Análise de dados: entenda o que significam as métricas do Google Analytics

18 de agosto de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem temos uma pessoa sentada frente a uma mesa. Apenas enxergamos seu peitoral, ela usa uma camisa xadrez. Sobre a mesa, temos dispostos um notebook, uma calculadora, uma prancheta com documentos, um tablet com a tela acesa e mais uma folha em frente a pessoa. Todos os materiais possuem gráficos variados, para análise de dados. Algums dos gráficos flutuam de maneira fantasiosa pela imagem.

Você sabe fazer análise de dados do Google Analytics e quais são as métricas mais importantes para se observar dentro da ferramenta?

Não se preocupe, hoje a equipe da Business Factory te convida a mergulhar no fascinante universo do Google Analytics, uma ferramenta poderosa que nos fornece insights incríveis sobre o desempenho do seu site.

Bora desvendar as principais métricas e aprender a interpretá-las como verdadeiros “pros”!

Primeiro, o que é o Google Analytics?

Trata-se de uma ferramenta gratuita, oferecida pelo Google, que fornece análise de dados detalhados sobre o desempenho de um site.

Ela coleta dados sobre o tráfego, comportamento dos usuários, origem do tráfego e conversões, transformando essas informações em insights para os profissionais da área.

Com o Google Analytics, os proprietários de sites podem monitorar métricas cruciais, como taxa de conversão, tempo médio de permanência nas páginas, entre outras, o que permite que compreendam o comportamento dos visitantes, otimizem suas estratégias e tomem decisões para melhorar a experiência do usuário e alcançar os objetivos de negócio.

Recentemente, o Google disponibilizou a quarta versão da ferramenta e, com ela, há algumas mudanças nos modelos de relatórios fornecidos, e permite uma análise de dados do desempenho de sites e aplicativos.

Agora, o Google Analytics 4 traz relatórios com mais precisão e repletos de insights, com o Ciclo de Vida do cliente. Os seguintes pontos são destacados:

• Aquisição: nesta análise de dados, o foco é atrair usuários para o site ou app desejado, na intenção de aumentar o tráfego;

• Engajamento: os dados informados são sobre o quanto o usuário interagiu com as suas páginas (aqui valem visualizações, conversões, etc);

• Monetização: uma visão detalhada das vendas realizadas, considerando os gastos em publicidade;

• Retenção: mostra o número de usuários que retornam aos seus canais.

Na imagem conseguimos ver as mãos de uma pessoa segurando um tablet branco, com a tela acesa, mostrando um arquivo com gráficos para análise de dados. Uma das mãos aponta para um determinado gráfico, mostrando para alguém que está ao lado. A sua frente, tem uma mesa com outros documentos dispostos, dessa vez impressos, também contendo gráficos variados.

Vamos dar uma olhada em quais métricas você precisa priorizar e ficar de olho?

1. Usuários

São duas métricas importantíssimas para a análise de dados que ficam dentro do relatório de Aquisição, sendo elas:

– Usuários: quais os visitantes que chegaram ao canal no período definido;
– Novos usuários: dados de quais usuários tiveram o primeiro contato com o site.

Analisar os dados desses usuários é importante para identificá-los, saber suas informações demográficas e até verificar de qual tipo de aparelho eles acessaram o site/app.

2. Tempo médio de engajamento

Essa é a métrica que contabiliza o tempo que os usuários passam em cada página do site. Quanto mais tempo, melhor, pois isso significa que seu conteúdo é envolvente e prende a atenção dos visitantes.

Para aumentar o tempo médio na página, aposte em conteúdos ricos, bem estruturados e visualmente atraentes.

Vídeos e infográficos também são ótimas opções para manter os visitantes grudados na tela!

3. Sessões

Nos traz dados de quando uma sessão é iniciada no site, ou seja, quando o usuário abre o seu aplicativo em primeiro plano ou vê a página do site sem estar navegando nele previamente.

4. Sessões engajadas

Tratam-se de páginas abertas, com ações dentro delas. São as visitas que duram mais de 10 segundos, onde houve conversões ou tiveram duas ou mais visualizações da página.

Também há como mensurar o quanto cada usuário engajou com o seu conteúdo. Esta análise de dados te ajuda a entender o comportamento do usuário no site e entender como deixá-lo ainda mais atrativo, o que funciona e o que não funciona.

5. Análise dos dados de engajamento

A taxa de engajamento mostra o quão atraente está o seu site ou aplicativo e se ele realmente retém o usuário.

Para melhorar essa métrica, crie títulos cativantes, utilize botões de CTA chamativos e ofereça valor real aos usuários.

Na imagem conseguimos ver um notebook sobre uma mesa de madeira. O notebook está com a tela acesa, e fora dela flutuam gráficos e esquemas coloridos em azul e roxo para análise de dados. Também temos duas mãos teclando no dispositivo.

6. Conversões

Essa é a métrica que todo analista de marketing deseja elevar ao máximo!

Ela mostra a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma newsletter.

Para melhorar a taxa de conversão, verifique se seu funil de vendas está otimizado, crie páginas de destino (landing pages) atrativas e invista em estratégias de persuasão, como campanhas, depoimentos de clientes satisfeitos e promoções irresistíveis.

7. Análise dos dados da receita

Analise qual foi o lucro gerado por seus site: aqui, podem ser observados dados de e-commerce, compras via aplicativo e até mesmo o quanto um investimento com publicidade foi lucrativo.

8. Relatório com análise dos dados de retenção

Este relatório é como um mapa, que mostra quantos visitantes voltam ao seu site em diferentes intervalos de tempo.

Ele permite visualizar a taxa de retorno dos usuários em dias, semanas ou até meses após sua primeira visita.

Fazer esta análise de dados é essencial para entender a fidelidade do público e a eficácia das estratégias de retenção.

Essa é uma das métricas que mais se destaca, então fique de olho!

Somando todas essas métricas e analisando-as uma por uma, é possível ter insights muito importantes para o seu negócio.

Na imagem temos uma folha com gráficos coloridos para análise de dados, disposta sobre uma mesa de madeira, com um notebook ao lado. Uma mão segura o documento.

Através delas, você pode investir em conteúdos mais envolventes, otimizar a estrutura do seu site ou app para corresponder às intenções de busca dos usuários, reduzir a taxa de rejeição e, principalmente, criar estratégias persuasivas para aumentar a sua taxa de conversão.

O Google Analytics é uma verdadeira lente de aumento para os negócios no cenário digital. Ao oferecer uma visão detalhada do comportamento dos usuários, suas preferências e padrões de interação, essa ferramenta se torna um guia indispensável para o sucesso.

Com uma análise de dados em dia, os profissionais têm o poder de tomar decisões fundamentadas, identificar oportunidades de melhoria, otimizar estratégias e, acima de tudo, estabelecer uma conexão mais profunda e significativa com o público-alvo.

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