UX Research: entenda seu público e melhore seu impacto!

11 de junho de 2024

Escrito por:

Business Factory

Mão de uma pessoa branca, com uma caneta de quadro, escrevendo a palavra "Audience" em um quadro branco.

Você já ouviu falar de UX Research?

Se você também é da área do marketing, sabe o quanto é importante entender seu público-alvo para melhorar a percepção e aceitação do seu produto – ter foco no cliente pode garantir um aumento nas vendas e na satisfação do usuário.

A UX Research, ou Pesquisa de Experiência do Usuário, pode te ajudar muito nisso. Separamos um conteúdo bem legal para você entender mais sobre o assunto e pensar em como aplicá-lo em seu negócio. Vem com a gente!

O que é UX Research?

Livros sobre UX Research empilhados.

Trata-se de um processo crucial no design de produtos e serviços digitais.

É uma série de métodos e práticas para compreender os usuários com profundidade, saber mais sobre suas necessidades, motivações e contextos de uso.

Toda essa pesquisa é feita para criar experiências de utilização que não sejam apenas eficientes, mas agradáveis e que façam com que o usuário crie uma memória positiva associada ao produto ou serviço.

No marketing digital, o UX Research pode ajudar a guiar a criação de websites, aplicativos e até mesmo de campanhas que ressonem com os usuários, visando aumentar as conversões.

Essa prática pode contribuir em todos os setores do mercado. No turismo, por exemplo, a pesquisa de UX pode ajudar a desenhar experiências que encantem e cativem o público. Isso pode envolver desde a primeira fase do planejamento de uma viagem até o momento da estadia – o céu é o limite!

Por que é tão importante empregar UX Research na minha empresa?

Conectar-se com seu público é fundamental, sabemos. Com UX Research, sua empresa pode ir além de uma simples conexão primária e atender às necessidades reais dos usuários.

Através de dados, análises e insights, pode haver um aumento significativo das taxas de conversão e, inclusive, um maior retorno sobre o investimento (ROI).

Características de UX Research

Tablet que mostra dois gráficos diferentes na mesma tela.

O UX Research pode ser dividido em dois métodos: qualitativos e quantitativos. Ambos têm suas características e finalidades específicas. Veja:

• Métodos qualitativos: é onde há uma coleta de dados não numéricos. São opiniões, comportamentos do usuário e até seus sentimentos. Podem ser feitas entrevistas, estudos etnográficos e até a observação de certos grupos focais, além de testes de usabilidade. Os métodos qualitativos colocam os pingos nos is dos “porquês” por trás das ações do usuário.

• Métodos quantitativos: é aqui que os números entram. Essa coleta de dados numéricos pode ser analisada através de estatísticas. São pesquisas, análises e testes A/B. São esses os métodos que podem ajudar a entender o “quanto” e o “como” das interações dos clientes.

Detalhes sobre os métodos de UX Research

Entrevistas: envolvem conversas diretas com usuários e uma compreensão detalhada das necessidades e motivações de compra/adesão.

Grupos focais: são pequenos grupos de usuários que são formados para discutir um produto ou serviço específico, com um moderador para avaliação. Dessa forma é fácil explorar as percepções coletivas e achar características comuns entre usuários.

Testes de usabilidade: observar a interação do usuário com o produto, que ajuda a identificar problemas e áreas de melhoria.

Exemplos de UX Research que fazem toda a diferença

Notebook em cima de uma mesa, com tela mostrando uma página de locais para hospedagem e mãos de uma pessoa negra estando em cima das teclas.

Amazon: a maior plataforma de e-commerce do mundo usa intensamente UX Research para entender melhor qual é o comportamento dos usuários dentro do site. É por meio dessas pesquisas que a empresa descobre quais produtos atraem mais cliques, em qual etapa ocorrem os abandonos de carrinhos e mais detalhes importantes. Com essas pesquisas em mãos, a Amazon pode ajustar seu layout, oferecer mais descontos e ajustar processos como o check-out das compras, por exemplo.

Netflix: a queridinha entre os streamings de filmes e séries se apoia bastante em UX Research e testa diferentes versões da página inicial, além dos algoritmos de “recomendados”. É através deste estudo que a plataforma personaliza a experiência do cliente e aumenta o tempo de atenção na tela.

Airbnb: no setor do turismo, o Airbnb vem despontando como uma opção para as pessoas que preferem alugar casas de temporada durante suas viagens, seja a lazer ou a trabalho. Esta plataforma utiliza UX Research para entender as preferências dos viajantes, bem como desenvolver novos recursos internamente.

São muitas empresas beneficiadas por este método tão eficiente de pesquisa, o UX Research.

Se você quer dar um up na sua estratégia digital, compreender profundamente as necessidades e comportamentos de quem consome seu produto pode ser uma ótima ideia para alavancar as vendas e melhorar seu impacto!

Investir em UX Research é investir em uma abordagem focada no usuário e na sua experiência – quando bem executada, essa estratégia tende a promover fidelidade à marca e deixar sua empresa cada vez mais competitiva no mercado.

A Business Factory pode te ajudar com o planejamento e toda a sua estratégia digital! Somos uma agência 360, focada em ajudar sua marca a crescer e atender cada vez mais as expectativas do consumidor.

Entre em contato com nossa equipe para saber como podemos ser úteis no desenvolvimento do seu negócio.

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