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Por acaso, você já ouviu falar em branding? Sabe o porquê desse conceito ser tão importante para qualquer empresa nos dias de hoje?
A equipe da Business Factory te convida a desvendar esse mistério e te ajuda a entender o porquê da identidade ser parte essencial para o sucesso da sua marca.
Já separa o bloquinho para começar a anotar!
Imagine que uma marca é como uma pessoa. Assim como você, que tem uma identidade única, com sua personalidade, estilo, valores e jeito de se vestir, uma empresa também tem uma identidade, que é construída e moldada ao longo do tempo.
Aqui está o pulo do gato: essa identidade é justamente o que diferencia uma empresa das outras. É o que faz as pessoas se lembrarem dela, confiarem nela e se sentirem conectadas emocionalmente. É isso que torna o branding tão importante!
Se você quer que sua marca seja a primeira escolha na mente do público-alvo, você precisa de um branding forte e memorável. Ele é como a faísca que acende a paixão pelo seu produto ou serviço, por isso é tão importante cuidar desse aspecto.
Fazer o seu público-alvo se sentir abraçado e confortável em comprar com você é a chave para fidelizá-lo e tornar a sua marca cada vez mais conhecida.
Façamos um exercício simples. Pense em tipos de refrigerante. O que vem na sua cabeça? A Coca-Cola? O Guaraná?
Agora, em outro setor: pense em plataformas de streaming de filmes e séries. Pensou na Netflix ou na Disney+?
Todas essas marcas citadas são referências em suas áreas e isso também vem de um branding muito bem feito. Vem de um padrão, de imagens e logotipos que são fáceis de serem lembrados.
Ele promove o reconhecimento da sua marca. As cores, o logo, o nome, tudo isso é importante para um bom branding. Criar seu próprio estilo é essencial para se diferenciar em um mar de outras empresas existentes no mercado.
Uma identidade bem definida gera segurança. Comprar em uma empresa que mantém seu padrão de excelência e de estética gera uma sensação de estabilidade e conforto.
Estar emocionalmente conectado a uma marca deixa os clientes mais propensos a manterem um padrão de compra, também. Um bom exemplo são as propagandas da Coca-Cola na TV: nelas, sempre há uma família dividindo momentos felizes. Falar de família toca o coração das pessoas e as faz prestar atenção na mensagem transmitida. Quando o comercial começa, já sabemos até do que se trata!
Ao ter uma marca reconhecida entre os clientes, você pode, inclusive, ter um preço acima da média. As pessoas não se importarão em pagar um pouco a mais para comprar com uma empresa tão boa e tão conhecida como a sua.
Com um branding bem estabelecido, você sequer precisa explicar o que sua empresa faz. Isso facilita bastante o engajamento e a adesão de outros clientes. Seu empreendimento passa a ser uma referência no segmento.
Mundialmente famoso, o símbolo da maçã e a frase “Think Different” viraram febre entre as pessoas de todas as idades. É comum vermos usuários da marca formando filas enormes nas lojas para adquirir os novos aparelhos. Sua simbologia, tom de voz e design são únicos e inconfundíveis.
Esse mecanismo de busca online se tornou a primeira fonte à qual recorremos quando precisamos tirar nossas dúvidas. Suas cores, o logotipo e disposição das letras do nome são bastante emblemáticos. Tem até frase em homenagem, não é mesmo? “Dar um Google” virou algo dito corriqueiramente. Um verdadeiro show de branding, que coloca a ferramenta no topo entre as concorrentes.
Há alguns passos a serem seguidos.
Já falamos anteriormente sobre a importância de conhecer mais sobre os usuários da sua marca, com quem ela realmente conversa. Saber quais os gostos e características dessas pessoas é realmente fundamental para que você estabeleça uma presença marcante perante a elas.
Aqui, a gente quer impressionar logo no primeiro contato. Desenvolver um logotipo único, que case com a proposta do seu empreendimento é um acerto!
Você deve levar em conta:
• Cor;
• Formato;
• Fontes escolhidas;
• Um bom slogan.
O conteúdo tem papel primordial no branding. Você precisa do tom de voz correto para expor os valores da sua marca. Aposte em blogs, redes sociais, vídeos e demais recursos gráficos disponíveis!
Não adianta você trazer uma imagem super corporativa para sua marca e vender algo muito distante disso, né? A estética dos seus produtos também precisa casar com a imagem da empresa.
É aí que você descobre se a sua estratégia de branding foi bem feita ou não. Acompanhar os dados reais de campanhas ajuda bastante a saber qual caminho seguir e o que seu público deseja ver.
E aí? Bora apostar em um branding verdadeiramente eficiente? Fazer o seu empreendimento brilhar e se destacar no mercado pode depender bastante de um trabalho de gestão de marca.
Com a estratégia e as ferramentas corretas, as suas chances de fazer sucesso só aumentam!
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