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Você sabe fazer análise de dados do Google Analytics e quais são as métricas mais importantes para se observar dentro da ferramenta?
Não se preocupe, hoje a equipe da Business Factory te convida a mergulhar no fascinante universo do Google Analytics, uma ferramenta poderosa que nos fornece insights incríveis sobre o desempenho do seu site.
Bora desvendar as principais métricas e aprender a interpretá-las como verdadeiros “pros”!
Trata-se de uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, que fornece análise de dados detalhados sobre o desempenho de um site.
Ela coleta dados sobre o tráfego, comportamento dos usuários, origem do tráfego e conversões, transformando essas informações em insights para os profissionais da área.
Com o Google Analytics, os proprietários de sites podem monitorar métricas cruciais, como taxa de conversão, tempo médio de permanência nas páginas, entre outras, o que permite que compreendam o comportamento dos visitantes, otimizem suas estratégias e tomem decisões para melhorar a experiência do usuário e alcançar os objetivos de negócio.
Recentemente, o Google disponibilizou a quarta versão da ferramenta e, com ela, há algumas mudanças nos modelos de relatórios fornecidos, e permite uma análise de dados do desempenho de sites e aplicativos.
Agora, o Google Analytics 4 traz relatórios com mais precisão e repletos de insights, com o Ciclo de Vida do cliente. Os seguintes pontos são destacados:
• Aquisição: nesta análise de dados, o foco é atrair usuários para o site ou app desejado, na intenção de aumentar o tráfego;
• Engajamento: os dados informados são sobre o quanto o usuário interagiu com as suas páginas (aqui valem visualizações, conversões, etc);
• Monetização: uma visão detalhada das vendas realizadas, considerando os gastos em publicidade;
• Retenção: mostra o número de usuários que retornam aos seus canais.
Vamos dar uma olhada em quais métricas você precisa priorizar e ficar de olho?
São duas métricas importantíssimas para a análise de dados que ficam dentro do relatório de Aquisição, sendo elas:
– Usuários: quais os visitantes que chegaram ao canal no período definido;
– Novos usuários: dados de quais usuários tiveram o primeiro contato com o site.
Analisar os dados desses usuários é importante para identificá-los, saber suas informações demográficas e até verificar de qual tipo de aparelho eles acessaram o site/app.
Essa é a métrica que contabiliza o tempo que os usuários passam em cada página do site. Quanto mais tempo, melhor, pois isso significa que seu conteúdo é envolvente e prende a atenção dos visitantes.
Para aumentar o tempo médio na página, aposte em conteúdos ricos, bem estruturados e visualmente atraentes.
Vídeos e infográficos também são ótimas opções para manter os visitantes grudados na tela!
Nos traz dados de quando uma sessão é iniciada no site, ou seja, quando o usuário abre o seu aplicativo em primeiro plano ou vê a página do site sem estar navegando nele previamente.
Tratam-se de páginas abertas, com ações dentro delas. São as visitas que duram mais de 10 segundos, onde houve conversões ou tiveram duas ou mais visualizações da página.
Também há como mensurar o quanto cada usuário engajou com o seu conteúdo. Esta análise de dados te ajuda a entender o comportamento do usuário no site e entender como deixá-lo ainda mais atrativo, o que funciona e o que não funciona.
A taxa de engajamento mostra o quão atraente está o seu site ou aplicativo e se ele realmente retém o usuário.
Para melhorar essa métrica, crie títulos cativantes, utilize botões de CTA chamativos e ofereça valor real aos usuários.
Essa é a métrica que todo analista de marketing deseja elevar ao máximo!
Ela mostra a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter.
Para melhorar a taxa de conversão, verifique se seu funil de vendas está otimizado, crie páginas de destino (landing pages) atrativas e invista em estratégias de persuasão, como campanhas, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções irresistíveis.
Analise qual foi o lucro gerado por seus site: aqui, podem ser observados dados de e-commerce, compras via aplicativo e até mesmo o quanto um investimento com publicidade foi lucrativo.
Este relatório é como um mapa, que mostra quantos visitantes voltam ao seu site em diferentes intervalos de tempo.
Ele permite visualizar a taxa de retorno dos usuários em dias, semanas ou até meses após sua primeira visita.
Fazer esta análise de dados é essencial para entender a fidelidade do público e a eficácia das estratégias de retenção.
Essa é uma das métricas que mais se destaca, então fique de olho!
Somando todas essas métricas e analisando-as uma por uma, é possível ter insights muito importantes para o seu negócio.
Através delas, você pode investir em conteúdos mais envolventes, otimizar a estrutura do seu site ou app para corresponder às intenções de busca dos usuários, reduzir a taxa de rejeição e, principalmente, criar estratégias persuasivas para aumentar a sua taxa de conversão.
O Google Analytics é uma verdadeira lente de aumento para os negócios no cenário digital. Ao oferecer uma visão detalhada do comportamento dos usuários, suas preferências e padrões de interação, essa ferramenta se torna um guia indispensável para o sucesso.
Com uma análise de dados em dia, os profissionais têm o poder de tomar decisões fundamentadas, identificar oportunidades de melhoria, otimizar estratégias e, acima de tudo, estabelecer uma conexão mais profunda e significativa com o público-alvo.
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