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Se você trabalha ou estuda marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o “Mundo VUCA“.
Este conceito é uma lente através da qual podemos entender e abordar desafios contemporâneos. Hoje, falaremos um pouco do Mundo VUCA aplicado no marketing turístico.
Bora aos fatos?
Foto: Unsplash/Reprodução
O conceito surgiu em 1990, ao fim da Guerra Fria, onde os soldados dos Estados Unidos estavam lutando para que a guerra fosse favorável ao país deles, mas estavam incertos e diante de um cenário bastante controverso.
Ao se verem nesta situação, as forças armadas sofreram mudanças grandes em suas estratégias, de um dia para o outro, formando as seguintes palavras, que dão origem ao termo “VUCA”:
Volatility (volatilidade);
Uncertainty (incerteza);
Complexity (complexidade);
Ambiguity (ambiguidade).
Este conceito de Mundo VUCA apareceu para nós em 2008, quando as empresas passaram a entender que o mercado funciona como um “campo de guerra” e que é necessário se adaptar ao cenário de acordo com a atual situação, por mais complicada que ela seja.
Entenda cada letra:
Volatilidade: refere-se à natureza instável e imprevisível do ambiente. Mudanças rápidas e repentinas são comuns, tornando difícil para as empresas antecipar e se adaptar a novas condições.
Incerteza: indica a falta de clareza sobre o futuro. Nesse ambiente, as informações são limitadas e é difícil fazer previsões precisas. Os eventos podem se desdobrar de maneiras inesperadas, exigindo uma abordagem flexível e adaptável.
Complexidade: reflete a multiplicidade de variáveis que influenciam o ambiente. Os problemas não podem ser simplificados facilmente. As decisões tomadas nesse contexto exigem uma compreensão profunda das diferentes partes envolvidas.
Ambiguidade: refere-se à falta de clareza ou interpretação ambígua das informações disponíveis. Nesse ambiente, as respostas não são claras e definidas, e as situações podem ser abertas a múltiplas interpretações.
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Agora que você já sabe mais sobre o Mundo VUCA, que tal vermos suas características que podem ser aplicadas no marketing voltado para o turismo?
As tecnologias estão constantemente surgindo e transformando a maneira como as pessoas viajam e consomem informações sobre destinos turísticos – vale saber utilizá-las e aprender mais sobre suas funções para aplicar no negócio.
Temas como inteligência artificial, realidade virtual e análise de big data tornaram-se importantes no ramo do turismo e podem ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do consumidor, bem como oferecer experiências personalizadas.
Lidar com os cenários imprevisíveis pode ser um desafio, por isso é importante que seu time saiba se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente e consiga ajustar as estratégias e campanhas de marketing conforme o necessário.
Em um ambiente como o Mundo VUCA, é primordial que as empresas diversifiquem os canais de marketing para aproveitar os recursos online e offline, em busca de uma ampliação de público.
Não só no setor turístico, mas em todos: os planos de contingência de danos, processos de gestão de crise bem definidos e executados são essenciais para lidar com os imprevistos que possam impactar negativamente nos negócios.
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Recentemente, passamos pela pandemia de Coronavírus e o mundo todo foi afetado.
Este cenário tornou diversos setores bastante incertos, mas o turismo foi um dos que com certeza sofreu mais.
Nunca, na história atual do mundo, os setores passaram por algo com tanta volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
As empresas tiveram que se reinventar e descobrir estratégias novas rapidamente para sobreviver ao caos instaurado.
Essa experiência nos faz refletir e ter a necessidade de se adiantar diante de possíveis cenários parecidos, além de nos fazer pensar no que podemos trazer de especial após todo este acontecimento, para que a experiência do cliente seja ainda mais satisfatória.
Veja algumas ideias:
Ao mesmo tempo em que o Mundo VUCA apresenta desafios significativos para o marketing de turismo, ele também apresenta oportunidades para as empresas que são capazes de se adaptar e inovar em resposta às mudanças no ambiente.
Foto: Unsplash/Reprodução
Adotando uma abordagem ágil, personalizada, centrada no cliente e focada em inovar, as empresas de turismo podem não apenas sobreviver, mas prosperar em um universo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Se informar e ficar de olho em conceitos como o Mundo VUCA ajuda no processo e traz ideias diferentes para facilitar esta adaptação. Esteja atento e preparado!
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