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Você já ouviu falar em Ciclo PDCA? Sabe o quanto essa ferramenta pode ajudar na solução de problemas de uma empresa?
Fique tranquilo: hoje viemos tirar todas as suas dúvidas sobre a ferramenta e te ensinar como implementá-la em seu negócio para otimizar processos, produtos e serviços. Vem com a gente!
O Ciclo PDCA tem suas origens na primeira metade do século XX. Apesar de ter sido criado por Walter A. Shewart na década de 20, este ciclo só foi realmente conhecido quando William Edward Deming propagou o conceito para o resto do mundo, anos depois.
É por esta razão que o Ciclo PDCA também pode ser conhecido como “Ciclo de Deming”.
O Ciclo PDCA é uma metodologia usada para a melhoria contínua de processos e produtos.
A sigla “PDCA” representa quatro etapas, são elas: Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act (Agir).
• Plan (Planejar): nesta fase, você define os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com as expectativas. Elabore as estratégias para solucionar os problemas que foram identificados.
• Do (Executar): esta etapa envolve a implementação do plano que foi previamente estabelecido. Pode ser necessário realizar algum tipo de treinamento com colaboradores para que essa execução seja a melhor possível.
• Check (Verificar): avalie e identifique tudo o que foi feito. Após a execução, é crucial avaliar os resultados para averiguar se houveram erros ou falhas e, assim, corrigi-los na próxima fase.
• Act (Agir): com base na análise, esta fase envolve a ação corretiva ou a padronização das práticas bem-sucedidas. Se os resultados não foram os esperados, ajustes são feitos; se foram positivos, as práticas são documentadas e incorporadas aos processos padrão.
Utilizar esta ferramenta de forma cíclica permite uma organização maior dos processos, o aprimoramento das atividades diariamente, uma melhor tomada de decisões e garante uma agilidade maior para resolver os problemas.
O método é simples e fácil de ser utilizado se suas etapas forem seguidas como o proposto.
Calma, o Ciclo PDCA pode ser aplicado em qualquer tipo de empreendimento ou qualquer tipo de problema de operações/processos e nós vamos te provar!
Vamos supor que o seu negócio se trata de uma agência de turismo, com o desafio de divulgar um novo destino, que ainda não é conhecido e não tem tanto apelo comercial. Como fazer isso?
• Plan (planejar):
Na fase de planejamento, é importante fazer uma pesquisa de mercado para identificar o público-alvo, suas preferências de viagem, o preço ideal e os melhores canais de marketing para promover este destino.
• Do (executar):
Desenvolver materiais promocionais como postagens em redes sociais, vídeos, anúncios online. A campanha de marketing é lançada nos canais identificados como ideais durante a fase de planejamento – aqui, vale fazer parcerias com influenciadores de viagem, inclusive.
• Check (verificar):
Após ter a campanha lançada, a agência deve monitorar as métricsa de desempenho, como cliques em anúncios, tráfego no site, número de vendas e feedback de clientes. As ferramentas de análise digital e pesquisas de satisfação fazem toda a diferença na hora de checar.
• Act (agir):
Embasado nas análises de resultados, esta agência identifica qual forma de divulgação gerou mais interesse, quais anúncios não converteram tão bem e redireciona parte do orçamento para aumentar a produção do conteúdo que teve um melhor resultado.
Vamos dar uma olhada em outro problema no segmento do turismo e verificar como aplicar o Ciclo PDCA?
Um hotel com problemas nas avaliações online. Os hóspedes criticam aspectos como atendimento ao cliente, limpeza dos quartos, qualidade das refeições e tempo de espera no check-in.
Primeiro é necessário coletar e categorizar os feedbacks para aprofundar a compreensão dos problemas. Baseado nos problemas identificados, defina objetivos claros, como:
– Melhorar a satisfação geral dos hóspedes.
– Reduzir o tempo de espera no check-in.
– Aumentar a limpeza dos quartos.
– Melhorar a qualidade das refeições servidas no hotel.
Defina, depois, como fazer isso. As ações podem incluir soluções como:
Treinamento de funcionários, revisão de processos de limpeza, aprimoramento do cardápio com os pratos mais procurados na região onde o hotel é localizado e otimização do check-in com o uso de plataformas digitais.
Coloque em prática as ações planejadas:
– Treinamento: realizar sessões de treinamento para a equipe, focando em atendimento ao cliente e procedimentos de limpeza.
– Atualização de processos: implementar os novos processos de limpeza e verificar sua aplicação.
– Melhoria das refeições: introduzir os novos pratos no cardápio e monitorar a reação dos hóspedes.
– Sistemas de check-in: instalar e testar sistemas de check-in online ou quiosques de autoatendimento.
Após a implementação, monitorar e avaliar os resultados das ações. Continuar a coletar feedback através de avaliações online, pesquisas pós-estadia e interações diretas; analisar indicadores de desempenho, como tempo médio de check-in, índices de satisfação de limpeza, e avaliações da qualidade das refeições.
Comparar as novas avaliações e métricas com as anteriores para determinar se houveram melhorias significativas. Identificar áreas onde as mudanças tiveram impacto positivo e onde ainda há necessidade de melhorias.
Com base nos resultados da verificação, tome ações corretivas, como ajustes no treinamento, refinamento de processos de limpeza, melhoria contínua no cardápio e considerar mais opções de automação para o check-in se ele continuar a ser um problema.
Viu? O Ciclo PDCA pode ser aplicado em diversas frentes de negócios – basta identificar o problema e reunir uma boa equipe de gestão para te ajudar a aplicá-lo!
Implementar o Ciclo PDCA de maneira eficaz exige comprometimento e disciplina. Bora tentar fazer isso na sua empresa?
Lembre-se: a gestão empresarial nunca é linear, temos muitos pontos a serem melhorados e o Ciclo PDCA pode ser uma forma de te ajudar a atingir ótimos resultados!
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