Geração Z: entenda o público e a melhor linguagem para conversar com ele!

21 de fevereiro de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra um grupo de cinco amigos, sendo três mulheres e dois homens, sentados em um banco e sorrindo para a foto. Da esquerda para a direita, temos uma mulher branca de cabelo liso, vestindo uma camisa vermelha e uma calça jeans; um homem branco de cabelo curto, vestindo uma camisa azul e uma calça jeans; uma mulher branca com o cabelo longo e liso, vestindo uma manga longa branca e uma calça jeans; uma mulher branca com o cabelo longo e liso, vestindo uma camiseta preta e uma calça jeans; e, por fim, um homem negro careca, vestindo uma polo e calça jeans.

Eles são o momento! A Geração Z chegou para ficar e o seu modo de consumo mudou totalmente as estratégias aplicadas pelas empresas que os têm como público-alvo.

Se você ainda não manja muito da linguagem necessária para atingi-los e ainda tem alguma dificuldade para entender sobre a Geração Z, fique com a gente. Neste post, traremos um pouco mais sobre esse público tão exigente e te explicaremos mais sobre como atraí-los e encantá-los.

Como definir a Geração Z?

Grupo de cinco amigos adultos andando na calçada.
Antenados, conectados, autênticos e influenciadores natos – essas são algumas palavras simples, mas que podem defini-los de um jeito bastante assertivo.

Segundo o portal do G1, a Geração Z corresponde às pessoas nascidas entre 1995 e 2009. Essas são as pessoas que já nasceram digitalmente incluídas, com smartphones nas mãos e os memes na ponta da língua.

A Geração Z já possui a internet em seu DNA e vive no mundo digital desde o berço.

Pode parecer besteira, né? Mas essas pessoas são muito mais do que emojis e filtros de Instagram: são inteligentes, questionadores e extremamente conscientes do seu poder de impacto.

Como a sua empresa se prepara para contemplá-los?

Agora que você já sabe quem são, basta fazer uma simples conta para entender que parte da Geração Z tem poder de compra e influência. Por isso é necessário uma estratégia digital que os contemple e os torne consumidores do seu produto.

Segundo a matéria feita pela Exame, os consumidores da Geração Z são inquietos, menos fiéis às marcas e acostumados a fazer tarefas múltiplas.

Eles são consumidores menos previsíveis e atualmente procuram sustentabilidade e marcas transparentes para consumir.

É aí que está o pulo do gato!

A comunicação é tudo para a Geração Z

A imagem mostra um balão de fala verde, com três pontinhos amarelos feitos com papel amassado, fazendo referência ao subtítulo: como falar com a Geração Z.

Transparentes, abertos e críticos: estes jovens não querem saber de assuntos velados, pelo contrário, querem acabar com tabus e colocar todas as questões possíveis em pauta.

Sua comunicação com eles deve alinhar valores, deve ser precisa e rápida.

Uma linguagem mais dinâmica, que englobe brincadeiras, memes e até gírias pode ser muito bem vinda com essa galera.

Marcas sem propósito são “cringe”

A imagem mostra um gato laranja bravo.

Esta geração vem demonstrando cada vez mais preocupação com questões ambientais e pautas sociais. Se você consegue criar um discurso que engloba esses dois temas, ponto para você.

E não adianta só dizer – é necessário realmente mostrar que sua empresa é alinhada com os conceitos divulgados. Eles já nasceram com o celular na mão, então é fácil identificar o que é fato do que é fake.

Crie um relacionamento com a Geração Z

Na imagem, temos um grupo de mãos unidas umas em cima das outras ao centro.

Uma vez que você acertou o tom de voz da sua empresa, manter um diálogo com a Geração Z te ajuda a ter destaque.

Um ótimo exemplo dessa comunicação mega assertiva que gerou bastante repercussão ultimamente foi o perfil do Duolingo no X (o antigo twitter).

A imagem é um print do Twitter do Duolingo, onde o mascote, que é uma coruja verde, está deitado descansando, com a frase: "pausa rápida pra manutenção!". No tweet, temos o texto: "Vocês que lutem, preciso descansar. Já volto com meu app", um ótimo exemplo de comunicação feita pensada na geração Z.

Os posts do perfil brasileiro da marca são super divertidos e trazem referências a memes, filmes, música e mais.

Outros perfis que têm aderido à linguagem da Geração Z são os da Netflix e do Burger King.

Eles, inclusive, anunciaram um “namoro” entre as duas marcas e fizeram uma divulgação conjunta nos perfis do X e do TikTok, o que obviamente os fez viralizar na época.

O print mostra uma interação entre Netflix Brasil e Burger King BR no TikTok, um exemplo de viral entre a Geração Z. O texto diz: Netflix - "tá postando aqui e não me respondendo na dm pq?", ao passo que BK BR responde: "já tô indo nenê tava preparando uma surpresa pra você">

Gatilhos rápidos, interações divertidas, momentos engraçados, valores sociais e diversidade funcionam totalmente com essa galera e podem ajudar a sua marca decolar perante eles.

O que mais funciona com a geração Z?

A imagem mostra um ponto de interrogação formada com bolinhas brancas.

Outras dicas para se aproximar ainda mais da Geração Z são:

• Proporcionar uma experiência individualizada

Já vimos isso no passado, não é mesmo? A marca Starbucks deu o pontapé inicial com seus copos com os nomes dos clientes, e a Coca-Cola surgiu em seguida com as latinhas personalizadas.

O que sua marca pode fazer para deixar o consumidor com aquela sensação de ser único?

• O Buzz Marketing pode ajudar!

Muito antenados em todas as redes sociais, para os Gen Z, o que é bastante comentado deve ser conhecido.

Caso sua marca caia na graça do público e seja comentada nas redes sociais, a tendência é que os burburinhos se espalhem e atinjam cada vez mais consumidores curiosos, que querem tirar suas próprias conclusões (e comentar!) sobre o produto.

A rapidez exige muito da sua empresa

A imagem enfoca um velocímetro escuro.

Fica aqui o alerta: na mesma velocidade em que uma marca viraliza, ela sai de foco. Talvez o maior desafio de quem tem a Geração Z como público-alvo seja exatamente essa, de manter-se relevante em um mercado que dá visibilidade muito rápido e se esquece do assunto com a mesma rapidez.

Inovar, ser relevante e produzir um conteúdo que garanta visibilidade a longo prazo exige bastante atenção e jogo de cintura dos profissionais de marketing.

Se você quer conquistar a Gen Z, precisa falar a língua deles e ser muito atual, acompanhar as tendências.

Seja autêntico, rápido, utilize memes e, acima de tudo, envolva-os. A galera da Geração Z anseia pelo consumo, mas desde que se sintam parte do movimento.

Curtiu essas dicas e já se sente pronto para englobar esse público?

Conte conosco para ajudá-lo! A Business Factory é uma agência antenada e pronta para fazer a sua estratégia de marketing decolar. Atuamos no seu planejamento, desenvolvimento web, gestão de redes sociais e muito mais. Clique aqui para entrar em contato.

Nos siga no Instagram e TikTok para ficar por dentro das novidades!

Leia também:
Automação: conheça formas de facilitar tarefas no seu negócio!
Inbound marketing: como atrair os clientes até o seu negócio.

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!