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Eles são o momento! A Geração Z chegou para ficar e o seu modo de consumo mudou totalmente as estratégias aplicadas pelas empresas que os têm como público-alvo.
Se você ainda não manja muito da linguagem necessária para atingi-los e ainda tem alguma dificuldade para entender sobre a Geração Z, fique com a gente. Neste post, traremos um pouco mais sobre esse público tão exigente e te explicaremos mais sobre como atraí-los e encantá-los.
Antenados, conectados, autênticos e influenciadores natos – essas são algumas palavras simples, mas que podem defini-los de um jeito bastante assertivo.
Segundo o portal do G1, a Geração Z corresponde às pessoas nascidas entre 1995 e 2009. Essas são as pessoas que já nasceram digitalmente incluídas, com smartphones nas mãos e os memes na ponta da língua.
A Geração Z já possui a internet em seu DNA e vive no mundo digital desde o berço.
Pode parecer besteira, né? Mas essas pessoas são muito mais do que emojis e filtros de Instagram: são inteligentes, questionadores e extremamente conscientes do seu poder de impacto.
Agora que você já sabe quem são, basta fazer uma simples conta para entender que parte da Geração Z tem poder de compra e influência. Por isso é necessário uma estratégia digital que os contemple e os torne consumidores do seu produto.
Segundo a matéria feita pela Exame, os consumidores da Geração Z são inquietos, menos fiéis às marcas e acostumados a fazer tarefas múltiplas.
Eles são consumidores menos previsíveis e atualmente procuram sustentabilidade e marcas transparentes para consumir.
É aí que está o pulo do gato!
Transparentes, abertos e críticos: estes jovens não querem saber de assuntos velados, pelo contrário, querem acabar com tabus e colocar todas as questões possíveis em pauta.
Uma linguagem mais dinâmica, que englobe brincadeiras, memes e até gírias pode ser muito bem vinda com essa galera.
Esta geração vem demonstrando cada vez mais preocupação com questões ambientais e pautas sociais. Se você consegue criar um discurso que engloba esses dois temas, ponto para você.
E não adianta só dizer – é necessário realmente mostrar que sua empresa é alinhada com os conceitos divulgados. Eles já nasceram com o celular na mão, então é fácil identificar o que é fato do que é fake.
Uma vez que você acertou o tom de voz da sua empresa, manter um diálogo com a Geração Z te ajuda a ter destaque.
Um ótimo exemplo dessa comunicação mega assertiva que gerou bastante repercussão ultimamente foi o perfil do Duolingo no X (o antigo twitter).
Os posts do perfil brasileiro da marca são super divertidos e trazem referências a memes, filmes, música e mais.
Outros perfis que têm aderido à linguagem da Geração Z são os da Netflix e do Burger King.
Eles, inclusive, anunciaram um “namoro” entre as duas marcas e fizeram uma divulgação conjunta nos perfis do X e do TikTok, o que obviamente os fez viralizar na época.
Gatilhos rápidos, interações divertidas, momentos engraçados, valores sociais e diversidade funcionam totalmente com essa galera e podem ajudar a sua marca decolar perante eles.
Outras dicas para se aproximar ainda mais da Geração Z são:
• Proporcionar uma experiência individualizada
Já vimos isso no passado, não é mesmo? A marca Starbucks deu o pontapé inicial com seus copos com os nomes dos clientes, e a Coca-Cola surgiu em seguida com as latinhas personalizadas.
O que sua marca pode fazer para deixar o consumidor com aquela sensação de ser único?
• O Buzz Marketing pode ajudar!
Muito antenados em todas as redes sociais, para os Gen Z, o que é bastante comentado deve ser conhecido.
Caso sua marca caia na graça do público e seja comentada nas redes sociais, a tendência é que os burburinhos se espalhem e atinjam cada vez mais consumidores curiosos, que querem tirar suas próprias conclusões (e comentar!) sobre o produto.
Fica aqui o alerta: na mesma velocidade em que uma marca viraliza, ela sai de foco. Talvez o maior desafio de quem tem a Geração Z como público-alvo seja exatamente essa, de manter-se relevante em um mercado que dá visibilidade muito rápido e se esquece do assunto com a mesma rapidez.
Inovar, ser relevante e produzir um conteúdo que garanta visibilidade a longo prazo exige bastante atenção e jogo de cintura dos profissionais de marketing.
Se você quer conquistar a Gen Z, precisa falar a língua deles e ser muito atual, acompanhar as tendências.
Seja autêntico, rápido, utilize memes e, acima de tudo, envolva-os. A galera da Geração Z anseia pelo consumo, mas desde que se sintam parte do movimento.
Curtiu essas dicas e já se sente pronto para englobar esse público?
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