reposicionamento e atingir novos públicos.

Lembre-se do quanto é importante preservar a identidade da sua marca mesmo ao fazer um rebranding e, acima de tudo, pesquise muito antes de embarcar nesta jornada de renovação!

A Business Factory é uma agência voltada para marketing e marketing digital – nós trabalhamos com rebranding, com web design, planejamento e imagem corporativa! Temos todas as soluções para ajudar o seu empreendimento a crescer no mercado.

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