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Se você está imerso no mundo do marketing, sabe que há diversas estratégias diferentes para converter vendas e o funil de marketing é uma bastante eficaz!
Para que você fique por dentro do assunto, a equipe da Business Factory trouxe alguns detalhes imprescindíveis para aprender e começar a usar esta técnica na sua empresa.
Leia mais e transforme cliques em clientes.
Trata-se de uma das estratégias mais utilizadas na internet.
Imagine um funil gigante, com várias etapas separadas, onde você prende a atenção do seu potencial cliente para que ele percorra todas e chegue ao destino final – que é a adesão ao seu produto.
É justamente esta jornada que o seu cliente segue que denominamos funil de marketing.
É aqui que tudo começa! Nesta etapa, o seu cliente ainda não sabe qual o tipo de serviço que ele precisa e está apenas navegando, olhando as possibilidades.
A ideia é fisgar a atenção dele ao esclarecer suas dúvidas, focando em conteúdo informativo, de modo que as pessoas sintam-se nutridas de informações neste primeiro contato.
Atraia o máximo de pessoas possíveis e faça-se relevante no mercado como uma referência para não ser esquecido.
Para fazer isto, sua empresa pode usar de estratégias muito interessantes como posts e blog, conteúdo informativo em mídias sociais e demais formatos de distribuição rápida e fácil, como vídeos e apresentações.
Agora estamos nos encaminhando para o meio do funil de marketing e ele já tem outra função diferente da inicial.
A ideia aqui é transformar os visitantes em leads, além de filtrá-los e selecionar quais deles têm o perfil certo para avançar para as outras etapas.
Este tipo de cliente já sabe sobre o seu conteúdo, entende que o problema dele existe e ainda está em busca de como resolvê-lo.
O que sua empresa faz, neste momento, é trazer a solução que ele precisa.
Algo que tem feito sucesso no mercado e sido bastante útil para captação de leads são formulários a serem preenchidos. Normalmente, para que as pessoas tenham interesse em preenchê-lo, há uma moeda de troca. Você pode oferecer um e-book, templates e/ou planilhas.
Com dados importantes coletados (nome, e-mail, telefone, por exemplo), é hora de buscar ainda mais detalhes sobre o cliente em potencial e descobrir se ele realmente tem chances de efetuar a compra ou não.
É o momento de partir para o ataque e fechar negócios. Você pode oferecer um desconto chamativo, uma exclusividade ou até mesmo uma demonstração do seu serviço no intuito de fisgá-lo para a compra no final.
Oferecer webinars e fazer lives exclusivas costumam ser uma ótima ideia para mostrar domínio do conteúdo e que você tem exatamente a solução que seu cliente precisa.
É necessário comprovar autoridade no assunto e construir uma relação boa com o cliente antes que ele efetue uma compra, certo?
É através do funil de marketing que você entende o cliente profundamente: ele te ajuda a descobrir as necessidades e desejos do seu público a cada estágio. Dessa forma, você passa a oferecer exatamente o que estão precisando.
Aumento da taxa de conversão também é uma realidade. Seguindo esta estratégia, sua empresa não estará atirando no escuro e sim captando as pessoas que realmente têm interesse no produto.
As chances de ocorrer uma fidelização são maiores! Ao construir relacionamentos sólidos de acordo com as etapas do funil, você conquista muito mais do que clientes, conquista fãs! Clientes fiéis são a base de qualquer empresa de sucesso.
Já batemos muito nesta tecla por aqui, mas mais uma vez, é necessário conhecer seu público.
O que eles buscam? Quais as dores e desejos?
A resposta dessas perguntas são a base do seu funil.
Produzir um conteúdo de qualidade é necessário! Lembre-se de que, para conquistar os clientes à primeira vista, é necessário ter um conteúdo relevante e envolvente. Os blogs, vídeos e infográficos podem te ajudar neste processo.
Você pode personalizar o meio do funil de acordo com o que acredita ser mais eficaz para atrair os clientes em potencial.
Caprichar nas ofertas no fim do funil também é um incentivo a mais para conquistar as pessoas.
Quer ter uma ideia de como fazer o funil de marketing funcionar?
Imagine que a área da sua empresa é o e-commerce de moda.
No primeiro passo, para atrair a atenção do público, pode-se criar posts com dicas de moda, tendências e até mesmo looks do dia.
Já, no meio, pode-se apostar em guias de estilo personalizados e recomendações de produtos que estão em alta.
No fim do funil, que tal oferecer um desconto exclusivo para compras na sua loja?
E se a minha empresa for uma agência de viagens?
Para um primeiro contato, instigue seu cliente com inspirações de destinos, traga posts informativos com curiosidades e culturas e cidades diferentes.
Para o meio do funil, aposte em guias mais detalhados dos destinos e dicas de como economizar em viagens.
Para o final do funil, pode-se oferecer ofertas exclusivas para pacotes turísticos se forem comprados com sua empresa!
Viu? É mais simples do que parece e esta técnica é totalmente aplicável, independente do nicho de sua empresa.
Gostou de desbravar o universo do funil de marketing?
Ele é um baita guia que pode transformar cliques em clientes fiéis.
Aplique o funil de marketing em sua empresa, capte os melhores leads e veja suas conversões decolarem!
A Business Factory é uma agência que pode te ajudar nisso e muito mais. Desenvolvemos sua empresa desde os primeiros passos: na criação de sites e identidade visual, até em estratégias para suas redes sociais, produção de conteúdo e inbound marketing.
Conte conosco para fazer o seu negócio crescer dentro do mercado! Entre em contato e saiba mais sobre nossas soluções.
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