Mundo VUCA: do que se trata o conceito, seus desafios, e como ele impacta no Marketing de Turismo?

29 de maio de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra uma mulher com o semblante pensativo, olhando para o notebook. A mulher é branca, veste um blazer azul marinho, e tem cabelos longos castanhos.

Se você trabalha ou estuda marketing digital, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o “Mundo VUCA“.

Este conceito é uma lente através da qual podemos entender e abordar desafios contemporâneos. Hoje, falaremos um pouco do Mundo VUCA aplicado no marketing turístico.

Bora aos fatos?

O que é Mundo VUCA?

A imagem foca em peças de xadrez de metal, dispostas sobre um tabuleiro.

Foto: Unsplash/Reprodução

 O conceito surgiu em 1990, ao fim da Guerra Fria, onde os soldados dos Estados Unidos estavam lutando para que a guerra fosse favorável ao país deles, mas estavam incertos e diante de um cenário bastante controverso.

Ao se verem nesta situação, as forças armadas sofreram mudanças grandes em suas estratégias, de um dia para o outro, formando as seguintes palavras, que dão origem ao termo “VUCA”:

Volatility (volatilidade);

Uncertainty (incerteza);

Complexity (complexidade);

Ambiguity (ambiguidade). 

Este conceito de Mundo VUCA apareceu para nós em 2008, quando as empresas passaram a entender que o mercado funciona como um “campo de guerra” e que é necessário se adaptar ao cenário de acordo com a atual situação, por mais complicada que ela seja.

Entenda cada letra:

Volatilidade: refere-se à natureza instável e imprevisível do ambiente. Mudanças rápidas e repentinas são comuns, tornando difícil para as empresas antecipar e se adaptar a novas condições.

Incerteza: indica a falta de clareza sobre o futuro. Nesse ambiente, as informações são limitadas e é difícil fazer previsões precisas. Os eventos podem se desdobrar de maneiras inesperadas, exigindo uma abordagem flexível e adaptável.

Complexidade: reflete a multiplicidade de variáveis que influenciam o ambiente. Os problemas não podem ser simplificados facilmente. As decisões tomadas nesse contexto exigem uma compreensão profunda das diferentes partes envolvidas.

Ambiguidade: refere-se à falta de clareza ou interpretação ambígua das informações disponíveis. Nesse ambiente, as respostas não são claras e definidas, e as situações podem ser abertas a múltiplas interpretações.

Aplicando as características no turismo

A imagem mostra uma silhueta de uma mulher viajando, contra a luz. Ela veste um chapéu coco, uma mochila, segura uma maleta e está com um sobretudo. No fundo conseguimos ver a cidade.

Foto: Unsplash/Reprodução

Agora que você já sabe mais sobre o Mundo VUCA, que tal vermos suas características que podem ser aplicadas no marketing voltado para o turismo?

  • Rápida evolução tecnológica

As tecnologias estão constantemente surgindo e transformando a maneira como as pessoas viajam e consomem informações sobre destinos turísticos – vale saber utilizá-las e aprender mais sobre suas funções para aplicar no negócio.

Temas como inteligência artificial, realidade virtual e análise de big data tornaram-se importantes no ramo do turismo e podem ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do consumidor, bem como oferecer experiências personalizadas.

  • Rapidez e flexibilidade são tudo

Lidar com os cenários imprevisíveis pode ser um desafio, por isso é importante que seu time saiba se adaptar rapidamente às mudanças no ambiente e consiga ajustar as estratégias e campanhas de marketing conforme o necessário.

  • Diversificação de canais

Em um ambiente como o Mundo VUCA, é primordial que as empresas diversifiquem os canais de marketing para aproveitar os recursos online e offline, em busca de uma ampliação de público.

  • A gestão de crise é sua melhor amiga

Não só no setor turístico, mas em todos: os planos de contingência de danos, processos de gestão de crise bem definidos e executados são essenciais para lidar com os imprevistos que possam impactar negativamente nos negócios.

O impacto no turismo

A imagem mostra um avião no céu, fazendo referência ao impacto do Mundo VUCA no turismo.

Foto: Unsplash/Reprodução

Recentemente, passamos pela pandemia de Coronavírus e o mundo todo foi afetado.

Este cenário tornou diversos setores bastante incertos, mas o turismo foi um dos que com certeza sofreu mais.

Nunca, na história atual do mundo, os setores passaram por algo com tanta volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

As empresas tiveram que se reinventar e descobrir estratégias novas rapidamente para sobreviver ao caos instaurado.

Essa experiência nos faz refletir e ter a necessidade de se adiantar diante de possíveis cenários parecidos, além de nos fazer pensar no que podemos trazer de especial após todo este acontecimento, para que a experiência do cliente seja ainda mais satisfatória.

Veja algumas ideias:

  • Personalização e segmentação: as preferências do consumidor estão em constante mudança, então é necessário que as empresas adotem uma abordagem mais personalizada e segmentada para atrair e reter clientes. Usar tecnologia neste processo pode ser uma ideia bastante eficaz.
  • Inovação: em um ambiente VUCA, trazer novidades para atrair e engajar os clientes, seja através de produtos ou serviços, é essencial para se manter relevante e competitivo.
  • Cuidado com a concorrência: o mercado do turismo se encontra mais competitivo do que nunca. Há necessidade de um destaque ao oferecer experiências únicas e diferenciadas para os clientes.

Ao mesmo tempo em que o Mundo VUCA apresenta desafios significativos para o marketing de turismo, ele também apresenta oportunidades para as empresas que são capazes de se adaptar e inovar em resposta às mudanças no ambiente.

A imagem foca em um quadro de madeira que possui grafado a palavra "estratégia" em inglês,

Foto: Unsplash/Reprodução

Adotando uma abordagem ágil, personalizada, centrada no cliente e focada em inovar, as empresas de turismo podem não apenas sobreviver, mas prosperar em um universo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Se informar e ficar de olho em conceitos como o Mundo VUCA ajuda no processo e traz ideias diferentes para facilitar esta adaptação. Esteja atento e preparado!

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