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Se você trabalha com marketing digital, ou ao menos estuda o assunto, provavelmente já ouviu falar na técnica que chamamos de “remarketing”.
Este é um recurso precioso para quem é da área e quer captar novos clientes de uma forma fácil e sutil. Hoje, a equipe da Business Factory trouxe uma reflexão sobre as vantagens do uso dessa estratégia e como trabalhar com ela. Vem com a gente!
Trata-se de uma estratégia usada no marketing digital que tem o objetivo de exibir anúncios de produtos ou serviços para pessoas que já clicaram em um site antes.
Imagine a seguinte jornada: um potencial cliente visita o seu site, navega pelas páginas, olha para produtos tentadores e, de repente, TCHAU! Ele some no mundo virtual. Sem compra, sem assinar uma newsletter, nada!
O remarketing é justamente uma estratégia para que você alcance este público novamente, mostrando anúncios customizados em sites. É uma forma amigável de relembrar o consumidor que o seu produto existe, e que em poucos cliques ele pode voltar a navegar no seu conteúdo ou realizar enfim a compra que colocou no carrinho anteriormente.
Segundo o próprio Google Ads, o primeiro acesso a um site raramente define uma compra. Os usuários que não convertem na primeira visita representam 97% dos números de acesso ao e-commerce. Esse dado é muito significativo, por isso é necessário cada vez mais fazer este resgate do público.
Reconexão: apostar no remarketing é uma oportunidade para trazer a sua empresa à tona novamente na cabeça do consumidor. Com esse simples anúncio em uma outra página da web, você relembra o cliente do quão interessante é o seu produto e esta pode ser a faísca que faltava para que ele efetue uma compra.
Segmentação poderosa: o remarketing impede que você jogue anúncios ao vento, ele aparece para as pessoas certas, que de fato já interagiram com o seu conteúdo anteriormente.
Construção de marca: a estratégia não precisa ser de venda imediata. Apesar de parecer que este é o melhor dos mundos, também é muito bacana apenas reforçar a existência do seu negócio e o quanto ele pode ser útil. Anúncios chamativos, com mensagens consistentes, costumam consolidar a imagem e ficar na mente das pessoas.
Reengajamento: após o seu cliente efetuar uma compra, os próximos anúncios podem trazer algum produto parecido ou complementar, de forma que a atenção do consumidor seja recapturada para uma nova conversão.
Evite o carrinho cheio: outro ponto em que o remarketing ajuda é em trazer de volta o cliente que colocou uma série de produtos no carrinho e que, por algum motivo, não efetuou a compra. O usuário volta ao seu site, olha o que ele colocou no carrinho e é fisgado mais uma vez pelo desejo de compra.
Uma campanha de remarketing pode ser feita em diversas plataformas – estude qual a melhor antes de aplicar no seu negócio:
Que o Google é um baita melhor amigo a gente já sabe, né? Mas você sabe que ele também pode ser um poderoso aliado na técnica do remarketing?
Por lá, há duas formas de aplicar a estratégia.
Rede de Display: trata-se de um grupo de sites parceiros, que trabalham com espaços no site para a publicação de anúncios. Ao usar a Rede de Display, o seu anúncio fica exposto para usuários da sua lista de remarketing e eles podem ver banners com imagens e tamanhos diferentes!
Rede de Pesquisa: são os famosos anúncios da primeira página do Google. Na Rede de Pesquisa, seu anúncio se limita a uma frase, que aparecerá ao usuário quando ele pesquisar novamente um termo (palavras-chave) que tenha a ver com o seu negócio no Google.
Este recurso permite que os anúncios sejam enviados diretamente para os usuários que abriram seus e-mails recentemente, ou que assinaram a newsletter. O cookie armazenado no browser do consumidor entra em ação e seus anúncios começam a aparecer na caixa de entrada do e-mail dele.
Sabia que o Facebook e o Instagram também são grandes espaços para o remarketing?
Os anúncios aparecem o tempo todo nas duas redes sociais, desde os stories até o feed de notícias. As duas redes sociais são excelentes para captar a atenção dos clientes e efetuar vendas.
Pois é, o remarketing desconhece fronteiras! Aqui as possibilidades vão além do digital, pois também é uma estratégia de remarketing você incluir um lembrete especial na sua embalagem ou no recibo – que tal oferecer até mesmo um desconto para que o consumidor compre mais uma vez no seu estabelecimento?
Alguns cases de super sucesso para recapturar os clientes que saíram da página sem nenhuma conversão, são a Amazon e a Netflix.
É muito comum estarmos navegando em algum site e nos deparar com anúncios intrusos da Amazon, te lembrando daquele objeto que você esqueceu no carrinho, ou que deu uma olhadinha e deixou para comprar em outro momento.
A Netflix, por sua vez, usa o recurso de “você ainda está assistindo?” quando não há interação com a tela por algum tempo. Às vezes, essa mensagem é o suficiente para você largar o celular e voltar a maratonar!
Capturar a atenção do público não é uma tarefa fácil, mas “RE”capturá-la pode ser ainda mais complicado, por isso você precisa ser realmente criativo nos anúncios. Aposte em imagens, em humor inteligente e mensagens que tenham tudo a ver com sua audiência.
Ofertas podem ser o pulo do gato! A pessoa não finalizou a compra? Poxa, ofereça um voucher de 5 ou 10% off para que ele se sinta ainda mais inclinado a executar a ação esperada.
Evite ser um stalker. O timing é tudo: não exiba anúncios imediatamente após a visita ao seu site. Isso pode ser assustador e passar a ideia errada. Espere que o visitante processe durante um tempo a experiência e, então, aposte em um anúncio para ele. Excesso de anúncios são irritantes, então também é necessário prestar atenção neste detalhe.
Faça testes A/B – já estamos carecas de saber que para acertar, é preciso experimentar! Lance anúncios diferentes, com imagens e chamadas distintas, até identificar o que casa melhor com o seu público.
Gostou dessas dicas de como trabalhar com o remarketing? Sente-se pronto para aplicá-lo na sua empresa? Continue aqui no blog da Business Factory e aprenda muito mais sobre marketing digital e como ele é essencial para o seu negócio.
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