Marketing olfativo: conheça essa estratégia e como entrar nessa onda!

13 de março de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra uma mulher branca, de cabelos escuros e longos, cheirando um perfume.

O marketing é incrível em todos os sentidos. Já ouviu falar em marketing olfativo?

Se ainda não sabe o que é esta estratégia, pegue um café e sente-se conosco, pois fizemos um apanhado de informações para você ficar por dentro desse rolê!

Do que se trata o marketing olfativo

Como o próprio nome já diz, o marketing olfativo faz parte da estratégia de marketing sensorial, que conquista cada vez mais espaço.

Esta é uma abordagem que utiliza o sentido do olfato para gerar uma conexão emocional do consumidor com a marca, para impulsionamento de vendas e fidelização.

Trata-se de uma maneira de envolver os clientes de forma única e memorável, para deixar uma marca em suas mentes (e narizes!).

De onde surgiu essa ideia?

A imagem mostra um perfume sendo segurado por mãos de uma pessoa branca, com um esmalte vermelho. O produto faz referência ao marketing olfativo, que utiliza cheiros como identidade, a ser explorado no texto.

De acordo com uma pesquisa feita pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, a ideia do marketing olfativo se originou nos Estados Unidos, em um cassino, na cidade de Las Vegas.

A ideia era testar um perfume agradável nos corredores do lugar, próximo às máquinas caça-níquel.

Após algumas semanas de teste, os donos do lugar observaram um aumento expressivo de pessoas acessando tais corredores e jogando nas máquinas por ali.

Segundo a mesma fonte, aqui no Brasil, nos anos 70, a empresária Giovanna Kupfer (dona da marca Giovanna Baby) lavava a calçada diante de sua loja com uma mistura de água e perfume, trazendo essa experiência de marketing olfativo para nós também.

E não é que deu certo? Quem nunca ouviu o termo “cheirinho de Giovanna Baby” por aqui?

Outra marca conhecida por usar o marketing olfativo é a Melissa, que comercializa especialmente calçados e bolsas. É normal, inclusive, andarmos nos shoppings da capital de São Paulo e, de longe, sentirmos o “cheiro de Melissa” – o que significa que estamos próximos de uma das lojas.

Como posso usar o marketing olfativo?

Seguindo o tema de marketing olfativo, a imagem mostra pequenos vidrinhos com aromas variados.

Não se preocupe, o marketing olfativo pode ser adaptado para diversos negócios, desde salões de beleza, hotéis, até cafeterias e lojas de roupas.

A chave aqui é identificar quais aromas representam melhor a sua marca e integrá-los de forma criativa no ambiente.

Por exemplo, se você possui um hotel ou pousada na praia, pode optar por aromas refrescantes, como de limão ou eucalipto, para deixar aquele cheirinho tropical nos apartamentos e ambientes comuns.

Alguns hotéis no Brasil que já trabalham com esse tipo de experiência sensorial são o Sofitel Guarujá Jequitimar, o Serrano Resort Convenções e SPA, na Serra Gaúcha e a Pousada Marceneiro, em São Miguel dos Milagres (AL).

Se o seu empreendimento for um consultório médico, por exemplo, vale apostar em fragrâncias suaves e relaxantes, como camomila e lavanda, para ajudar os pacientes a se sentirem mais calmos e confortáveis.

Outra ideia de negócio que pode brincar bastante com o marketing olfativo são cafeterias: é claro que já ficamos apaixonados pelo cheiro do café em si, mas que tal usar fragrâncias para intensificar esse cheirinho chamativo e despertar ainda mais a fome em seus visitantes?

A imagem mostra um estabelecimento visto de dentro, com mesas e cadeiras no lado esquerdo, e uma bancada/bar do lado direito da imagem.

As lojas de moda também podem utilizar aromas específicos para complementar a experiência de compra dos clientes. Por exemplo, que tal sua boutique de roupas de praia exalar o aroma fresco do oceano? Ou sua loja de roupas de inverno incorporar fragrâncias quentes e aconchegantes, como canela ou cedro? Uma loja cheirosa aumenta a sensação de receptividade e faz com que os clientes passem mais tempo ali pelos corredores.

O marketing olfativo também cabe em salões de beleza e SPAs – imagine deixar seu ambiente ainda mais cheiroso e combinar as fragrâncias com propriedades de aromaterapia para relaxar as pessoas que te visitam?

Vale de tudo para proporcionar uma experiência diferente a quem visita o seu espaço e encantá-lo mais ainda, não é mesmo?

Não se atenha apenas ao contato presencial

A imagem mostra uma caixinha de entrega decorada, representando o contato não presencial, mas que ainda leva a identidade olfativa da marca.

Faz toda a diferença receber um produtinho cheiroso!

Lojas como O Boticário, por exemplo, são especialistas em enviar encomendas cheirosas. Basta borrifar a fragrância desejada dentro da caixa com o pedido e enviá-la: seu cliente terá uma surpresa incrível ao abri-la.

Há diversas estratégias para criar uma conexão emocional com o consumidor e o marketing olfativo pode ser uma delas.

Lembre-se: o mais importante é escolher cuidadosamente os aromas que melhor representem o seu negócio e combinem com a ideia que você quer passar ao consumidor. Não adianta escolher um cheiro que não remeta à sua loja/empreendimento, pois há chances de não acontecer uma conexão real.

Com um pouco de ousadia e criatividade, você pode transformar a experiência de compra dos seus clientes e elevar o seu negócio para o próximo nível. Use o marketing olfativo e fique na memória dos seus consumidores!

A Business Factory te deixa por dentro de tudo que tange o marketing. Somos uma agência completa, para atender seu empreendimento desde o design web, até as estratégias de marketing e marketing digital.

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