Escrito por:
O outsourcing chegou para ficar: esta estratégia empresarial está cada vez mais implementada nos empreendimentos nestes últimos anos e você precisa se aprofundar para saber se é aplicável na sua empresa!
Para você ficar por dentro do assunto, a equipe da Business Factory fez um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre outsourcing.
Entenda o que é, as vantagens, como aplicar e veja exemplos de aplicação no setor do turismo. Venha com a gente e desvende este mundo incrível do outsourcing!
Para início de conversa…
Foto: Unsplash/Reprodução
Esta prática de negócios implica em uma empresa contratar outra para realizar serviços que poderiam ser executados internamente. No modelo, procura-se uma outra empresa especialista do ramo que você precisa para executar tal função ao invés de fazer uma nova contratação interna.
O termo outsourcing vem do inglês: out (fora) e source (fonte), que nos remete diretamente à busca de recursos externos para a execução de tarefas específicas.
No mundo empresarial, esta prática pode abranger uma gama bastante ampla de funções e vai desde os serviços de T.I até contabilidade, atendimento e marketing.
Foto: Unsplash/Reprodução
Uma das principais vantagens do outsourcing é reduzir os custos operacionais e associados à contratação de funcionários internos.
Outra vantagem interessante é poder apostar em expertise especializada e minimizar o risco de erros e confusões. Ao contratar especialistas, as tarefas podem ser executadas com mais eficiência e precisão.
Por último, mas não menos importante, a flexibilidade: é possível aumentar e reduzir a necessidade de contratação desses profissionais de acordo com a demanda do seu negócio.
Foto: Unsplash/Reprodução
Enquanto o outsourcing traz as empresas externas para realizar certas funções, o insourcing é exatamente o oposto.
No insourcing, a empresa mantém todas as funções e processos dentro dela, utilizando seus próprios recursos e equipe para executar as tarefas que poderiam ter a interferência de algum profissional externo.
Foto: Unsplash/Reprodução
Outra confusão comum é a relação entre o outsourcing e a terceirização.
Esses termos frequentemente são usados como sinônimos, mas é um erro acreditar que são o mesmo conceito.
Enquanto o outsourcing promove a contratação de uma empresa externa para fazer uma função como atendimento ao cliente, contabilidade e recursos humanos, a terceirização trata-se de contratar uma empresa externa para gerenciar uma função considerada necessariamente estratégica.
Foto: Unsplash/Reprodução
Tem alguns passos fundamentais para esta implementação:
Analise quais são as habilidades especializadas que estão faltando em sua empresa.
Vale estudar os parceiros para o sucesso do outsourcing. Procurar fornecedores do seu setor e verificar a reputação deles é fundamental!
Alinhe suas metas e expectativas dos parceiros de outsourcing para não dar zebra.
Fazer uma avaliação de desempenho desses serviços solicitados deve ser prática constante. Faça ajustes caso seja necessário.
Foto: Unsplash/Reprodução
O outsourcing pode ser muito útil no setor turístico.
Dinâmico e competitivo, este setor exige que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado e atendam as altas expectativas dos clientes.
Usar o outsourcing pode ser uma estratégia bastante eficaz.
Alguns serviços solicitados podem ser:
– Central de Reservas: empresas especializadas podem oferecer suporte 24/7, em vários idiomas, atendendo e-mails e chats.
– Assistência personalizada: as agências podem oferecer assistência para reservas, modificações e consultas, a fim de melhorar a experiência do cliente.
– Marketing digital: se expressar nas redes sociais virou negócio sério para quem quer vender online. Ter um especialista na área trabalhando para sua empresa pode ser uma boa vantagem.
– Desenvolvimento de sites: é sempre bom ter um site informativo e atualizado, contratar um profissional especialmente para esse tipo de trabalho pode ser uma grande ideia!
Utilizar-se do outsourcing pode ser uma ótima opção para fazer sua empresa crescer de modo rápido, evitar erros e os altos gastos.
Esta é uma estratégia eficaz que permite que as empresas se concentrem em suas competências principais, enquanto especialistas externos gerenciam funções de suporte de forma eficiente.
Aproveite a experiência, a tecnologia e a economia oferecida por empresas de outsourcing e crie vantagem competitiva significativa no seu setor!
Você pode contar com a equipe da Business Factory para isso. Nós somos uma agência de marketing e marketing digital 360, com o objetivo de oferecer soluções diferenciadas para ajudar a sua empresa a crescer.
Nossos serviços incluem desde desenvolvimento web a gestão de redes sociais – tudo o que você precisa para aumentar a sua presença online e se estabelecer bem diante dos concorrentes.
Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções e escolher qual delas se adequa à sua necessidade no momento.
Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais como Instagram e TikTok para ficar por dentro das novidades internas e do mundo do marketing.
Leia também:
Mídia OOH: ultrapassada ou em crescimento?
SERP: o que é e qual sua importância nos resultados em SEO?
Compartilhar