AIDA: conheça o método e como aplicá-lo no dia a dia

31 de outubro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem, temos a visão de cima de uma mesa branca, que possui alguns itens dispostos na superfície: uma câmera no canto superior esquerdo; logo abaixo, um caderno com a capa de papel craft marrom, com um aparelho telefônico com a tela acesa em cima dele; e, por último, uma folha de papel sulfite com a sigla AIDA escrita em acrônimo, com o significado de cada letra: Attention (atenção), Interest (interesse), Desire (desejo), e Action (ação). Sobre o papel, temos um canetão preto, e airpods.

Você já ouviu falar no método AIDA? Sabe como aplicar esse método nas suas vendas?

Trata-se de uma abordagem que pode transformar o seu negócio em sucesso!

Se você quer chamar a atenção do seu público, despertar o interesse deles, criar o desejo pelo seu produto ou serviço e levá-los à ação, então, entender mais sobre o método AIDA pode ser de grande ajuda.

A equipe da Business Factory te convida a explorar o que é o AIDA e te explica mais sobre como você pode aplicá-lo no dia a dia para conquistar cada vez mais vendas na era digital. Anote aí!

Como nasceu o método AIDA?

Na imagem, temos um cachorrinho peludo de óculos olhando para um tablet da marca Apple, chamado iPad, na cor cinza. De frente para nós está apenas as costas do aparelho.

Este método foi criado pelo estadunidense St. Elmo Lewis, ainda no final do século XIX. Ele buscava criar anúncios mais interessantes aos olhos do público, e por isso, desenvolveu um método especial, utilizando os materiais impressos disponíveis na época.

A ideia de Lewis era basicamente fazer a combinação dos elementos ideais para destacar o produto: ele pensou em ter uma imagem chamativa, uma frase principal e um texto contendo mais informações necessárias para despertar desejo e urgência da compra.

Tempos depois, o mesmo mestre da publicidade notou que faltava algo: a chamada para a realização de alguma ação desejada, ou o que chamamos hoje de “call to action”.

O que tudo isso tem a ver com AIDA?

É que “AIDA” é um acrônimo de palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Bora ver o que cada uma dessas palavras significa para este tipo de estratégia?

A – Atenção:

A imagem possui um fundo chapado rosa claro, e uma mulher branca na frente. A mulher tem cabelos castanhos ondulados, veste uma camisa branca, e grita em um megafone branco que está na sua mão.

Refere-se à capacidade de um anúncio ou campanha de marketing chamar a atenção de determinado público-alvo. O objetivo pode ser alcançado com elementos visuais chamativos, títulos impactantes ou uma mensagem que desperte a atenção.

Exemplos na prática:

Lembra daquela campanha viral da “Ice Bucket Challenge” para conscientizar sobre a esclerose lateral amiotrófica? O desafio começava com vídeos de pessoas jogando um balde de gelo na cabeça, o que instantaneamente chamava a atenção e gerava curiosidade sobre o motivo por trás dessa ação. Bingo! Atenção capturada.

Que tal a moda dos bigodinhos que dominou a internet no ano de 2012? Essa foi uma campanha que saiu do virtual e foi para o mundo real: havia anel de bigode, camiseta de bigode, tênis com a figura estampada, caneca com o mesmo desenho. A questão é que havia algo muito além de um simples artefato visual fofinho, tratava-se de uma campanha para prevenção do câncer de próstata. Ao ficar em dúvida do que se tratava a febre, muitas pessoas procuravam o significado e se deparavam com essa campanha super importante para a saúde masculina.

I – Interesse:

Na imagem, temos duas mulheres de frente para um notebook cinza. fazendo referência a discussão de um método AIDA. Na direita da imagem, temos uma mulher negra com o cabelo crespo curto e raspado na lateral, vestindo um moletom branco e uma bermuda preta. Ela tem tatuagens por todo o corpo. No lado esquerdo da imagem, temos uma mulher branca, com o cabelo escuro e ondulado, vestindo uma calça xadrez e um moletom rosa pastel. Ela aponta para a tela do notebook, enquanto a outra sorri. Ambas estão sentadas no sofá, que têm variadas almofadas.

Nesta etapa, o objetivo é manter o interesse do público após a primeira impressão. Isso envolve fornecer informações relevantes e envolventes que despertem a curiosidade e motivem a audiência a continuar lendo, assistindo ou consumindo aquele conteúdo de alguma forma.

Como fazer isso?

Nesse passo, é importante trazer conteúdos envolventes e mostrar como o que você está oferecendo pode solucionar um problema ou atender a uma necessidade de quem consome o seu produto. Dá para apostar em um storytelling e demonstrar autoridade no assunto. Mostrar os benefícios do seu produto também é uma tacada de mestre para despertar o interesse.

