Remarketing: conheça importância e vantagens da estratégia

25 de agosto de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem temos um grupo de pessoas apoiadas em uma mesa de madeira, discutindo estratégias de remarketing, apresentando variados documentos impressos dispostos sobre a mesa. Da esquerda para a direita, temos: uma mulher branca, ruiva, de cabelos longos, vestindo uma camisa social rosa clara, apoiada com os braços na mesa; um homem negro, com o cabelo crespo curto, vestindo uma camisa polo azul clara, com o dedo apoiado no queixo; uma mulher amarela, com o cabelo liso chanel, vestindo uma roupa social cinza e escrevendo em um bloco de papel; um homem branco, de cabelo curto, vestindo uma camisa social listrada e com as mãos unidas sobre a mesa; e, por fim, uma mulher branca, de cabelo castanho comprido, entregando um lápis para uma das pessoas.

Se você trabalha com marketing digital, ou ao menos estuda o assunto, provavelmente já ouviu falar na técnica que chamamos de “remarketing”.

Este é um recurso precioso para quem é da área e quer captar novos clientes de uma forma fácil e sutil. Hoje, a equipe da Business Factory trouxe uma reflexão sobre as vantagens do uso dessa estratégia e como trabalhar com ela. Vem com a gente!

Antes de mais nada, o que é o remarketing?

Trata-se de uma estratégia usada no marketing digital que tem o objetivo de exibir anúncios de produtos ou serviços para pessoas que já clicaram em um site antes.

Imagine a seguinte jornada: um potencial cliente visita o seu site, navega pelas páginas, olha para produtos tentadores e, de repente, TCHAU! Ele some no mundo virtual. Sem compra, sem assinar uma newsletter, nada!

O remarketing é justamente uma estratégia para que você alcance este público novamente, mostrando anúncios customizados em sites. É uma forma amigável de relembrar o consumidor que o seu produto existe, e que em poucos cliques ele pode voltar a navegar no seu conteúdo ou realizar enfim a compra que colocou no carrinho anteriormente.

Segundo o próprio Google Ads, o primeiro acesso a um site raramente define uma compra. Os usuários que não convertem na primeira visita representam 97% dos números de acesso ao e-commerce. Esse dado é muito significativo, por isso é necessário cada vez mais fazer este resgate do público.

Na imagem, observamos três pessoas conversando em frente a uma mesa, com um monitor e vários cadernos dispostos acima. Eles aparentam estar discutindo estratégias de remarketing, tema do texto. Da esquerda para a direita, sentados, temos: uma mulher branca, do cabelo longo amarrado em um rabo de cavalo, vestindo um suéter bege e com um headset branco pendurado no pescoço; um homem branco de cabelo curtinho, vestindo uma camiseta branca e uma jaqueta jeans clara, segurando um tablet nas mãos; e, por último, uma mulher branca de costas, com o cabelo ruivo preso em um coque, vestindo uma blusa de manga longa marrom e segurando uma xícara de café.

Quais são as vantagens do remarketing?

Reconexão: apostar no remarketing é uma oportunidade para trazer a sua empresa à tona novamente na cabeça do consumidor. Com esse simples anúncio em uma outra página da web, você relembra o cliente do quão interessante é o seu produto e esta pode ser a faísca que faltava para que ele efetue uma compra.

Segmentação poderosa: o remarketing impede que você jogue anúncios ao vento, ele aparece para as pessoas certas, que de fato já interagiram com o seu conteúdo anteriormente.

Construção de marca: a estratégia não precisa ser de venda imediata. Apesar de parecer que este é o melhor dos mundos, também é muito bacana apenas reforçar a existência do seu negócio e o quanto ele pode ser útil. Anúncios chamativos, com mensagens consistentes, costumam consolidar a imagem e ficar na mente das pessoas.

Reengajamento: após o seu cliente efetuar uma compra, os próximos anúncios podem trazer algum produto parecido ou complementar, de forma que a atenção do consumidor seja recapturada para uma nova conversão.

Evite o carrinho cheio: outro ponto em que o remarketing ajuda é em trazer de volta o cliente que colocou uma série de produtos no carrinho e que, por algum motivo, não efetuou a compra. O usuário volta ao seu site, olha o que ele colocou no carrinho e é fisgado mais uma vez pelo desejo de compra.

A imagem tem um fundo sólido preto e foca em um alvo, com quatro dardos fincados no centro, dois vermelhos e dois amarelos.
Onde posso fazer o remarketing?

