Princípio de Pareto: saiba o que é e como aplicar no seu negócio!

28 de maio de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem enfoca em uma mesa, que possui um notebook disposto sobre ela. Conseguimos ver a mão de uma pessoa apoiada ao notebook, e segurando uma caneca preta com a impressão 80/20.

O Princípio de Pareto parece ser um bicho de 7 cabeças para quem ouve falar nele, não é mesmo?

Não é à toa: tudo o que tem nome de sociólogo já costuma nos deixar assustados com sua complexidade, mas não se assuste de primeira, pois o Princípio de Pareto é mais fácil de entender do que a gente pensa e pode ser uma mão na roda do seu negócio, seja ele digital ou não!

Vem com a gente desvendar esse segredinho do mundo dos negócios e descubra como aplicá-lo na sua empresa. Bora de upgrade nos resultados? Acompanhe:

O que é Princípio de Pareto? De onde ele veio?

A imagem mostra um balão branco impresso com um ponto de interrogação.

O nome do princípio pode até homenagear o sociólogo, cientista político e economista italiano Vilfredo Pareto, mas o conceito foi criado por um consultor de negócios, Joseph Juran.

Ele usou as observações de Pareto com suas experiências com ervilhas (onde constatava que apenas 20% das vagens de seu jardim eram responsáveis por gerar 80% das ervilhas) e seus artigos sobre a desigualdade na Itália – o que justifica a homenagem.

Fato é que trata-se justamente de uma regra de 80/20, que prevê que 80% dos efeitos surgem a partir de somente 20% das causas.

É isso mesmo: imagine que você tem uma lista de tarefas para fazer no seu dia a dia no trabalho. Ao analisar seu desempenho ao longo do dia, nota que apenas 20% das tarefas realizadas foram responsáveis por 80% dos seus resultados positivos.

Essas podem ser as tarefas mais importantes e impactantes para o seu trabalho, como fechar um grande contrato ou resolver um problema.

Aplicando ao marketing digital, por exemplo, você pode descobrir que 20% dos seus anúncios são responsáveis por 80% do tráfego do seu site, ou por 80% das conversões. Fácil, né?

Onde podemos usar o conceito

A imagem mostra uma pessoa do pescoço ao umbigo, ou seja, apenas a parte do peitoral. Ela está vestindo um suéter creme e uma pulseira, e digitando no notebook disposto em cima de uma mesa de madeira.

O Princípio de Pareto pode ser usado em diversas situações, desde análises econômicas, até as sociológicas e computacionais. Ou seja, pode ser uma boa ideia pensar em um meio de aplicá-lo na sua empresa.

Qual o impacto do Princípio de Pareto?

Se você ainda estiver se perguntando a relevância disso tudo para seu negócio, fique calmo!

Bem, o Princípio de Pareto pode agir como uma seta enorme apontando o caminho para a eficiência e a produtividade: ele nos lembra que nem todas as ações têm o mesmo peso, e que é importante focar nos elementos que geram maiores resultados.

Se você conseguir identificar aqueles 20% de esforços que trazem 80% dos resultados na sua empresa, pode apostar neles e trabalhar com mais eficiência, menos desperdício de tempo e recursos, além de ter um retorno maior.

Na prática

1. Ater-se às prioridades é fundamental para o conceito fluir

A imagem mostra algumas peças de madeira de um jogo com letras impressas, dispostos em formato de pirâmide e formando a palavra "priorizar" em inglês: "prioritize".

Muitas vezes acabamos perdendo tempo de trabalho com atividades que poderiam ser evitadas.

Se você notar que 80% das decisões importantes são tomadas em apenas 20% das suas reuniões diárias, pode-se achar outro método de comunicação para otimizar este tempo e evitar perdê-lo. É o famoso “aquela reunião poderia ser um e-mail” que a gente tanto ouve por aí, sabe?

2. Gestão de tempo inteligente

A imagem mostra um monitor da Apple ligado com o escrito "do more" aparecendo na tela, que possui o fundo todo preto. A tradução seria "faça mais", fazendo referência ao subtópico do blog sobre Princípio de Pareto.

Que tal aproveitar aqueles picos de energia ao longo do dia para realizar as suas tarefas com mais atenção?

De acordo com o Princípio de Pareto, aqueles 20% do seu tempo que você consegue se dedicar de verdade a um objetivo, podem gerar 80% de sucesso. Se souber utilizar os picos de energia para marcar os “checks” da sua lista de tarefas, as chances de procrastinação são menores e, os resultados, maiores.

Princípio de Pareto no marketing

A imagem mostra um notebook com a tela acesa no colo de uma pessoa. A tela mostra um documento aberto com as palavras "Marketing Digital" em destaque, escrito em inglês. O dizer faz referência ao Princípio de Pareto ao incluí-lo na estratégia.

1. Identifique os canais de maior impacto

Faça uma análise nos dados das suas campanhas de marketing e identifique os canais que geram maior tráfego, engajamento ou conversões. Pode ser que você descubra que apenas 20% dos seus canais de marketing são responsáveis por 80% dos resultados. A melhor das ideias é concentrar seus esforços e recursos nestes canais de grande impacto.

É importante estarmos em todas as plataformas, mas certamente há aquelas mais rentáveis, para onde podemos produzir um conteúdo mais elaborado e dar mais atenção.

2. Segmentação de audiência

É claro que queremos que nosso produto ou serviço chegue em todos, contudo, pode ser útil identificar os 20% dos clientes que geram 80% das vendas ou engajamento. Isso te permite direcionar mensagens específicas e personalizadas para este grupo, aumentando a eficácia de suas campanhas.

Este contato pode acontecer de diversas formas: pode ser através de um e-mail marketing com leads selecionados ou um anúncio bem segmentado, por exemplo.

3. Testes constantes

Aplique o Princípio de Pareto em seu processo de teste e aprendizado – identifique quais estratégias ou táticas são mais eficazes e continue refinando e otimizando estas abordagens. Esteja aberto a experimentar novas ideias, mas concentre seus maiores esforços naquilo que já provou ser um sucesso.

Agora que você já sabe que o Princípio de Pareto é um conceito poderoso e que pode revolucionar a forma com que você administra o seu negócio, que tal apostar nele? Identifique os 20% que geram os 80% de resultados, foque neles e esteja sempre atento às mudanças e oportunidades para otimizar o seu trabalho.

Com essa abordagem focada e eficiente, o caminho do sucesso estará cada vez mais próximo! Bora usar o Princípio de Pareto para dominar o seu nicho no mercado? Analise as possibilidades e veja sua empresa prosperar cada vez mais!

Se você ainda busca por mais direcionamento em relação ao seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!

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