Exemplo na prática:

A Apple é conhecida por suas campanhas de marketing inovadoras. Quando eles lançam um novo produto, como o iPhone, eles criam um grande interesse entre o público. Antes do lançamento de um novo iPhone, a Apple começa a divulgar teasers misteriosos. Eles lançam imagens enigmáticas e slogans que não revelam muito sobre o produto, criando um senso de mistério e curiosidade.

Além disso, a marca também é mestre em compartilhar histórias de usuários dos seus produtos, em produzir vídeos incríveis e detalhados para mostrar as novidades e organizar eventos de lançamento. Tudo isso gera burburinho, interesse e é capaz de mostrar o quanto o usuário precisa adquirir o novo produto.

D – Desejo:

Na imagem, temos um pug preto em frente a uma mesa de mármore claro, olhando para uma torta de limão. A imagem faz referência ao Desejo, que representa a letra D em AIDA, tema do blog.

Aqui, a publicidade procura criar um desejo forte nos consumidores em relação ao produto ou serviço anunciado. Isso pode ser feito destacando os benefícios exclusivos, a qualidade superior ou outras características que fazem o produto se destacar.

Como fazer isso?

Mostre como o seu produto ou serviço pode melhorar a vida do seu público. Use depoimentos de clientes satisfeitos, demonstre os benefícios exclusivos que você oferece e faça com que as pessoas visualizem a si mesmas desfrutando do que você tem a oferecer.

Exemplo na prática:

A campanha da Coca-Cola “Compartilhe uma Coca-Cola” foi febre mundial e não à toa! A Coca pensou longe e criou latas de refrigerante com nomes impressos nelas, o que tornou as latinhas exclusivas e gerou uma noção de conexão emocional com o produto. Em suas redes sociais, a Coca-Cola incentivou as pessoas a compartilharem fotos de suas latas personalizadas, usando a hashtag #CompartilheUmaCoca. Isso ampliou o alcance da campanha e fez com que as pessoas se sentissem parte de algo. Era comum ver familiares se presenteando com uma lata de refrigerante com o nome da outra pessoa e os outros usando de decoração em suas casas.

A – Ação:

Na imagem temos em foco um notebook com a tela acesa, e no fundo da imagem observamos uma mão segurando um cartão de crédito. A imagem faz referência a Ação, última letra da sigla AIDA, tema do blog.

A última etapa procura incentivar o público a realizar uma ação específica, como comprar o produto, se inscrever em uma newsletter, solicitar uma demonstração ou qualquer outra ação desejada pela empresa.

Como fazer isso?

Seja claro e direto. Ofereça incentivos, como descontos, promoções, ou bônus para quem agir imediatamente. Use chamadas à ação (CTAs) chamativas e que indiquem o próximo passo que o público deve dar.

Exemplo na prática:

A Amazon é genial em seus call to action! Quando você visita o site, eles não apenas mostram produtos, mas também sugerem quantas unidades ainda têm no estoque e fornecem uma experiência de compra tão simples que você nem percebe que já clicou no botão de compra!

Aplicar o AIDA no seu negócio é bem mais simples do que parece.

Na imagem, temos um notebook com a tela apagada sobre uma mesa de madeira. Em cima da mesa, também podemos observar um letreiro de led pequeno, escrito You Got This, que em inglês e tradução livres significa "Você consegue!".

• Conheça o seu público-alvo, saiba quais são os seus desejos, dores e interesses para criar uma estratégia que seja realmente eficaz.

• Desenvolva conteúdo que capture a atenção, desperte o interesse, crie desejo e leve à ação. Isso inclui desde postagens nas redes sociais até campanhas de e-mail marketing.

• Imagens e vídeos são ótimas ferramentas para chamar a atenção e criar desejo. Use-os de maneira estratégica em suas campanhas.

• Teste diferentes abordagens e veja o que funciona melhor para o seu público.

• Acompanhe métricas como taxa de conversão, taxa de cliques e engajamento para avaliar o sucesso da sua estratégia.

O processo de vendas é contínuo. Mantenha a consistência em suas ações usando o método AIDA e alcance objetivos esperados! Dessa forma, você pode se surpreender positivamente e ver sua empresa crescendo cada vez mais no mercado.

Você sabia que a Business Factory pode te ajudar no planejamento estratégico das suas ações de marketing? Somos uma empresa 360, oferecendo soluções que envolvem marketing digital, desenvolvimento web e até mesmo endomarketing. Entre em contato e conheça!

Fique de olho em nosso Instagram e TikTok para receber todas as novidades.

Leia também:
Machine Learning: o que é essa tecnologia?
Influencers: como o marketing de influência pode ser vantajoso pro seu negócio?

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!