Onboarding: acelerando o potencial dos seus colaboradores.

17 de novembro de 2023

Escrito por:

Business Factory

A foto tem um fundo bege liso. Duas mulheres conversam entre si, sendo a da esquerda uma mulher branca, de cabelo curto, segurando um tablet; e na direita, uma mulher negra com o cabelo raspado e descolorido, vestindo uma blusa preta e com dois cadernos e caneta na mão.

Quem é que não fica mega nervoso nos primeiros dias em um novo trabalho? O onboarding pode ser a saída para integrar novos funcionários e deixá-los mais à vontade para demonstrar todas as suas aptidões logo no início de uma contratação!

Está na hora de conhecer esse processo que pode otimizar a forma como seus colaboradores se integram e atingem seu máximo potencial na empresa.

Partiu falar um pouco sobre o tema?

Conhecendo o onboarding

Na imagem, temos em destaque um celular com a tela acesa e a mão de uma pessoa mexendo na tela, que apresenta a mensagem "Vamos começar" em inglês, iniciando o process digital de onboarding do colaborador.

Imagine o seguinte cenário: um novo membro da equipe chega cheio de energia e pronto para assumir esse novo desafio, mas, no primeiro dia, ele se sente desorientado e isolado.

Qual é o resultado dessa conta? Uma experiência desagradável, que pode levar à desmotivação e até mesmo à saída prematura desse talento recém-adquirido.

Para salvar seus colaboradores de uma situação como essa, é aí que entra o onboarding!

Em definição, trata-se de um processo de integração de colaboradores novos na equipe. Dessa forma, eles podem adquirir conhecimentos, habilidades necessárias e saber mais sobre a cultura e a operação da instituição.

Um onboarding bem sucedido possui várias etapas e requer um acompanhamento próximo da equipe de recursos humanos da empresa.

É importante:

• Não fugir da documentação e burocracia!

Apesar dessa ser a parte menos empolgante do processo, é imprescindível que todos os documentos e formulários sejam preenchidos da forma correta.

• Apresentar a empresa!

Você quer que seu funcionário vista a camisa, certo? Então, ele precisa conhecer a história, a cultura, a visão e a missão do empreendimento. Dessa forma, ele sente uma identificação maior com o DNA empresarial.

• Informar as políticas

Regras e regulamentos devem ser passados para que o colaborador saiba seus deveres e para que possa pautar as ações.

• Passar os sistemas e ferramentas

Evite que o colaborador se sinta perdido, treine-o para usar os sistemas que os demais já estão habituados.

Na imagem, temos um grupo de quatro colaboradores juntos em uma sala. A parede é branca, com notas autoadesivas coloridas coladas na superfície. Temos um homem branco, moreno, vestindo um jaleco cinza, apontando para um monitor. Do lado direito, uma mulher branca de cabelos longos, lisos e pretos. Ela está sentada, veste uma jaqueta jeans sobre a blusa branca, e está com o braço apoiado sobre um notebook na mesa. Do outro lado da mesa, temos um homem branco de óculos e com o cabelo raspado, olhando para o monitor; e ao seu lado uma mulher branca de pé, com o cabelo loiro preso em um coque, vestindo uma camisa xadrez amarela.

• Promover a interação

Ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho é motivador e deixa a empresa ainda mais unida. Planeje uma interação com os colegas e deixe que as pessoas construam relacionamentos positivos com o novo funcionário.

• Fazer avaliações constantes

Acompanhamento é tudo! Um olhar atento e o feedback constante pode ser a diferença entre reter um colaborador ou perdê-lo.

Por que devemos pensar no onboarding como ferramenta essencial para a integração dentro de uma empresa?

Com um processo de onboarding bem feito, os novos colaboradores se tornam produtivos mais rapidamente – isso poupa tempo e recursos.

Se um funcionário se sente bem acolhido, as chances de permanência na empresa só crescem!

Ao saber exatamente o que deve ser feito e quais ferramentas usar, o trabalhador se sente mais à vontade e entrega resultados com mais facilidade.

Grupo de quatro pessoas sorrindo enquanto conversam. Da esquerda para direita, temos: uma mulher branca com cabelo liso e castanho, sentada, vestindo uma camisa gelo. De pé ao seu lado temos uma outra mulher, segurando um tablet e vestindo uma blusa amarela com um blazer azul. Ao seu lado, com a mão apoiada na mesa atrás deles, um homem branco com o cabelo vermelho curto, vestindo uma camiseta azul e calça jeans. Por último, sentado, temos um homem negro, vestindo uma camiseta mostarda.

Viu? Não tem tempo ruim, o onboarding é uma estratégia que veio para ficar e pode ser muito positiva para seu empreendimento.

Dicas para criar um processo de onboarding eficiente!

Tenha uma estrutura definida

Elaborar um plano para os primeiros dias ou semanas pode ser uma boa ideia, assim você tem tempo para familiarizá-lo com a empresa, os processos e até com os colegas, tudo isso com tempo determinado, no prazo que você definiu.

Apadrinhamento

Escolha um funcionário mais antigo da casa para fazer a mentoria deste novo talento – um mentor ou “padrinho” pode dar as melhores orientações e responder as dúvidas do novato.

Muito treino!

É isso mesmo! Treinando é que se atinge a perfeição, então, propor um treinamento prático ajuda o funcionário a mergulhar no trabalho real com mais naturalidade e velocidade.

Tenha tudo escrito

Outra ideia que pode ajudar no processo é ter um “manual” com tudo o que seu colaborador precisa saber. Desde missão, valores e visão da empresa até regras e passo a passo de ferramentas. Assim, caso ele tenha alguma dúvida, pode sempre consultar esse documento para se sentir mais seguro.

Você pode tornar tudo mais divertido!

Quem disse que a vida no escritório precisa ser chata? Uma boa opção para incrementar no seu onboarding são quizzes e gamificações para treinamento de funcionários. Deixá-los empolgados também ajuda em todos os processos!

Vamos falar sobre criatividade?

O onboarding é uma prática inovadora: te dá toda a liberdade para ser criativo e inventar novos meios de fazer um novo talento se sentir mais à vontade e mais acolhido dentro de uma empresa.

Preparar um kit de boas-vindas pode ser muito legal! Copos personalizados, caderninhos, canetas, mousepads… o céu (ou o seu budget, hehe!) é o limite.

Reunidos a mesa, temos três colaboradoras, sorrindo no processo de onboarding. Da esquerda para a direita, temos: uma mulher de costas vestindo uma blusa gelo, mexendo no notebook disposto a sua frente sobre a mesa; do outro lado da mesa, uma mulher com cabelo comprido, com um caderno a sua frente; e ao seu lado, uma mulher com o cabelo curto raspado dos lados, vestindo uma blusa vinho e uma jaqueta, e com o notebook aberto a sua frente na mesa.

Montar uma estação de trabalho para receber o funcionário novo também ajuda: se ele já tiver todas as senhas e acessos garantidos, tudo fica mais fácil.

Apresente-o através de dinâmicas e de situações divertidas para a equipe antiga. Deixe que ele fale mais de si, que os colaboradores compartilhem histórias da empresa e realizações pessoais.

Investir nos seus funcionários, é investir no futuro da sua empresa!

O onboarding não precisa ser chato, burocrático e convencional. Com um toque de criatividade e planejamento prévio, você pode transformar esse processo em algo legal, inclusivo e criar memórias boas para todos.

Anote: um onboarding bem feito pode ser a chave para acelerar o potencial da sua equipe. Sua empresa só tem a ganhar com os inúmeros benefícios acarretados por isso!

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