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Você já ouviu falar no método AIDA? Sabe como aplicar esse método nas suas vendas?
Trata-se de uma abordagem que pode transformar o seu negócio em sucesso!
Se você quer chamar a atenção do seu público, despertar o interesse deles, criar o desejo pelo seu produto ou serviço e levá-los à ação, então, entender mais sobre o método AIDA pode ser de grande ajuda.
A equipe da Business Factory te convida a explorar o que é o AIDA e te explica mais sobre como você pode aplicá-lo no dia a dia para conquistar cada vez mais vendas na era digital. Anote aí!
Este método foi criado pelo estadunidense St. Elmo Lewis, ainda no final do século XIX. Ele buscava criar anúncios mais interessantes aos olhos do público, e por isso, desenvolveu um método especial, utilizando os materiais impressos disponíveis na época.
A ideia de Lewis era basicamente fazer a combinação dos elementos ideais para destacar o produto: ele pensou em ter uma imagem chamativa, uma frase principal e um texto contendo mais informações necessárias para despertar desejo e urgência da compra.
Tempos depois, o mesmo mestre da publicidade notou que faltava algo: a chamada para a realização de alguma ação desejada, ou o que chamamos hoje de “call to action”.
É que “AIDA” é um acrônimo de palavras: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.
Bora ver o que cada uma dessas palavras significa para este tipo de estratégia?
Refere-se à capacidade de um anúncio ou campanha de marketing chamar a atenção de determinado público-alvo. O objetivo pode ser alcançado com elementos visuais chamativos, títulos impactantes ou uma mensagem que desperte a atenção.
Exemplos na prática:
Lembra daquela campanha viral da “Ice Bucket Challenge” para conscientizar sobre a esclerose lateral amiotrófica? O desafio começava com vídeos de pessoas jogando um balde de gelo na cabeça, o que instantaneamente chamava a atenção e gerava curiosidade sobre o motivo por trás dessa ação. Bingo! Atenção capturada.
Que tal a moda dos bigodinhos que dominou a internet no ano de 2012? Essa foi uma campanha que saiu do virtual e foi para o mundo real: havia anel de bigode, camiseta de bigode, tênis com a figura estampada, caneca com o mesmo desenho. A questão é que havia algo muito além de um simples artefato visual fofinho, tratava-se de uma campanha para prevenção do câncer de próstata. Ao ficar em dúvida do que se tratava a febre, muitas pessoas procuravam o significado e se deparavam com essa campanha super importante para a saúde masculina.
Nesta etapa, o objetivo é manter o interesse do público após a primeira impressão. Isso envolve fornecer informações relevantes e envolventes que despertem a curiosidade e motivem a audiência a continuar lendo, assistindo ou consumindo aquele conteúdo de alguma forma.
Como fazer isso?
Nesse passo, é importante trazer conteúdos envolventes e mostrar como o que você está oferecendo pode solucionar um problema ou atender a uma necessidade de quem consome o seu produto. Dá para apostar em um storytelling e demonstrar autoridade no assunto. Mostrar os benefícios do seu produto também é uma tacada de mestre para despertar o interesse.
Exemplo na prática:
A Apple é conhecida por suas campanhas de marketing inovadoras. Quando eles lançam um novo produto, como o iPhone, eles criam um grande interesse entre o público. Antes do lançamento de um novo iPhone, a Apple começa a divulgar teasers misteriosos. Eles lançam imagens enigmáticas e slogans que não revelam muito sobre o produto, criando um senso de mistério e curiosidade.
Além disso, a marca também é mestre em compartilhar histórias de usuários dos seus produtos, em produzir vídeos incríveis e detalhados para mostrar as novidades e organizar eventos de lançamento. Tudo isso gera burburinho, interesse e é capaz de mostrar o quanto o usuário precisa adquirir o novo produto.
Aqui, a publicidade procura criar um desejo forte nos consumidores em relação ao produto ou serviço anunciado. Isso pode ser feito destacando os benefícios exclusivos, a qualidade superior ou outras características que fazem o produto se destacar.
Como fazer isso?
Mostre como o seu produto ou serviço pode melhorar a vida do seu público. Use depoimentos de clientes satisfeitos, demonstre os benefícios exclusivos que você oferece e faça com que as pessoas visualizem a si mesmas desfrutando do que você tem a oferecer.
Exemplo na prática:
A campanha da Coca-Cola “Compartilhe uma Coca-Cola” foi febre mundial e não à toa! A Coca pensou longe e criou latas de refrigerante com nomes impressos nelas, o que tornou as latinhas exclusivas e gerou uma noção de conexão emocional com o produto. Em suas redes sociais, a Coca-Cola incentivou as pessoas a compartilharem fotos de suas latas personalizadas, usando a hashtag #CompartilheUmaCoca. Isso ampliou o alcance da campanha e fez com que as pessoas se sentissem parte de algo. Era comum ver familiares se presenteando com uma lata de refrigerante com o nome da outra pessoa e os outros usando de decoração em suas casas.
A última etapa procura incentivar o público a realizar uma ação específica, como comprar o produto, se inscrever em uma newsletter, solicitar uma demonstração ou qualquer outra ação desejada pela empresa.
Como fazer isso?
Seja claro e direto. Ofereça incentivos, como descontos, promoções, ou bônus para quem agir imediatamente. Use chamadas à ação (CTAs) chamativas e que indiquem o próximo passo que o público deve dar.
Exemplo na prática:
A Amazon é genial em seus call to action! Quando você visita o site, eles não apenas mostram produtos, mas também sugerem quantas unidades ainda têm no estoque e fornecem uma experiência de compra tão simples que você nem percebe que já clicou no botão de compra!
• Conheça o seu público-alvo, saiba quais são os seus desejos, dores e interesses para criar uma estratégia que seja realmente eficaz.
• Desenvolva conteúdo que capture a atenção, desperte o interesse, crie desejo e leve à ação. Isso inclui desde postagens nas redes sociais até campanhas de e-mail marketing.
• Imagens e vídeos são ótimas ferramentas para chamar a atenção e criar desejo. Use-os de maneira estratégica em suas campanhas.
• Teste diferentes abordagens e veja o que funciona melhor para o seu público.
• Acompanhe métricas como taxa de conversão, taxa de cliques e engajamento para avaliar o sucesso da sua estratégia.
O processo de vendas é contínuo. Mantenha a consistência em suas ações usando o método AIDA e alcance objetivos esperados! Dessa forma, você pode se surpreender positivamente e ver sua empresa crescendo cada vez mais no mercado.
Você sabia que a Business Factory pode te ajudar no planejamento estratégico das suas ações de marketing? Somos uma empresa 360, oferecendo soluções que envolvem marketing digital, desenvolvimento web e até mesmo endomarketing. Entre em contato e conheça!
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