Impulsionamento: quando escolher impulsionar um post para mais pessoas?

6 de outubro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem, observados em destaque uma mão segurando um celular, com a tela acesa, mostrando as métricas de um post que passou por impulsionamento. Dispostos de cima para baixo estão: um gráfico de contas alcançadas diariamente, o número de impressões, e as atividades no perfil.

Você com certeza já viu que em algumas redes sociais há a opção de impulsionamento de postagens, não é mesmo?

Essa ferramenta é muito usada nas mais diversas estratégias de marketing digital de empresas e perfis de influencers, dentro de ferramentas como o Instagram, Facebook e até o TikTok.

Um estudo levantado pela Comscore identificou o Brasil como terceiro país que mais consome redes sociais no mundo (fica atrás de Índia e Indonésia, apenas).

Além disso, o estudo revela que os 131,5 milhões de usuários têm aumentado cada vez mais o tempo de uso da internet, principalmente nessas plataformas. Só esses dados já são bons motivos para prestar atenção no que pode ser impulsionado nas redes sociais, né?

Para te ajudar nesse quesito, explicaremos mais sobre a ideia e sobre as vantagens e desvantagens de usar o impulsionamento em diferentes plataformas.

Vem com a gente!

Para que serve o botão de impulsionamento?

A imagem mostra um foguete decolando longe, deixando para trás, em uma diagonal, a fumaça da decolagem. Faz referência a um impulsionamento, que tem como símbolo o emoji de foguete, normalmente.

Presente em algumas redes sociais como o Facebook e o Instagram, esse botão de impulsionamento (ou “turbinar”), faz com que o seu post atinja um número maior de pessoas do que alcançaria de forma orgânica.

É isso mesmo: o alcance original daquele post é superado e ele impacta mais pessoas com hábitos similares aos das pessoas que já curtem a sua página.

Alinhar o impulsionamento com as suas estratégias de tráfego orgânico pode ser bem interessante.

O objetivo

Na imagem, temos um alvo com o centro amarelo, e três dardos fincados em pontuações diversas.

Não se trata de apenas vender um produto.

O impulsionamento de uma postagem atrai mais seguidores, curtidas e gera engajamento dessa nova audiência.

Tornar as suas publicações mais impactantes é uma boa para se posicionar melhor dentro do seu segmento e para divulgar uma promoção em seu produto/serviço durante um tempo determinado.

Vantagens e desvantagens do impulsionamento

Na imagem observamos uma balança em metal dourado, símbolo do Direito, que também representa o equilíbirio. Não temos nada fazendo peso em nenhum a das extremidades, que possuem pratinhos pendurados para calcular o valor em comparação a outro objeto. Ela faz referência ao subtítulo do post, que apresenta vantagens e desvantagens de um impulsionamento.

Com as ferramentas atuais que permitem o impulsionamento de redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn), você pode definir o seu público-alvo com precisão – dessa forma, a sua publicação atinge as pessoas corretas, que o algoritmo da plataforma definir que tem interesse no seu conteúdo e que tem mais chances de interagir com ele.

Esse impulsionamento através de mídias sociais oferece resultados quase imediatos, enquanto as estratégias orgânicas podem levar muito mais tempo para atingir o seu objetivo.

Além disso, as redes citadas possuem métricas detalhadas sobre o desempenho da postagem impulsionada e tornam mais fácil uma avaliação sobre os resultados da ação.

O lado negativo certamente é menor, tendo em vista que turbinar posts em redes sociais atrai tudo o que a gente mais gosta: engajamento!

Para fazer impulsionamentos, há um custo monetário. Ele precisa ser pré-definido e ajustado de acordo com as necessidades do seu perfil.

Antes de lançar um conteúdo para ser impulsionado, é possível ver qual o valor mínimo a se gastar e quanto ele pode gerar de alcance.

Outro ponto negativo de se utilizar essa ferramenta pode ser uma saturação no seu público. Quando usado em excesso ou sem o devido cuidado com o alvo, a sua audiência pode perder interesse no conteúdo e tornar-se um público saturado.

Como saber qual rede social devo usar pra um impulsionamento?

Na imagem temos destaque em uma mão segurando um celular, com a tela acesa, mostrando uma pasta de aplicativos que une todas as redes sociais mais conhecidas, nessa ordem: Facebook, Instagram, Twitter (agora X), Google+, Pinterest, Tumblr, LinkedIn, WhatsApp e Messenger.

Essa análise pode ser feita levando em conta alguns fatores principais:

• de onde vem o seu maior número de conversões orgânicas?

• em qual rede social você tem mais influência?

• qual outra rede social você pode trabalhar para atrair mais público?

O Facebook, o Instagram e o TikTok são ótimas redes sociais para um alcance amplo, por concentrarem a maior parte dos usuários.

Já o LinkedIn, por exemplo, é bastante usado quando se pensa no impulsionamento de postagens voltadas para negócios.

Já o X, antigo Twitter, é indicado para publicações que viralizam, para conversas em tempos reais e para discutir assuntos populares.

Qual você acha que combina mais com seus objetivos?

Vale analisar cada uma das possibilidades antes de realmente colocar a ideia em prática.

Listamos 4 dicas super importantes para um impulsionamento eficaz nas redes sociais

A imagem foca em uma folha de papel disposta sobre uma superfície lisa, aparentemente de madeira branca. No topo da folha, está escrito: To-Do List, que significa, em tradução livre: lista de afazeres.

Sua audiência é sua melhor amiga

Conteúdos educativos, que trazem dicas, ideias e respostas para as maiores dúvidas dos clientes já provaram ter um bom desempenho nas redes sociais.

Ao conhecer seus clientes e analisá-los no dia a dia, é possível reunir essas informações e criar um conteúdo embasado nisso.

Falamos sobre definição de público-alvo anteriormente aqui no blog e, para segmentar o seu impulsionamento da forma correta, é muito importante estar alinhado à expectativa do seu público.

Conteúdo envolvente

Você está acostumado a criar conteúdos excelentes, temos certeza disso. Mas o conteúdo a ser impulsionado precisa ser estéticamente agradável, ter títulos chamativos e ter descrições de linguagem fácil, para maior compreensão do público. Outra dica legal é instigar as pessoas a interagir com o conteúdo ao fazer uma pergunta.

Monitoramento é sempre importante

Verifique as métricas de desempenho do seu conteúdo impulsionado e vá ajustando o investimento conforme o retorno recebido.

Testar também é uma boa ideia

Se ainda não sabe o que funciona melhor para seu público, uma excelente opção é fazer testes A/B até encontrar o que mais gerou engajamento e movimentou a sua rede social escolhida.

O impulsionamento nas redes sociais é uma ferramenta valiosa para alcançar uma audiência maior, desde que seja usado de forma estratégica e com um entendimento claro de seu público-alvo e objetivos.

Escolher a rede social certa e seguir as melhores práticas pode ajudar a maximizar os benefícios dessa estratégia de publicidade online.

A Business Factory pode te ajudar nisso! Somos uma agência 360, apta a trabalhar com seu planejamento, marketing estratégico e marketing digital.

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Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais: Instagram e TikTok.

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