Crossmedia: entenda a estratégia que Bianca Andrade usou no BBB 20!

6 de março de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem enfoca em uma mesa branca com um computador sobre ela (monitor, teclado e mouse), além de alguns itens decorativos e as mãos de uma pessoa segurando o celular.

Você deve ter ouvido muito falar de crossmedia nos últimos tempos, né?

Essa estratégia segue muito discutida e comentada no mundo do marketing digital desde que a ex-participante do Big Brother Brasil, Bianca Andrade (A Boca Rosa), debutou no programa.

Estamos aqui hoje para te explicar um pouco mais do que se trata o crossmedia e dar alguns exemplos de quando vale a pena aplicar esta estratégia nas suas vendas. Fique por aqui e aproveite!

Crossmedia who?

A imagem enfoca em duas mulheres, uma de costas, apenas mostrando o cabelo, e uma de frente, encarando-a com um semblante confuso, fazendo referência ao título "Crossmedia who?" do texto.

Calma, primeiro vamos elucidar do que se trata. É bem mais simples do que parece, apesar de ser uma sacada genial.

O crossmedia envolve a distribuição de conteúdo através de diferentes plataformas de mídia, respeitando as características de cada uma delas.

Trata-se de falar sobre um assunto (ou produto, no caso da Boca Rosa) em várias mídias diferentes, adequando a linguagem e o formato para cada uma delas.

O conteúdo é o mesmo, mas ele se adapta de acordo com a necessidade da plataforma.

O crossmedia não é novo, na verdade esta técnica existe desde 1990, mas a aplicação da participante Bianca Andrade no BBB 2020 realmente trouxe a estratégia à luz novamente.

Na prática

A imagem enfoca em uma mão segurando um controle de TV, mudando de canal ou acessando um serviço de streaming. A tela está ao fundo, desfocada.

O pensamento é simples: imagine que você está assistindo algum programa de televisão e de repente aparece um produto apresentado de forma super diferente, que capta sua atenção.

Seu próximo passo é pegar o celular para comentar sobre isso nas redes sociais, além de consumir mais desse conteúdo por lá.

Isso é ser impactado por uma campanha crossmedia, onde a ideia é justamente espalhar o produto por diferentes canais, alcançando os públicos de plataformas diferentes.

Por que aplicar o crossmedia?

Esta estratégia é bastante eficaz para atrair um público amplo e diversificado.

Serve para atingir desde aquela pessoa mais velha que gosta de ver TV todos os dias, até a geração Z que passa o dia scrollando no TikTok.

Vantagens

A imagem mostra balões amarelos com uma carinha feliz, fazendo referência ao subtema "vantagens do crossmedia".

• A gente gosta de impactar, né? Pois bem, ao distribuir conteúdo em diversas plataformas, você tem maiores chances de ter o seu produto visto por mais pessoas.

• A integração gera engajamento: veicular algo na televisão ou no YouTube, por exemplo, e trazer esse mesmo assunto para uma rede social como o Instagram faz com que a sua campanha tenha mais interação e inicie mais conversas.

• Estar na memória do público fica mais fácil quando você é visto e comentado em mais de uma plataforma.

Desvantagens

A imagem enfoca em um boneco lego com o rosto amarelo vestindo uma roupa azul.

• Apesar de parecer fácil e rápido preparar uma campanha de crossmedia, a real é que fazer isso pode ser um baita desafio. Pense que é ideal aplicar uma estratégia para cada plataforma – isso demanda tempo e expertise.

• Fazer uma campanha crossmedia pode ser bastante custoso, principalmente se você mirar em um canal de grande alcance, como a televisão.

Case de sucesso – Bianca Andrade e Boca Rosa Beauty no BBB 20

A empreendedora Bianca Andrade foi uma participante do reality show realizado pela Rede Globo no ano de 2020 e soube usar & abusar da estratégia de crossmedia.

Em entrevista ao podcast “Os Sócios Podcast“, Bianca revelou sua estratégia de promoção da Boca Rosa Beauty durante o programa e, justamente a simplicidade, foi o que tornou esta campanha tão impressionante.

Ela levou seus próprios produtos de Boca Rosa Beauty, todos sem rótulo, e se posicionava estrategicamente na casa para fazer suas maquiagens durante o dia. Conforme os outros participantes passavam por ela, sempre perguntavam sobre qual produto ela estava usando e essa era a oportunidade perfeita para divulgá-lo em rede nacional.

A imagem mostra uma paleta de sombras sendo segurada por uma mulher, fazendo referência a Boca Rosa (Bianca Andrade), que utilizou a estratégia crossmedia enquanto estava no BBB20.

Aos domingos, quando o programa tinha uma maior audiência, Bianca escolhia roupas monocromáticas e maquiagens/penteados específicos para aparecer ao vivo. Ao mesmo tempo, sua equipe movimentava suas redes sociais pessoais com imagens dela usando exatamente o mesmo look e segurando um produto de sua marca, sempre marcando o perfil da Boca Rosa Beauty.

Ao entrar no Instagram da marca, todo o feed estava temático, com as mesmas especificações do programa ao vivo e de seu Instagram pessoal – é óbvio que isso causava um baita burburinho no mundo online e offline, movimentando cada vez mais as plataformas da participante.

A verdade é que Bianca fez um crossmedia triplo: usou sua imagem na televisão aberta, seu Instagram pessoal e o Instagram da marca.

Essa estratégia deu tão certo que a ex-participante acabou faturando muito mais do que o prêmio final do reality e ainda fez sua marca deslanchar a nível nacional.

Deu para entender o por que o crossmedia é tão poderoso?

Quando usada da maneira certa, essa estratégia pode transformar uma campanha em um verdadeiro fenômeno, como no case de sucesso citado.

Se você está pensando em dar um up na sua estratégia de marketing, pode ser uma boa ideia apostar no crossmedia. Que tal explorar diversos canais simultaneamente e trazer ainda mais visibilidade para sua marca?

A Business Factory pode te ajudar com isso!

Somos uma agência de marketing 360 e fornecemos soluções para ajudar a sua empresa a escolher a melhor estratégia de marketing digital. Fazemos desde o planejamento das campanhas à sua execução – tudo para fazer a sua empresa decolar!

Entre em contato e saiba mais sobre nossas propostas.

Não se esqueça de nos seguir no Instagram para receber dicas e novidades do mundo digital na sua timeline!

Leia também:
Rebranding: devo investir em transformar minha marca agora?
Gestão de crise: como identificar, se preparar e contornar as situações?

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!