Escrito por:
Você já trabalhou com a mídia OOH (out of home) alguma vez? Sabe do que se trata?
O mundo do marketing digital segue inovando, isso é uma constante para nós. Mas, às vezes, usar métodos mais antigos de publicidade pode nos ajudar – e muito – em nossos objetivos de venda.
Segundo estudo Inside OOH 2023, feito pela Kantar IBOPE Media, a mídia OOH é consumida por 89% dos brasileiros e pode ser uma mão na roda para te ajudar a divulgar ainda mais o seu negócio.
Vem com a gente, o papo de hoje é super interessante!
Basicamente, a mídia OOH é toda aquela propaganda que você vê fora de casa, nas ruas, em outdoors, pontos de ônibus, metrôs e até mesmo em elevadores!
Esta publicidade tem o poder de te pegar desprevenido e te chamar a atenção durante os seus trajetos a caminho do trabalho, faculdade ou de um passeio qualquer pela cidade.
Outro relatório recente, criado pela Cenp-Meios aponta que a mídia OOH foi uma das que mais cresceu no ano de 2022, em termos de investimentos publicitários.
Ou seja, hora de pensar fora da caixa e voltar a reconhecer o poder dos anúncios que são expostos para as pessoas na rua, não é mesmo?
Com o avanço da tecnologia e do marketing digital, é normal pensarmos que a mídia OOH ficou ultrapassada, mas não é bem assim.
Na verdade, esse tipo de mídia se reinventa a cada dia e torna-se ainda mais relevante com a saturação das redes sociais e dos anúncios online.
Você já se pegou olhando para o celular e simplesmente ignorando algum anúncio que surge na sua tela? Pois então, há algo chamado de “cegueira de anúncios”, que vem acometendo os usuários online e nos faz descartar alguns anúncios.
É aí que entra a mídia OOH: ela oferece uma maneira única de alcançar o público-alvo quando eles estão fora de casa e mais receptivos a esse tipo de estímulo.
Não é novidade que a Times Square, em Nova York, é um símbolo absoluto da mídia OOH pelo mundo, né?
Grandes empresas, como a Netflix e o Spotify, estão apostando em anúncios neste lugar.
Através dos painéis de led, que permitem a reprodução de vídeos, as duas empresas têm feito um excelente trabalho na divulgação de seus conteúdos por lá.
É comum vermos anúncios de músicas novas e até mesmo de playlists incríveis do Spotify sendo anunciadas nos painéis da Times, bem como cartazes de filmes e pequenos trechos de séries da Netflix.
É uma forma que as empresas encontraram de captar mais a atenção dos usuários e despertar sua curiosidade para abrir os aplicativos e consumirem os conteúdos ali mostrados. Genial!
O Brasil não tem uma Times Square para apresentarmos nosso conteúdo, mas há outras formas de apostar nesse tipo de anúncio por aqui:
• Digital Signage em Metrôs e Ônibus: as telas digitais nesses meios de transporte captam bastante a atenção de passageiros.
No metrô de São Paulo, por exemplo, costumam ser veiculados anúncios do próprio metrô e outras propagandas interessantes como anúncios de shows e eventos pela cidade, notícias e até horóscopo.
Quem usa esse tipo de transporte público no dia a dia, sempre dá uma lidinha no que há de novo através dos visores.
• Publicidade em elevadores: outro meio de chamar atenção de quem está distraído é colocar um anúncio nos televisores dos elevadores. Hoje em dia é comum vermos empresas aproveitarem desses espaços para alcançar público cativo e engajado, principalmente se o elevador estiver dentro de um prédio comercial.
• Publicidade em ponto de venda: os outdoors ainda funcionam e muito, viu? Escolher um lugar-chave para posicionar a sua propaganda conta e muito. Imagine colocar uma propaganda da sua empresa em uma avenida muito movimentada, que diariamente recebe pessoas diferentes? A visibilidade é imensa e pode atrair tanto pessoas que vivem naquele perímetro, quanto pessoas que moram mais distantes do lugar escolhido.
Agora que já vimos alguns exemplos de mídia OOH de sucesso, você deve estar se perguntando se esse tipo de divulgação cabe em qualquer empreendimento e se o seu negócio tem o perfil para usá-lo. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a decidir:
• Público predominantemente online
Se a maior parte do seu público-alvo passa bastante tempo online e consome muita mídia digital em smartphones, por exemplo, investir em anúncios OOH pode ser um tiro no pé. Que tal usar as mídias que eles já acessam?
• Orçamento limitado
Investir em mídia OOH pode ser bastante custoso, especialmente em áreas urbanas e muito movimentadas. Ter um orçamento limitado pode brecar essa sua ideia e continuar investindo em estratégias de marketing mais acessíveis pode ser a melhor pedida.
Se você está procurando uma maneira diferente de divulgação e destaque da concorrência, não subestime o poder da mídia OOH. Com criatividade e estratégia, ela pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o seu negócio para o próximo nível.
A Business Factory é uma agência de marketing 360 que pode te ajudar a dar este passo! Oferecemos as mais variadas soluções para aumentar sua visibilidade.
Defina suas estratégias de marketing, faça um bom planejamento de campanhas e veja seu empreendimento decolar com a gente!
Entre em contato e saiba mais.
Leia também:
Blockchain: o que é essa tecnologia e como aplicar na segurança de dados?
Buzz Marketing: entenda como levar sua marca pra boca do povo!
Compartilhar