Público-alvo: a importância de definir com quem você quer falar

26 de julho de 2023

Escrito por:

Business Factory

Mãos de uma pessoa segurando um dardo, posicionando-o em um alvo, fazendo referência ao tema do blog, público-alvo. Na mesa, também temos um notebook de lado, focando no teclado.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é público-alvo e como encontrá-lo, está no lugar certo!

A equipe da Business Factory fez esse megacompilado sobre tudo o que você precisa saber para entender de uma vez por todas como esse lance de “público-alvo” funciona e dicas para encontrar o seu.

Vem com a gente que é sucesso!

Primeiro de tudo, o conceito

Microfone voltado para a frente, em um pedestal, sobre um palco de madeira. O fundo da imagem está desfocado, mas é uma sala de aula.

Você que tem interesse em aprender sobre marketing digital ou que até mesmo já trabalha com isso, com certeza já ouviu falar sobre público-alvo.

Trata-se, nada mais nada menos, das pessoas as quais você quer atingir com seus anúncios e mídias, ou seja, quem compra e/ou consome o seu produto, com quem você quer falar.

Definir um público-alvo é importante por uma série de fatores:

Você precisa saber qual linguagem usar com seu público-alvo

Grupo de amigos, sorrindo, sorrindo para um celular. Na imagem temos três homens de cabelo curto, um de cabelo longo ondulado, junto de três mulheres, uma com o cabelo liso, uma com o cabelo cacheado, e a última com o cabelo crespo. A imagem se refere a um público-alvo, com homens e mulheres, de características variadas.

Por mais abrangente que seu produto ou empresa sejam, sempre tem um público principal, que você sabe que com certeza consumirá o que sua empresa vende. Como essas pessoas se comunicam? É um diálogo mais sério e fechado? É de uma forma mais espontânea e simples? Definir essas coisas te ajuda a falar no mesmo tom que o seu cliente.

Ajuda a aumentar a eficiência de uma campanha

Focando nos interesses e necessidades do seu público-alvo, há maior probabilidade de atingir as pessoas certas e ter mais conversões.

Economiza tempo e money!

Ao ter um público-alvo bem definido, é possível direcionar as campanhas, evitando que fiquem muito genéricas. Concentrar-se nos segmentos que têm mais chance de trazer resultados positivos é muito importante – pode ser uma campanha bem mais assertiva.

Construção de relacionamento com o público-alvo

Uma vez que sua marca encontrou o público-alvo, fica mais fácil criar uma conexão emocional com o seu consumidor, o que pode gerar até mesmo uma fidelização.

Legal, né? Tudo isso pode ser atingido com a definição do público que você procura.

Bora ver algumas dicas para encontrar o público-alvo com quem a sua marca vai conversar?

Mulher branca, de cabelo castanho escuro com luzes, em frente a um fundo laranja pastel. Ela usa uma camisa branca, regata preta e calça clara, e está apontando para baixo, indicando as dicas para encontrar o público-alvo no texto.

Estude bem o seu produto

Fica impossível definir o público-alvo se você não souber as características do que vende. Quais são os seus serviços? Quais os problemas que vocês podem solucionar? Responder a essas duas perguntas é um bom começo e já dá um norte para seguir com esse processo.

Se faça as outras perguntas-chave

Quem compra o seu produto?

Qual a faixa etária dessas pessoas?

Onde elas vivem?

Quais são as facilidades que meu produto pode proporcionar a elas?

Qual objetivo o meu consumidor deseja atingir com este serviço?

Parta para a pesquisa!

Ainda que você já tenha uma ideia das respostas de todas as perguntas anteriores, o que acha de tirar a prova?

Você pode fazer um questionário on-line, basear-se em dados demográficos já existentes ou até mesmo analisar sua concorrência para descobrir mais sobre o público que deseja atingir. Relacionar o que você tinha em mente com dados reais também te dá mais clareza e pode ajudar a enxergar novas oportunidades onde você nem sabia que existia!

Por fim, mãos à obra

Grupo de pessoas em frente a um muro cinza claro, com ícones desenhados fazendo referência a redes sociais e tecnologia. No grupo, temos dois homens e quatro mulheres.

Coloque toda a sua pesquisa e o seu poder marketeiro à prova: hora de testar as campanhas e segmentá-las de acordo com o resultado do seu estudo para ver se realmente surte o efeito esperado, e se você realmente encontrou quem consome o seu produto.

Parece um bicho de sete cabeças, mas definir o público-alvo é um processo divertido e bem interessante de ser feito, além de só trazer vantagens.

Fazer uma transmissão de mensagem mais direcionada, personalizar estratégias, aumentar a conversão e economizar recursos é tudo o que a gente mais gosta! Com a definição correta de um público-alvo, você pode atingir tudo isso e muito mais.

A Business Factory pode te ajudar ainda mais neste assunto! Somos uma agência de marketing antenada, com um trabalho 360, que vai desde o design e desenvolvimento web à marketing estratégico, planejamento e comunicação interna, além de endomarketing e desenvolvimento de empresas/pessoas.

Temos a solução ideal para ajudar a sua empresa a encontrar seu público-alvo, se posicionar de acordo com ele e, claro, crescer dentro do mercado.

Fique de olho no nosso Instagram (@businessfactorybr) para pegar outras dicas de marketing, tecnologia e atualidades!

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