Machine Learning: o que é essa tecnologia?

21 de julho de 2023

Escrito por:

Business Factory

Imagem mostrando um robô branco, com uma webcam no topo de sua testa, olhando para o espectador, com os olhos redondos acesos com uma luz azul em volta. O robô segura um notebook com a tela voltada para frente, e faz referência ao tema do post, Machine Learning.

Você já ouviu falar em Machine Learning? Sabe o quanto essa tecnologia está presente no seu dia a dia e como ela pode ser um grande aliado da sua empresa?

Se o assunto é novo para você, fique despreocupado: a nossa equipe separou tudo o que você precisa saber para ficar por dentro e entender direitinho como o Machine Learning funciona!

O que é o Machine Learning?

Notebook no colo de uma pessoa, mostrando a palavra Learning saindo da tela, com ícones relacionados a tecnologia, como o desenho da tela de um computador, lupa de pesquisa, entre outros, referindo-se ao Machine Learning.

Basicamente, o Machine Learning é uma técnica de inteligência artificial que permite que os computadores aprendam e melhorem seu desempenho sem serem explicitamente programados. Isso mesmo, eles aprendem sozinhos! Sem uma programação para a tomada de decisões e ações específicas, os algoritmos próprios são usados para fazer escolhas e realizar as tarefas automaticamente.

Temos contato com essa tecnologia no nosso dia a dia, apesar de ser implícita: é através dela que os aplicativos sugerem os vídeos que mais gostamos de ver, que o Waze traça o nosso caminho para casa evitando o trânsito, ou que os aplicativos de música conseguem criar aquelas playlists de todas as músicas ouvidas nos últimos meses sem nem mesmo pedirmos.

A tecnologia está tão próxima do nosso cotidiano que sequer percebemos! Justamente por isso é tão importante conhecê-la: a tendência é que o Machine Learning só cresça e esteja cada vez mais presente em nossas vidas, tanto no âmbito pessoal quanto no corporativo.

Segundo um estudo feito pelo Boston Consulting Group, 51% das empresas que usam inteligência artificial (IA) na América Latina conseguiram lucrar com o uso da tecnologia. Só isso já é um indicador de que a inteligência artificial e as técnicas de Machine Learning vieram para ficar.

Mas, agora que você já sabe o conceito, que tal ver como essa tecnologia pode ajudar no seu negócio?

A imagem mostra os braços de uma pessoa branca usando uma jaqueta jeans, segurando de lado um tablet. Fora da tela, aparecem os ícones de avaliação: carinha feliz, carinha neutra, e carinha triste, fazendo referência ao uso do Machine Learning no Atendimento ao Cliente.
Comunicação

O Machine Learning te ajuda a analisar e identificar qual tipo de linguagem mais atrai os seus consumidores – descobrindo o jeito certo de se comunicar com eles, você tem mais chances de atingir os seus objetivos de venda. Uma empresa que fala a mesma língua do cliente consegue transmitir melhor as informações e conquistá-lo com mais facilidade.

Mudanças no mercado

Os algoritmos estão aí para nos dar resultados precisos e no momento em que quisermos – por isso você pode usá-los para pesquisar tendências e regular o curso do seu negócio em tempo real, sem precisar de meses de dedicação e pesquisa frequente.

Rapidez

Eficiência é tudo o que a gente mais gosta, e o Machine Learning pode ajudar a sua empresa com a rapidez dos algoritmos em fazer previsões minuciosas, automatizar tarefas e até mesmo tomar decisões com mais facilidade.

Automação de processos

O Machine Learning pode ser utilizado para automatizar tarefas repetitivas e processos internos, como classificação de documentos, triagem de e-mails, previsão de demanda, entre outros, otimizando a eficiência e reduzindo custos operacionais. Tudo de bom, né?

Otimização de precificação

Ao analisar dados históricos, comportamento dos clientes e informações de mercado, o Machine Learning pode sugerir estratégias de precificação e preços competitivos, maximizando os lucros e a satisfação dos clientes.

Conteúdo recomendado

Para recomendar conteúdos, há três métodos usados pela IA: filtragem baseada em conteúdo, filtragem colaborativa e sistemas híbridos.

A filtragem colaborativa recomenda conteúdos com os quais os usuários com perfis semelhantes tenham interagido anteriormente.

A filtragem baseada em conteúdo pega justamente o que o usuário consumiu anteriormente e faz indicações baseadas nele.

Por último, os sistemas híbridos, onde há os dois tipos de filtragem.

Detecção de fraudes

Por meio de algoritmos avançados, o Machine Learning pode identificar padrões suspeitos e comportamentos anormais nas transações, ajudando a detectar fraudes em tempo real e minimizando os riscos para o negócio.

Análise preditiva de marketing

O Machine Learning permite prever o comportamento futuro dos clientes, identificando oportunidades de vendas cruzadas, upselling e retargeting, ajudando a otimizar as campanhas de marketing e melhorar os resultados.

Esses são apenas alguns exemplos de como o Machine Learning está revolucionando o mercado. Com essa tecnologia, as possibilidades são infinitas! É como se estivéssemos vivendo em um mundo futurista, onde as máquinas são capazes de entender e se adaptar às nossas necessidades.

Imagem com o fundo branco, com uma referência ao quadro A Criação de Adão. Temos uma mão de uma pessoa com a ponta de seu dedo indicador tocando na ponta do dedo indicador de uma mão mecânica.

E aí? O que você pensa sobre esse tipo de tecnologia como o Machine Learning? Ela te assusta ou te anima? A real é que a tecnologia continua avançando e oferecendo novas oportunidades, tornando-se uma ferramenta indispensável para empresas que desejam se destacar em um cenário cada vez mais competitivo e acirrado.

A Business Factory é uma agência especializada em marketing digital, com um trabalho 360: atuamos desde o marketing estratégico e planejamento à imagem corporativa, design e desenvolvimento web. Além disso, nossos serviços incluem comunicação interna, endomarketing, desenvolvimento de empresas e pessoas! Um serviço completo para alavancar a sua empresa de forma coerente e antenada com o mercado.

Nos acompanhe no Instagram (@businessfactorybr) e no TikTok (@businessfactorybr) para ficar por dentro de todas as novidades desse mundo digital que é tão importante para todos!

Leia também:
E-mail marketing: aprenda a criar assuntos infalíveis!
Bio do Instagram: saiba o que é e como fazer a sua!

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!