Storytelling: como a narrativa influencia na comunicação da marca?

28 de julho de 2023

Escrito por:

Business Factory

Homem bem pequeno olhando para a página de um livro gigante, como se o lesse. Os tamanhos são discrepantes, como se o homem fosse um minúsculo boneco em frente a uma enorme história.

O storytelling é uma arte que remonta os primeiros passos da nossa comunicação como seres humanos.

Quem não adorava ouvir as histórias cuidadosamente selecionadas pelos nossos avós ou pais quando era criança? Eram narrativas emocionantes e envolventes, que criavam conexões e experiências únicas. Você deve ter a lembrança de alguma história que já ouviu na infância e carregou consigo para o resto da vida, certo? Pois bem, o conceito segue parecido, porém, adaptado para o mundo da propaganda!

Sintetizando o storytelling

O “contar histórias” virou parte do arsenal marketeiro: storytelling trata-se da prática de emocionar o público e criar uma verdadeira empatia através da narrativa daquela propaganda. Pode-se transmitir conhecimento, valores culturais, falar de assuntos em alta e até o mais puro entretenimento. Hoje em dia, essa prática tornou-se uma peça fundamental na comunicação com o público.

Um ótimo exemplo de storytelling bem feito, capaz de emocionar a todos e deixar impressões positivas na vida das pessoas ao ponto de já reconhecerem a marca assim que a veem na televisão, são as propagandas de Natal da Bauducco.

É muito fácil se identificar quando vê algo neste sentido na tela – uma propaganda que traz conforto, fala de família e promove uma comunicação suave, repleta de carinho e de detalhes que prendem a nossa atenção. Aposto que você leu os bilhetinhos conforme apareciam na imagem e que sentiu aquele quentinho no final do vídeo! É exatamente isso o que a Bauducco quis passar com o comercial, sem deixar de ressaltar o seu produto no fim.

Depois desse belo exemplo de storytelling, como colocar em prática?

Homem negro, com camisa bege, e mulher branca de óculos e camiseta listrada, olhando para um quadro com post-its, organizando o storytelling de uma ação juntos.

Conheça o seu público

Para um storytelling bem feito, é necessário descobrir o que realmente conecta a sua marca ao consumidor. O que vai chamar a atenção daquela pessoa? O que vai realmente mexer com ela? Pensar nisso já é um ótimo começo.

Emoção e estratégia andam lado a lado no storytelling!

Não se esqueça, trata-se de uma ação comercial e, além de emocionar o seu cliente e trazê-lo para mais perto de sua marca, você precisa divulgar muito bem o seu produto ou serviço. Não adianta fazer uma chamada linda e se esquecer de que, no final das contas, você está vendendo alguma coisa. O equilíbrio aqui é fundamental!

Por isso, um CTA cai como uma luva!

O CTA ou “call to action” é uma técnica usada no marketing para influenciar a outra pessoa a executar uma determinada ação. Incluir uma chamada desse tipo no final da sua ação pode ser uma boa ideia.

Seja verdadeiro

O que torna o comercial da Bauducco tão interessante, além das representações óbvias que têm nele? Simples: os panetones da Bauducco nasceram justamente de uma receita familiar que um italiano trouxe ao Brasil e passou a vender em sua confeitaria. Os comerciais que mostram essas situações remontam essas raízes da marca e promovem uma comunicação direta da história da marca com o consumidor.

Tipos de storytelling

Mulher de cabelo liso amarrado, organizando o storytelling de uma ação no tablet, com u computador a sua frente com imagens abertas. Na mesa também encontramos uma xícara de café, uma revista e flores, além de outros itens de papelaria.

Jornada do herói

Essa é uma das técnicas mais populares no marketing, usada para gerar aquela conexão emocional com os clientes.

Um exemplo de jornada do herói de sucesso foi a campanha da Nike, “Just Do It“, que traz aquela ideia de superação e alcance de objetivos. Assista abaixo:

Storytelling pessoal

Essa é a técnica de quando, normalmente, usam a história dos fundadores ou CEO de empresas nas propagandas. Elas são feitas para criar uma relação de confiança com consumidores e aumentar a noção de que aquela marca é única e original.

A propaganda de Johnnie Walker, “The Man Who Walked Around The World“, é um grande exemplo de storytelling pessoal ao contar a história do criador com diversos elementos inspiradores. Assista abaixo:

Brand Storytelling

Se você quer fazer uma associação positiva do público-alvo com sua marca, apostar no Brand Storytelling pode ser uma boa. Esse é o tipo de campanha que transmite valores, exibe personalidade e promove confiança.

A “Real Beauty” da Dove foi muito comentada na época e apontada como um bom exemplo de Brand Storytelling, pois ela deixa claro o quanto a Dove é uma marca inclusiva e que promove a auto aceitação. Assista abaixo:

Essas são apenas algumas das técnicas mais usadas e que podem fazer sentido para sua marca – basta se aprofundar no assunto e ver qual é o tipo de campanha que mais se encaixa com os seus objetivos.

Lembre-se: ser verdadeiro, gerar empatia e focar na identificação é sempre um acerto!

Mulher negra, dos cabelos longos cacheados, em frente a um fundo liso laranja pastel. Ela ergue os polegares, fazendo dois joinhas.

O storytelling é uma ferramenta poderosa que pode transformar a maneira como você se comunica com seu público.

Ao contar histórias envolventes, você cria uma conexão emocional com seus consumidores, fortalece sua marca e diferencia-se da concorrência. Se joga! Solte sua criatividade e comece a contar histórias que encantem e cativem seu público. Os resultados podem ser surpreendentes!

Quer ajuda nisso? Conte com a gente! A Business Factory é uma agência de marketing completa. Nossas soluções envolvem marketing estratégico e planejamento, marketing digital, desenvolvimento web, design e muito mais. Entre em contato para nos conhecer!

Siga nosso Instagram (@businessfactorybr) para receber dicas e novidades desse mundo marketeiro que a gente amaaa!

Leia também:
Bio do Instagram: saiba o que é e como fazer a sua!
Answer the Public: conheça todos os detalhes da ferramenta!

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!