Gestão de crise: como identificar, se preparar e contornar as situações?

3 de janeiro de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra, em destaque, um botão de emergência, fazendo referência ao tema do post: gestão de crise.

Você já deve ter ouvido o ditado de que “é melhor prevenir do que remediar”, certo? Para fazer uma gestão de crise perfeita, esse dito popular se aplica muito bem.

Hoje o papo é sério, mas ninguém precisa ficar de cabelo em pé! A gestão de crise, uma vez que bem feita, pode salvar a sua reputação digital e contornar a situação com sucesso.

Pegue as nossas dicas e fique por dentro de como identificar o problema e ajudar a sua empresa a dar a volta por cima. Vem com a gente!

Explicando a gestão de crise em síntese

Basicamente, a gestão de crise é o bote salva-vidas do mundo do marketing digital. É o que você precisa fazer quando a situação fica preocupante e a reputação da sua empresa pode estar em perigo.

A imagem foca em uma mulher negra de pele clara, com o cabelo crespo curto, vestindo um suéter cinza, gritando com as mãos erguidas.

O gerenciamento de crise é um trabalho constante, que surge antes mesmo do problema ser instaurado – o ideal é justamente prevê-lo e evitá-lo.

Como fazer a gestão de crise dar certo?

Antes de mencionar como lidar com a situação quando ela já aconteceu, devemos ressaltar o quanto a prevenção é importante. Manter o sistema imunológico do seu negócio em dia é parte crucial para resolver os problemas que surgem de repente.

Monitoramento contínuo

Prestar atenção em todas as menções, comentários, reviews e feedbacks que sua empresa recebe é fundamental. Estar atento ao número de comentários negativos e reclamações e resolvê-los antes que criem volume considerável é a melhor opção para evitar uma crise.

Deixe estratégias para gestão de crise prontas

A imagem mostra um corpo de bombeiros trabalhando em um incêndio, usando uma mangueira para apagar o fogo em uma casa que está em chamas.
Faça como os bombeiros: simule crises, treine as respostas e esteja preparado para agir caso algo de ruim aconteça.

Tenha um time alerta

Quais são as pessoas a quem você vai recorrer caso algo dê errado? Ter um time de gestão de crise é a melhor saída. Essa equipe deve contar com o CEO, um representante jurídico e demais gestores de outros departamentos. Um profissional de marketing alinhado com a causa é o que fecha o time com chave de ouro.

Comunique-se de forma transparente

Não adianta apenas emitir uma nota nas redes sociais – eleja um porta-voz oficial, que saiba se comunicar da forma correta e que tenha boas respostas. Acima de tudo, sua equipe de comunicação precisa ser clara e transparente, passar verdade no que diz.

Acompanhamento pós gestão de crise

Os resultados do seu pronunciamento foram satisfatórios? Como o público recebeu a ação tomada? É necessário outro posicionamento? Tudo isso deve ser levado em conta e checado diariamente.

Construção de histórico

Uma vez que sua crise foi gerenciada com sucesso e evitou mais problemas, deve-se registrar a tática usada e refletir sobre todos os resultados. Sempre há espaço para aprender com erros e acertos!

Como agir quando a crise já não pode ser mais evitada?

A imagem mostra um homem branco, vestindo um terno, com o semblante frustrado, apoiando a testa no braço, encostado no batente de uma janela. Sua expressão faz referência a uma frustração mediante a uma crise no negócio.
Reconheça os erros

Nada melhor do que uma empresa que se comunica de forma assertiva e assume seus erros. Este é o primeiro passo para a mudança.

Resposta rápida e firme

Não dá para esperar o problema sumir sozinho. Mostrar-se disposto a ajudar o cliente e trabalhar para resolver a situação com rapidez são pontos megapositivos e que o público leva em consideração.

Empatia sempre!

Uma equipe de gestão de crise cuidadosa se coloca no lugar do cliente. Entendê-lo, acolhê-lo e se preocupar com o sentimento que o erro causou faz parte.

As redes sociais como aliadas na gestão de crise

Elas podem ser o epicentro do caos, mas também podem ser usadas como rede de salvação. Comunique-se através delas com clareza e mostre que está tudo sob controle.

Aprendendo com gestões de crises anteriores

Calma, não é só a sua empresa que sofre com crises! Muitos negócios ao redor do mundo já precisaram recorrer à gestão de crise.

Lembra do mito da Coca-Cola com cabeça de roedor?

A imagem mostra uma mão de uma pessoa branca segurando uma lata de refrigerante da marca Coca-Cola, introduzindo o tema de gestão de crise em outras empresas, como aconteceu com esta.
Quem viveu os anos 2000 aqui no Brasil, sabe: havia um boato de muito mau gosto de que a Coca-Cola Brasil pisou na bola e não fez o controle de qualidade da forma correta.

Essa baita teoria da conspiração deu o que falar quando diversos consumidores passaram a comentar sobre uma suposta cabeça de roedor dentro de uma das garrafas de refrigerante!

A Coca-Cola rapidamente rebateu a acusação, negando e procurando a justiça. Outra tática usada foi veicular diversos comerciais que mostravam o processo de produção rigoroso da Coca-Cola. Eles exibiam mais sobre como era feito o controle de qualidade e geravam mais confiança no público.

Tempos depois, o TJ-SP concluiu que a história era completamente falsa!

KFC sem frango?!

A imagem destaca uma mão de uma pessoa branca segurando uma embalagem de papel da marca KFC.
Outra gestão de crise eficaz foi a do KFC, restaurante que tem o frango frito como produto principal.

No Reino Unido, após uma troca de fornecedores, o novo fornecedor não conseguiu realizar entregas suficientes da carne.

Por conta disso, várias lojas da franquia tiveram que baixar suas portas por dias. É claro que isso causou comoção entre os consumidores, né?

A solução dependeu de uma gestão de crise rápida: através de seus canais de comunicação, o KFC criou um portal que mostrava as lojas mais próximas para os clientes. Descontos e bônus para quem não encontrava o que gostaria também foram oferecidos. Ótimo jeito de remediar os problemas, né?

Fazer uma gestão de crise eficaz pode ser decisivo para seu empreendimento!

Na imagem, temos uma lâmpada acesa deitada em uma superfície escura.
É ela que pode preservar a sua reputação online, que faz a manutenção da confiança do consumidor, que reduz impactos financeiros e que
se torna uma grande oportunidade para aprendizado e melhorias.

Não deixe de estudar as possibilidades de gestão de crise que melhor poderiam ser aplicadas para o empreendimento e observe seu crescimento mesmo nas horas difíceis!

A Business Factory está sempre pronta para te ajudar! Somos especialistas em marketing digital e temos diversas soluções para ajudar o seu negócio a decolar. Desde comunicação interna e endomarketing, até design e desenvolvimento web, trabalhamos de ponta a ponta para o seu sucesso!

Entre em contato e saiba mais detalhes do que podemos fazer pela sua empresa.

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