Outsourcing: alavanque o fluxo do seu negócio reduzindo custos e melhorando sua eficácia!

10 de junho de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem foca em uma mulher branca, loira, com o cabelo curto, vestindo uma camisa azul de botão e segurando um tablet em mãos. Ela sorri enquanto olha para o lado.

O outsourcing chegou para ficar: esta estratégia empresarial está cada vez mais implementada nos empreendimentos nestes últimos anos e você precisa se aprofundar para saber se é aplicável na sua empresa!

Para você ficar por dentro do assunto, a equipe da Business Factory fez um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre outsourcing.

Entenda o que é, as vantagens, como aplicar e veja exemplos de aplicação no setor do turismo. Venha com a gente e desvende este mundo incrível do outsourcing!

Para início de conversa…

Afinal de contas, o que é outsourcing?

A imagem mostra duas mulheres olhando para a tela do computador em sua frente. As duas são brancas, possuem o cabelo comprido, uma veste uma manga longa preta, e a outra uma manga longa coral.

Foto: Unsplash/Reprodução

Esta prática de negócios implica em uma empresa contratar outra para realizar serviços que poderiam ser executados internamente. No modelo, procura-se uma outra empresa especialista do ramo que você precisa para executar tal função ao invés de fazer uma nova contratação interna.

O termo outsourcing vem do inglês: out (fora) e source (fonte), que nos remete diretamente à busca de recursos externos para a execução de tarefas específicas.

No mundo empresarial, esta prática pode abranger uma gama bastante ampla de funções e vai desde os serviços de T.I até contabilidade, atendimento e marketing.

Por que vale a pena apostar no outsourcing?

A imagem destaca uma mulher branca, ruiva, vestindo uma regata, que sorri para a foto.

Foto: Unsplash/Reprodução

Uma das principais vantagens do outsourcing é reduzir os custos operacionais e associados à contratação de funcionários internos.

Outra vantagem interessante é poder apostar em expertise especializada e minimizar o risco de erros e confusões. Ao contratar especialistas, as tarefas podem ser executadas com mais eficiência e precisão.

Por último, mas não menos importante, a flexibilidade: é possível aumentar e reduzir a necessidade de contratação desses profissionais de acordo com a demanda do seu negócio.

Muita gente confunde o outsourcing com insourcing

A imagem mostra uma mulher branca com o cabelo em pixie cut, preto, vestindo uma blusinha azul estampada e um colar. Ela olha para cima, como se contemplasse algo, fazendo referência ao subtema do blog que compara outsourcing com insourcing, como se ponderasse sobre as diferenças.

Foto: Unsplash/Reprodução

Enquanto o outsourcing traz as empresas externas para realizar certas funções, o insourcing é exatamente o oposto.

No insourcing, a empresa mantém todas as funções e processos dentro dela, utilizando seus próprios recursos e equipe para executar as tarefas que poderiam ter a interferência de algum profissional externo.

Outsourcing x terceirização

A imagem faz referência ao subtema do blog, que pondera sobre a diferença de outsourcing e terceirização, mostrando a visão de cima de um par de sapatos parados no concreto, que mostra duas setas apontando para direções diferentes.

Foto: Unsplash/Reprodução

Outra confusão comum é a relação entre o outsourcing e a terceirização.

Esses termos frequentemente são usados como sinônimos, mas é um erro acreditar que são o mesmo conceito.

Enquanto o outsourcing promove a contratação de uma empresa externa para fazer uma função como atendimento ao cliente, contabilidade e recursos humanos, a terceirização trata-se de contratar uma empresa externa para gerenciar uma função considerada necessariamente estratégica.

Como implementar o outsourcing na sua empresa?

A imagem foca em um homem ajeitando a gravata, vestindo o terno. Só vemos do seu pescoço até o final do peitoral.

Foto: Unsplash/Reprodução

Tem alguns passos fundamentais para esta implementação:

1. Identificar as necessidades

Analise quais são as habilidades especializadas que estão faltando em sua empresa.

2. Escolha os parceiros certos

Vale estudar os parceiros para o sucesso do outsourcing. Procurar fornecedores do seu setor e verificar a reputação deles é fundamental!

3. Tenha metas claras

Alinhe suas metas e expectativas dos parceiros de outsourcing para não dar zebra.

4. Monitoração

Fazer uma avaliação de desempenho desses serviços solicitados deve ser prática constante. Faça ajustes caso seja necessário.

No setor do turismo

A imagem foca na cauda de um avião no céu.

Foto: Unsplash/Reprodução

O outsourcing pode ser muito útil no setor turístico.

Dinâmico e competitivo, este setor exige que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças no mercado e atendam as altas expectativas dos clientes.

Usar o outsourcing pode ser uma estratégia bastante eficaz.

Alguns serviços solicitados podem ser:

– Central de Reservas: empresas especializadas podem oferecer suporte 24/7, em vários idiomas, atendendo e-mails e chats.

– Assistência personalizada: as agências podem oferecer assistência para reservas, modificações e consultas, a fim de melhorar a experiência do cliente.

– Marketing digital: se expressar nas redes sociais virou negócio sério para quem quer vender online. Ter um especialista na área trabalhando para sua empresa pode ser uma boa vantagem.

– Desenvolvimento de sites: é sempre bom ter um site informativo e atualizado, contratar um profissional especialmente para esse tipo de trabalho pode ser uma grande ideia!

Utilizar-se do outsourcing pode ser uma ótima opção para fazer sua empresa crescer de modo rápido, evitar erros e os altos gastos.

Esta é uma estratégia eficaz que permite que as empresas se concentrem em suas competências principais, enquanto especialistas externos gerenciam funções de suporte de forma eficiente.

Aproveite a experiência, a tecnologia e a economia oferecida por empresas de outsourcing e crie vantagem competitiva significativa no seu setor!

Você pode contar com a equipe da Business Factory para isso. Nós somos uma agência de marketing e marketing digital 360, com o objetivo de oferecer soluções diferenciadas para ajudar a sua empresa a crescer.

Nossos serviços incluem desde desenvolvimento web a gestão de redes sociais – tudo o que você precisa para aumentar a sua presença online e se estabelecer bem diante dos concorrentes.

Entre em contato para conhecer todas as nossas soluções e escolher qual delas se adequa à sua necessidade no momento.

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