Branding: a importância da identidade para ser lembrado

26 de setembro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem, temos um quadro branco em destaque com um título em laranja escrito: "branding". Abaixo, temos cinco tópicos escritos em preto, iniciando com um marcador em seta. São eles: "identity" (identidade, em inglês), "logo", "design", "strategy" (estratégia, em inglês) e "marketing".

Por acaso, você já ouviu falar em branding? Sabe o porquê desse conceito ser tão importante para qualquer empresa nos dias de hoje?

A equipe da Business Factory te convida a desvendar esse mistério e te ajuda a entender o porquê da identidade ser parte essencial para o sucesso da sua marca.

Já separa o bloquinho para começar a anotar!

Primeiro de tudo, o que é branding?

Imagine que uma marca é como uma pessoa. Assim como você, que tem uma identidade única, com sua personalidade, estilo, valores e jeito de se vestir, uma empresa também tem uma identidade, que é construída e moldada ao longo do tempo.

Definindo a importância do branding

Na imagem, focamos em um papel do que parece ser uma apresentação impressa sobre branding. Temos um mapa mental no centro, com dois círculos que se encontram. Do lado esquerdo do primeiro círculo, temos escrito "the things you care about" (as coisas com as quais você se importa, em inglês, tradução livre); no lado direito do segundo círculo, temos "what your customer cares about" (as coisas com as quais seu cliente se importa, em inglês, tradução livre). No centro, onde os dois se encontram, temos em destaque o título "your brand", que significa sua marca, em inglês.
Aqui está o pulo do gato: essa identidade é justamente o que diferencia uma empresa das outras. É o que faz as pessoas se lembrarem dela, confiarem nela e se sentirem conectadas emocionalmente. É isso que torna o branding tão importante!

Se você quer que sua marca seja a primeira escolha na mente do público-alvo, você precisa de um branding forte e memorável. Ele é como a faísca que acende a paixão pelo seu produto ou serviço, por isso é tão importante cuidar desse aspecto.

Fazer o seu público-alvo se sentir abraçado e confortável em comprar com você é a chave para fidelizá-lo e tornar a sua marca cada vez mais conhecida.

Façamos um exercício simples. Pense em tipos de refrigerante. O que vem na sua cabeça? A Coca-Cola? O Guaraná?

Agora, em outro setor: pense em plataformas de streaming de filmes e séries. Pensou na Netflix ou na Disney+?

Todas essas marcas citadas são referências em suas áreas e isso também vem de um branding muito bem feito. Vem de um padrão, de imagens e logotipos que são fáceis de serem lembrados.

Por que o branding é tão bom assim?

Na imagem, temos em destaque um celular branco com a tela acesa. A página da web aberta no aparelho é um texto com o título em inglês, que diz, em tradução livre: "O que a sua identidade visual/branding visual precisa comunicar".
Ele promove o reconhecimento da sua marca. As cores, o logo, o nome, tudo isso é importante para um bom branding. Criar seu próprio estilo é essencial para se diferenciar em um mar de outras empresas existentes no mercado.

Uma identidade bem definida gera segurança. Comprar em uma empresa que mantém seu padrão de excelência e de estética gera uma sensação de estabilidade e conforto.

Estar emocionalmente conectado a uma marca deixa os clientes mais propensos a manterem um padrão de compra, também. Um bom exemplo são as propagandas da Coca-Cola na TV: nelas, sempre há uma família dividindo momentos felizes. Falar de família toca o coração das pessoas e as faz prestar atenção na mensagem transmitida. Quando o comercial começa, já sabemos até do que se trata!

Ao ter uma marca reconhecida entre os clientes, você pode, inclusive, ter um preço acima da média. As pessoas não se importarão em pagar um pouco a mais para comprar com uma empresa tão boa e tão conhecida como a sua.

Com um branding bem estabelecido, você sequer precisa explicar o que sua empresa faz. Isso facilita bastante o engajamento e a adesão de outros clientes. Seu empreendimento passa a ser uma referência no segmento.

Mais exemplos de um branding muito bem feito

A Apple é uma empresa mestre em trabalhar com o branding!

Na imagem, temos dispostos sobre uma mesa preta uma série da aparelhos da Apple. Da esquerda para a direita, temos: um monitor da Mac, largo, com a tela preta apagada e seu rodapé branco, com a logo da Apple (uma maçã) no centro do rodapé. A sua frente, um teclado pequeno e branco, com um mousepad branco no seu lado direito. Também temos um Apple Watch (relógio digital), preto, com a tela apagada, e no seu lado direito um Macbook (notebook) fechado, mostrando seu topo cinza com a logo da empresa no centro, em preto. Abaixo dos aparelhos temos suas respectivas caixas.
Mundialmente famoso, o símbolo da maçã e a frase “Think Different” viraram febre entre as pessoas de todas as idades. É comum vermos usuários da marca formando filas enormes nas lojas para adquirir os novos aparelhos. Sua simbologia, tom de voz e design são únicos e inconfundíveis.

Quer mais consolidada do que a imagem do Google?!

Na imagem temos em destaque uma mão segurando um celular com a tela acesa, mostrando a página inicial do Google, ferramenta de pesquisa digital mais utilizada atualmente.

Esse mecanismo de busca online se tornou a primeira fonte à qual recorremos quando precisamos tirar nossas dúvidas. Suas cores, o logotipo e disposição das letras do nome são bastante emblemáticos. Tem até frase em homenagem, não é mesmo? “Dar um Google” virou algo dito corriqueiramente. Um verdadeiro show de branding, que coloca a ferramenta no topo entre as concorrentes.

Agora que você já sabe do que se trata e quais as vantagens de um branding bem feito, que tal aplicar isso no seu empreendimento?

Há alguns passos a serem seguidos.

1. Conheça o seu público-alvo

Já falamos anteriormente sobre a importância de conhecer mais sobre os usuários da sua marca, com quem ela realmente conversa. Saber quais os gostos e características dessas pessoas é realmente fundamental para que você estabeleça uma presença marcante perante a elas.

2. Identidade visual é tudo

Aqui, a gente quer impressionar logo no primeiro contato. Desenvolver um logotipo único, que case com a proposta do seu empreendimento é um acerto!

Você deve levar em conta:
• Cor;
• Formato;
• Fontes escolhidas;
• Um bom slogan.

3. Estratégia de conteúdo

O conteúdo tem papel primordial no branding. Você precisa do tom de voz correto para expor os valores da sua marca. Aposte em blogs, redes sociais, vídeos e demais recursos gráficos disponíveis!

4. A experiência precisa ter coesão

Não adianta você trazer uma imagem super corporativa para sua marca e vender algo muito distante disso, né? A estética dos seus produtos também precisa casar com a imagem da empresa.

5. Meça o impacto

É aí que você descobre se a sua estratégia de branding foi bem feita ou não. Acompanhar os dados reais de campanhas ajuda bastante a saber qual caminho seguir e o que seu público deseja ver.

E aí? Bora apostar em um branding verdadeiramente eficiente? Fazer o seu empreendimento brilhar e se destacar no mercado pode depender bastante de um trabalho de gestão de marca.

Com a estratégia e as ferramentas corretas, as suas chances de fazer sucesso só aumentam!

A Business Factory é especialista em marketing e marketing digital – trabalhamos com planejamento e estratégias para impulsionar a sua marca. Você também pode contar conosco se o assunto for desenvolvimento web, design e imagem corporativa! Clique aqui para fazer um orçamento.

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