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Você já ouviu falar da estratégia de conteúdo conhecida como white paper?
Se você está neste mundo do marketing digital há algum tempo, certamente já se deparou com essa poderosa ferramenta. Está na hora de dar um passo adiante e descobrir como ela pode transformar o seu negócio.
Junte-se a nós e saiba mais detalhes sobre as oportunidades que a estratégia do white paper pode te trazer!
Trata-se de um documento informativo, que traz fatos, evidências e apresenta um raciocínio aprofundado sobre determinado assunto.
Nele, são trazidos dados, análises e insights relevantes.
O objetivo do white paper é informar e educar o público-alvo sobre um conteúdo fundamental para o mercado.
Dessa forma, sua empresa pode se destacar como uma autoridade no assunto trazido.
Agora que você já sabe do que se trata, que tal explorar a ideia de como incorporar o white paper na sua estratégia de marketing de conteúdo?
• Escolha um tema estratégico para seu nicho
O assunto abordado precisa estar alinhado com os produtos ou serviços que você oferece.
Isso atrai a atenção das pessoas interessadas.
• Faça uma pesquisa profunda
O white paper traz sempre análises mercadológicas, dados e tendências para deixá-lo confiável e atual. É necessário muito estudo para produzi-lo e não deixá-lo raso.
• Organize as informações em um bom layout
Não adianta jogar um texto em um fundo sem vida. O texto precisa conversar com o layout do seu arquivo – ambos devem chamar atenção e fazer com que os interessados continuem a leitura até o final.
• O storytelling pode te ajudar
Use e abuse dessa ferramenta para traduzir os dados trazidos no white paper em uma linguagem mais interessante e acessível.
Através de um enredo chamativo, sua marca prende atenção do consumidor e ele fica ainda mais satisfeito com o conteúdo entregue.
• Solucione o problema apresentado
É aqui que sua empresa pode dar a cartada final: ao abordar um problema principal e se apresentar como uma solução para ele, sua marca se posiciona e conquista novos consumidores.
1. Elaborar um título impactante
Seja claro e chame atenção logo no primeiro contato.
2. A introdução também é importante
Logo no início do seu documento, já apresente o problema/questão que será abordada para instigar a curiosidade do leitor.
3. Desenvolvimento detalhado
Você pode dividir o white paper em seções e desenvolver cada ponto de forma detalhada, com dados concretos e reais.
4. Inclua CTAs persuasivos
No final do texto, junto às conclusões, deixe bem claro que sua empresa é a solução para o problema abordado e convide o leitor a conhecê-la.
Um white paper que ficou marcado na cabeça de todos foi o do Bitcoin, uma vez que foi um dos primeiros a ser lançados.
Ele explica detalhadamente a criação da moeda através do olhar de seu próprio autor, Satoshi Nakamoto, e nos traz alguns gráficos e dados para um entendimento mais claro.
Nessa era digital em constante evolução, o white paper pode ser uma estratégia fundamental para posicionar a sua empresa como uma referência no segmento.
Sua importância ultrapassa a ideia de ser apenas um conteúdo informativo – ele tem a capacidade de educar, aprofundar e, por consequência, influenciar a decisão do consumidor.
O mundo digital se apresenta saturado de informações e o white paper tem o intuito justamente de trazer uma abordagem mais profunda sobre um tema específico, para proporcionar ao leitor uma compreensão mais completa e detalhada.
Criar um white paper e distribuí-lo gratuitamente demonstra expertise por parte da empresa e constrói uma relação de confiança junto ao público-alvo. Ser transparente e entregar informações valiosas podem te destacar em um mar de concorrentes que oferecem produtos semelhantes.
Outro ponto a ser comentado, é que o white paper atua como um ímã para leads de qualidade. Ao trazer dados e análises factíveis, a empresa atrai um público que realmente está interessado no que ela tem a oferecer. Este público se qualifica automaticamente ao buscar informações mais aprofundadas e demonstra por si só um nível elevado de engajamento, que vai além de um consumo superficial do conteúdo.
O white paper é mais do que um simples documento e pode ser a ferramenta que faltava para completar a sua estratégia de marketing de conteúdo.
Não perca tempo: identifique temas impactantes, mergulhe na pesquisa, organize suas ideias e crie um white paper que provará para sua audiência o quanto sua empresa é uma autoridade no assunto.
A era da informação é perfeita para usar o white paper a seu favor e a Business Factory pode te ajudar a escrever este próximo capítulo!
Somos uma agência 360, pronta para auxiliar sua empresa em tudo o que tange o marketing, marketing digital e o desenvolvimento do seu negócio. Entre em contato e saiba mais detalhes do que podemos fazer por sua marca.
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