Marketing verde: o que o seu negócio pensa sobre sustentabilidade?

8 de março de 2024

Escrito por:

Business Factory

Mão de uma pessoa branca em foco, onde os dedos estão pintados de verde e seguram folhas de uma planta.

Já parou para pensar no impacto que as ações de marketing podem ter no mundo ao seu redor? O marketing verde traz a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental como principais pilares.

Hoje, a equipe da Business Factory traz um pouco mais desse conceito para te ajudar a entender como funciona esse tal marketing verde, como fazer parte disso e todos os motivos pelos quais ele é benéfico para sua empresa.

Partiu em mais essa jornada conosco?

Do que se trata

A imagem mostra uma caixa de papel sinalizada como reciclável.

O marketing verde, ou marketing ambiental e ecomarketing, é uma estratégia que visa atrelar uma empresa a uma causa ambiental, mostrando o quanto a sua marca traz benefícios para o meio ambiente.

Esta estratégia nasceu na Europa e nos Estados Unidos, lá pela década de 60. Sua adesão e os impactos positivos para nós, no entanto, foram destaque somente nos anos 90, onde os consumidores passaram a ter mais responsabilidade ambiental e prezar por empresas que colaborassem com a preservação natural.

Nós já vimos que as tendências do marketing digital para 2024 englobam essa visão mais humana e sustentável em relação às empresas, né?

Cada vez mais os consumidores procuram produtos que colaborem com o planeta e marcas que promovem um consumo consciente.

Pilares do marketing verde

A imagem foca em uma pessoa segurando uma placa de papelão escrita "save the Earth", em tradução livre: "salve o planeta", fazendo referência ao marketing verde e seu impacto ambiental.

• Redução do impacto ambiental
A ideia é minimizar o uso dos recursos naturais. Adotar práticas de produção sustentáveis e otimização da logística.

• Eficiência no uso dos recursos
Aqui, o foco principal é achar maneiras criativas de fazer mais, com menos recursos.

• Transparência e honestidade
Conquistar a confiança do consumidor é um trabalho árduo, mas essencial para o marketing verde. É necessário uma comunicação transparente e mencionar todas as práticas sustentáveis adotadas pela empresa, do início ao fim do produto/serviço.

• Educação e conscientização
É preciso educar os consumidores! Marketing verde não é apenas sobre vender produtos, mas também sobre promover uma mudança de mentalidade e trazer as pessoas para perto de um estilo de vida mais ecológico.

O que é ESG? Qual sua relevância?

A imagem enfoca em um homem vestindo terno preto e gravata azul, com as mãos frente ao corpo, mostrando um ícone de planeta verde entre as palmas.

ESG é uma sigla com muito significado:

• E: environmental
• S: social
• G: governance

Trata-se de um conceito que avalia as práticas de uma empresa para com estes três fatores, no intuito de sempre reduzir o impacto negativo no planeta.

Na área Ambiental (environmental), preza-se o respeito para com o meio ambiente, evitando desperdício de materiais ou com o uso de energia limpa – práticas que cuidem dos nossos recursos naturais.

Já no Social, refere-se à ideia de manter os valores da empresa em dia e garantir diversidade/oportunidades para todos os tipos de pessoas.

O “Governança” (governance) traz um olhar para os gestores da empresa, no intuito de manter-se sempre transparentes, fazer a prestação de contas e fazerem sua parte quanto à responsabilidade corporativa.

Por que o marketing verde pode fazer sua empresa brilhar?

A imagem mostra um teclado com a tecla "green", em tradução livre, "verde".

Faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser um assunto trivial – ela virou tendência e até mesmo uma necessidade entre as empresas que prezam por manter-se relevantes no mercado.

Usar o marketing verde como estratégia mantém seu empreendimento diferenciado e competitivo em um mar cheio de concorrentes: o mercado está saturado e o marketing verde pode ser o diferencial que faz as pessoas comprarem com sua empresa e não em qualquer outra.

Apostar nesse tipo de estratégia pode gerar a lealdade no cliente. Demonstrando um compromisso genuíno com a sustentabilidade, sua marca ganha o apreço de pessoas engajadas. Hoje em dia, o público está disposto a pagar mais por um produto ou serviço desde que ele seja sustentável.

Pode haver redução de custos: muitas práticas alinhadas com o meio ambiente trazem uma redução significativa nos custos operacionais a longo prazo.

Como posso integrar o marketing verde no dia a dia?

A imagem possui o fundo verde com uma textura de papel amassado, com os ícones em formato de planta, borboleta, símbolo da reciclagem e pegada ambiental, com o dizer "eco-friendly" abaixo, em tradução livre: "amigável ao planeta", referindo-se ao marketing verde.

Algumas ações são bem simples e você pode começar a fazê-las agora mesmo.

• Diminua o uso do papel: para que imprimir contratos, quando você pode assinar de forma digital?

• Invista em energias renováveis: se você tem uma empresa grande, pode apostar em painéis solares para captação de energia!

• Conscientize seus funcionários e consumidores: use as mídias sociais para advogar a favor do planeta e compartilhar questões ambientais.

• Aposte nos produtos sustentáveis: ao criar produtos novos, tente incorporar a sustentabilidade em sua confecção. Que tal colocar os ecologicamente corretos na sua prateleira?

O marketing verde não é apenas uma tendência que chegou para ficar, aos poucos essa estratégia se tornará um “must” em qualquer empresa!

Adotar práticas sustentáveis e integrar a responsabilidade ambiental no marketing de qualquer marca é contribuir com um futuro verde e fortalecer a reputação e sucesso de longo prazo!

Agora que você já sabe o que é marketing verde, o que pode fazer para agregar a estratégia no seu negócio?

A Business Factory pode te ajudar nisso! Somos uma agência de marketing antenada no mercado e pronta para abraçar todas as tendências.

Podemos te ajudar no marketing estratégico e planejamento, marketing digital, imagem corporativa e muito mais.

Entre em contato e conheça!

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