Turismo de Base Comunitária: aliando a sustentabilidade com sua estratégia para decolar seu empreendimento.

5 de junho de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra uma mulher de costas andando em uma mata. Ela tem cabelo longo e está de mochila.

Já pensou em viajar por aí em harmonia com o meio ambiente, comunidade e economia local? No turismo de base comunitária, isso é possível.

O setor do turismo é um dos mais voláteis e cheios de reviravoltas que conhecemos! Sempre inovando e trazendo novas práticas para o público, este setor garante surpreender quem usufrui de seus serviços.

Para você, que ainda não conhece muito bem o turismo de base comunitária, fique tranquilo: a equipe da Business Factory separou todos os fatos que você precisa saber sobre essa modalidade turística, seus benefícios e características marcantes, além de grandes resultados dentro deste nicho e como trabalhar o marketing dele.

Bora conhecer?

Em síntese, o turismo de base comunitária (TBC) é uma modalidade de turismo que envolve diretamente as comunidades locais na gestão e operação de atividades turísticas.

Enquanto o turismo convencional pode muitas vezes causar impactos negativos ao meio ambiente e às culturas locais, o TCB está sempre em busca de promover a sustentabilidade, valorização cultural e a inclusão social.

A foto mostra várias mãos sobre um tronco, formando uma fileira em seu topo.

Foto: Unsplash/Reprodução

Neste tipo de turismo, os protagonistas são os próprios membros da comunidade e eles participam ativamente da elaboração, organização e condução das atividades ofertadas para o público.

Desenvolvimento sustentável

O conceito de turismo de base comunitária está extremamente ligado ao desenvolvimento sustentável, já que procura criar uma relação equilibrada entre o turismo, a conservação do meio ambiente e o bem-estar das populações dos destinos.

As experiências são autênticas e bastante imersivas e, nelas, os turistas podem aprender sobre a cultura, os costumes e modos de vida locais. Isso contribui para a preservação do patrimônio cultural e natural daquela região que foi visitada.

Comprometimento com a sustentabilidade

Aqui, o papo da preservação é levado muito a sério! As comunidades que se envolvem no turismo de base comunitária têm uma forte conexão com seu ambiente natural. As atividades ligadas a este tipo de turismo normalmente andam lado a lado com a natureza. São feitas trilhas ecológicas, observação de fauna e flora, replantio de mudas e até a recuperação de áreas degradadas pelo ser humano.

A valorização cultural também faz parte do rolê: o turismo de base comunitária valoriza e preserva as tradições culturais locais. São promovidas atividades como festas, feiras de artesanato e até gastronomia da comunidade – é assim que a tradição daquele lugar é mantida viva!

A imagem mostra uma tecelã indígena criando seu artesanato, fazendo referência ao Turismo de Base Comunitária, tema do blog.

Foto: Unsplash/Reprodução

Além disso tudo, diferente do turismo de massa, o desenvolvimento econômico local é bastante valorizado. O turismo de base comunitária garante que os benefícios econômicos sejam distribuídos localmente, melhorando a qualidade de vida da população, movimentação da economia e redução de migração para outras cidades. Para manter tradições vivas, é necessário que a comunidade esteja confortável em seu modo de vida.

E quais são os benefícios para quem viaja?

A imagem mostra duas pessoas no campo, uma adulta e uma criança, usando roupas típicas e carregando ramos de flores nas costas.

Foto: Unsplash/Reprodução

Imagine visitar uma comunidade rústica, ter uma aula de tecelagem, experimentar uma refeição preparada localmente, com insumos direto da terra? Bem, essas experiências autênticas fazem parte do conceito de TBC e são algo que o turismo convencional dificilmente oferece. É uma super oportunidade de vivenciar uma cultura diferente de forma profunda e significativa.

Ao optar pelo turismo de base comunitária, os visitantes empoderam as comunidades, colaboram com a conservação do patrimônio cultural e natural!

Características próprias do turismo de base comunitária

São algumas das características que diferenciam essa modalidade do turismo convencional:

1. Participação da comunidade: os membros da população local são ativos em todas as fases do processo turístico. É com eles que fica o planejamento, a gestão, a operação e avaliação das atividades turísticas.