Uma campanha de remarketing pode ser feita em diversas plataformas – estude qual a melhor antes de aplicar no seu negócio:

Google Ads

Que o Google é um baita melhor amigo a gente já sabe, né? Mas você sabe que ele também pode ser um poderoso aliado na técnica do remarketing?

Por lá, há duas formas de aplicar a estratégia.

Rede de Display: trata-se de um grupo de sites parceiros, que trabalham com espaços no site para a publicação de anúncios. Ao usar a Rede de Display, o seu anúncio fica exposto para usuários da sua lista de remarketing e eles podem ver banners com imagens e tamanhos diferentes!

Rede de Pesquisa: são os famosos anúncios da primeira página do Google. Na Rede de Pesquisa, seu anúncio se limita a uma frase, que aparecerá ao usuário quando ele pesquisar novamente um termo (palavras-chave) que tenha a ver com o seu negócio no Google.

Remarketing via e-mail

Este recurso permite que os anúncios sejam enviados diretamente para os usuários que abriram seus e-mails recentemente, ou que assinaram a newsletter. O cookie armazenado no browser do consumidor entra em ação e seus anúncios começam a aparecer na caixa de entrada do e-mail dele.

Mídias Sociais

Sabia que o Facebook e o Instagram também são grandes espaços para o remarketing?

Os anúncios aparecem o tempo todo nas duas redes sociais, desde os stories até o feed de notícias. As duas redes sociais são excelentes para captar a atenção dos clientes e efetuar vendas.

Remarketing offline? Quê?!

Pois é, o remarketing desconhece fronteiras! Aqui as possibilidades vão além do digital, pois também é uma estratégia de remarketing você incluir um lembrete especial na sua embalagem ou no recibo – que tal oferecer até mesmo um desconto para que o consumidor compre mais uma vez no seu estabelecimento?

Na imagem, temos dois homens olhando para a tela de um notebook, disposto sobre uma mesa de vidro. No canto da mesa, também observamos uma tela de uma televisão acoplada na parede de pedras. Ao fundo, uma parede branca com fotografias variadas. O homem que aponta para a tela do notebook é branco, com o cabelo curto, usa óculos e veste um blazer preto. Ao seu lado, temos um homem negro da pele clara, também usando óculos e vestindo uma jaqueta laranja. Eles parecem estar discutindo sobre estratégias de remarketing, tema do blog.

Você também já foi impactado por esta estratégia!

Alguns cases de super sucesso para recapturar os clientes que saíram da página sem nenhuma conversão, são a Amazon e a Netflix.

É muito comum estarmos navegando em algum site e nos deparar com anúncios intrusos da Amazon, te lembrando daquele objeto que você esqueceu no carrinho, ou que deu uma olhadinha e deixou para comprar em outro momento.

A Netflix, por sua vez, usa o recurso de “você ainda está assistindo?” quando não há interação com a tela por algum tempo. Às vezes, essa mensagem é o suficiente para você largar o celular e voltar a maratonar!

Prometendo e entregando tudo!

Capturar a atenção do público não é uma tarefa fácil, mas “RE”capturá-la pode ser ainda mais complicado, por isso você precisa ser realmente criativo nos anúncios. Aposte em imagens, em humor inteligente e mensagens que tenham tudo a ver com sua audiência.

Ofertas podem ser o pulo do gato! A pessoa não finalizou a compra? Poxa, ofereça um voucher de 5 ou 10% off para que ele se sinta ainda mais inclinado a executar a ação esperada.

Evite ser um stalker. O timing é tudo: não exiba anúncios imediatamente após a visita ao seu site. Isso pode ser assustador e passar a ideia errada. Espere que o visitante processe durante um tempo a experiência e, então, aposte em um anúncio para ele. Excesso de anúncios são irritantes, então também é necessário prestar atenção neste detalhe.

Faça testes A/B – já estamos carecas de saber que para acertar, é preciso experimentar! Lance anúncios diferentes, com imagens e chamadas distintas, até identificar o que casa melhor com o seu público.

Gostou dessas dicas de como trabalhar com o remarketing? Sente-se pronto para aplicá-lo na sua empresa? Continue aqui no blog da Business Factory e aprenda muito mais sobre marketing digital e como ele é essencial para o seu negócio.

Nossas soluções envolvem toda essa área: desde gestão de redes sociais, até desenvolvimento web, estratégias de marketing e muito mais. Entre em contato e peça um orçamento para ver a sua empresa decolar!

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