2. Benefícios compartilhados: a economia movimenta-se de forma que os lucros são distribuídos de forma justa entre os membros da comunidade, o que contribui diretamente para o bem-estar coletivo.

Exemplos de turismo de base comunitária no Brasil

A imagem mostra um grupo de adultos em volta de uma fogueira, fazendo referência ao Turismo de Base Comunitária.

Foto: Unsplash/Reprodução

Diversas iniciativas de turismo de base comunitária ao redor do mundo têm demonstrado sucesso nesta combinação de sustentabilidade e desenvolvimento local. Alguns exemplos brasileiros são:

1) Projeto Bagagem

Este projeto tem objetivo de promover o turismo de base comunitária em várias regiões do país – uma delas é a Amazônia, onde os turistas podem vivenciar a cultura dos povos ribeirinhos e indígenas, além de aprender sobre a biodiversidade do lugar e participar de atividades sustentáveis.

2) Rede TUCUM

Esta é uma iniciativa de comunidades tradicionais costeiras do estado do Ceará, no nordeste.

A proposta é dar autonomia para as comunidades locais sobre seu território. Eles planejam e criam estruturas e serviços turísticos em harmonia com os ecossistemas marinhos da costa.

3) Projeto Turismo no Quilombo

Outro exemplo de projeto de turismo de base comunitária é este, exercido pelas lideranças quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.

O objetivo é estruturar as comunidades para receber grupos turísticos guiados, pensando sempre em continuar a cultura construtiva quilombola e transmitir os conhecimentos dos mais velhos aos visitantes. Esta imersão cultural promove visitas às plantações tradicionais, oficinas de culinária e até contação de histórias locais.

Sucesso em estratégia

Diversas iniciativas de TBC têm aplicado estratégias de marketing com o objetivo de atrair turistas e promover o desenvolvimento sustentável.

Uma delas é o “Mais Sertão Mais Vida”, projeto criado pela organização Novo Sertão, com o objetivo de movimentar o turismo em Betânia do Piauí e nas regiões mais próximas.

Através de um site bem estruturado e da utilização de redes sociais, a iniciativa atrai turistas interessados em vivenciar a cultura local e apoiar o desenvolvimento comunitário por meio dos roteiros de exploração das belezas do sertão nordestino.

Como utilizar do marketing para o sucesso no segmento

A imagem mostra duas mãos segurando uma lâmpada acesa.

Foto: Unsplash/Reprodução

Sabemos que o marketing é fundamental em todos os segmentos do turismo e no turismo de base comunitária não seria diferente: para atrair turistas, diversas estratégias podem ser aplicadas. Vejamos algumas:

• Plataformas digitais: as redes sociais estão aí para mostrar o melhor da sua iniciativa. Utilize-as para compartilhar bons storytellings, fotos e vídeos das experiências oferecidas e para contar mais sobre o turismo de base comunitária e suas vantagens. Sites informativos e atrativos também são um diferencial no nicho.

• Parcerias: busque sempre ter parceiros interessantes, como agências de viagem e influencers que podem facilmente mostrar um pouco mais do seu trabalho e atrair novos clientes e seguidores.

• Eventos e feiras: participar de eventos e feiras de turismo pode ser uma boa ideia para promover sua iniciativa e estabelecer contatos com potenciais parceiros e clientes.

• Pacotes temáticos: com ajuda da comunidade, planejar pacotes turísticos temáticos te ajudam a criar uma conexão emocional com o turista e atraí-lo para seu negócio. “Fim de semana ancestral”, “Imersão cultural”, “Vivências comunitárias”, são exemplos de títulos interessantes e chamativos para a divulgação da sua experiência.

Se bem implementadas, estas estratégias podem aumentar a visibilidade da sua iniciativa de turismo de base comunitária e fazê-la crescer dentro do nicho, atraindo turistas que buscam experiências autênticas e sustentáveis.

A Business Factory pode te ajudar com todo o planejamento dessas divulgações: nosso trabalho pode envolver a criação de conteúdo para redes sociais, gestão de plataformas digitais, desenvolvimento web e mais.

Clique aqui para falar com nossa equipe e entender como podemos atendê-lo para fazer seu empreendimento decolar!

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