Buzz Marketing: entenda como levar sua marca pra boca do povo!

4 de dezembro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem, temos duas mulheres brancas conversando, apontando para um notebook na frente delas, disposto sobre uma mesa. A mulher na esquerda da foto veste uma camiseta amarela e está com o cabelo preso. A mulher na direita da foto está com o cabelo solto, veste uma camiseta preta, e aponta para a tela do notebook com o indicador.

O buzz marketing é uma estratégia que veio para ficar!

Com o avanço das redes sociais (novos recursos, criação de mais plataformas), cada vez mais as pessoas dão opinião e comentam sobre os acontecimentos em todo canto da internet.

O buzz marketing é uma forma de promover o seu produto, e isso pode acontecer antes mesmo de que ele seja lançado – basicamente, a magia é criar ansiedade, fazer com que os consumidores comentem e criem o que chamaremos de “fofoca-positiva”.

Essa fofoca-positiva é justamente o que sua marca precisa para gerar aquele frenesi que a gente tanto gosta. Essa ansiedade pode fazer com que os consumidores esgotem o produto recém-lançado com uma velocidade incrível.

Mas, como fazer um buzz marketing eficiente?

Na imagem temos uma mulher branca, com o cabelo liso e vestindo uma camisa cinza. Ela parece anunciar algo em um megafone, que segura na frente da boca.

A gente sempre bate nessa tecla aqui no blog, mas é a mais pura verdade e necessário para qualquer estratégia de marketing bem sucedida: conheça o seu público!

É crucial entender quem você quer atingir. Saber hábitos, interesses, comportamento online e todas as principais características faz toda a diferença.

Quanto mais próximo da sua audiência, mais impactante será o buzz criado.

Clique aqui para ler nosso artigo sobre público-alvo e entender mais sobre como defini-lo.

Criar um conteúdo diferenciado e surpreendente também é ponto-chave nesta estratégia!

O mais importante para o buzz marketing é justamente o conteúdo. Seja ele lançado nas redes sociais, em blogs e até em vídeos do YouTube, por exemplo, sua chamada precisa ser irresistível.

Gere suspense, seja autêntico e deixe seus consumidores curiosos!

Buscar ajuda de influenciadores também pode ajudar no processo.

Na imagem, temos em foco um celular em cima de uma mesa, apoiado em um espelho. Ele está com a câmera frontal ativada, gravando uma mulher negra, com cabelos crespos, camiseta bege, mostrando um produto que recebeu. É uma influenciadora e faz referência ao tema do post, que aborda a estratégia Buzz Marketing.

Quem são os influencers que mais se alinham com a sua marca?

Uma ótima opção é chamá-los para fazer parte de sua história. Seja enviando uma amostra do produto como presente, um press kit, ou até mesmo promovendo através de uma publicidade paga, tudo é válido.

Aqui no blog, também já falamos de marketing de influência. Clique aqui para ficar antenado e entender como os influencers podem realmente ajudar a bombar o seu produto!

Permita que o público interaja com seu produto desde o início das divulgações.

Na imagem, temos um celular com a câmera frontal acesa, gravando uma mulher branca, que veste uma camiseta azul. O celular está encaixado em uma ring light, que está acesa. A foto faz referência a estratégia Buzz Marketing, onde influenciadores contribuem para a divulgação de um produto.

Que seja através de uma trend do TikTok ou até mesmo um filtro do Instagram, criar maneiras das pessoas interagirem e divulgarem de forma gratuita a sua ideia é excelente. Isso pode fazer com que os seguidores dela comecem a se interessar pelo assunto e, quem sabe, sua marca pode até viralizar nas redes. Que sonho, hein?

Sabe quem é mestre em buzz marketing no Brasil?

Ela mesmo! Pode entrar, Bianca Andrade (ou Boca Rosa)!

Conhecida justamente por todo esse poder de criar aquela fofoca-positiva e deixar os seus produtos de maquiagem super comentados, Bianca Andrade não tem medo de ousar e deixar todo mundo curioso com seus lançamentos, que muitas vezes são aprovados por influencers antes mesmo de saírem no mercado.

Na imagem, temos um plano de fundo liso, parecendo uma mesa, com diversos batons rosas dispostos acima. A imagem faz referência a influenciadora Bianca Andrade, ou Boca Rosa, que utiliza muito a estratégia Buzz Marketing, tema do post.

Em uma entrevista para Forbes, a influenciadora comentou um pouco mais sobre isso: “Eu percebi que as Kardashians estão sempre na polêmica, mas sempre rendem com isso. Pensei que era só usar isso com inteligência. […] Se todos estiverem vendo aquele press kit diferenciado nas redes sociais, é muito mais fácil para estourar em vendas”.

Incrível, né?

Outro exemplo de buzz marketing que dá certo – e se repete todo ano, de quebra – é o Spotify Wrapped.

Ele nada mais é do que uma retrospectiva criada exclusivamente a partir dos dados de consumo de músicas e podcasts dos usuários do Spotify.

Na imagem, temos a tela de um celular acesa, mostrando álbuns de música no aplicativo Spotify.

O algoritmo estuda o seu perfil e consegue trazer dados curiosos, que a gente adora compartilhar. São as músicas mais ouvidas ao longo do ano, ritmos e artistas novos que o usuário descobriu, álbuns mais ouvidos… uma série de detalhes que faz com que as pessoas compartilhem nas redes sociais todas as músicas que mais marcaram seu ano que se passou.

Na época que o Spotify faz essa curadoria anualmente, é normal vermos uma infinidade de usuários postando e usando a hashtag do #SpotifyWrapped nas redes sociais. Quem ainda não usa o Spotify, fica com vontade de usar!

Os benefícios do buzz marketing

São inúmeros os benefícios da estratégia.

Entre eles, gerar visibilidade. Essa estratégia tem o poder de levar sua marca a lugares inimagináveis. Através das redes sociais, estamos conectados com todo o mundo em tempo integral, e essa miscelânea de seguidores de diferentes lugares ajuda a espalhar cada vez mais as notícias.

O buzz marketing engaja, né? Envolver seu público de forma criativa faz com que eles se sintam ainda mais conectados com sua marca e construam um laço que pode ser bastante duradouro.

A foto foi tirada de cima, e mostra um notebook em cima de uma mesa, com três pessoas sentadas no sofá apontando para sua tela acesa.

Você tem a chance de viralizar! Com o influencer certo fazendo uma divulgação da sua marca, pronto: ela vira dancinha de TikTok, vira hashtag no X, torna-se uma série de compartilhamentos.

A manutenção da estratégia não é custosa.

Ao conseguir uma parceria com um influencer, ou até mesmo mandar o press kit da sua marca, seu custo é mínimo e o retorno pode ser muito mais alto!

Claro que para toda estratégia, também há riscos.

Você corre o risco de que a fofoca-positiva, torne-se negativa. Estar preparado para tirar as dúvidas do seu público e esclarecer as controvérsias de forma eficaz é muito importante. Antecipar-se a esse tipo de acontecimento faz toda a diferença.

O desafio de manter o público sempre engajado e ao mesmo tempo não deixá-los enjoar da sua marca também é difícil. O buzz marketing é uma estratégia de curto prazo – ela precisa de renovação.

Se você tem uma ideia genial e acredita que as pessoas podem comentar dela, ficar ansiosos e espalhá-la por aí, não tenha dúvidas: apostar no buzz marketing é uma ótima opção!

Observe cases de sucesso, estude o seu público muito bem e coloque em prática essa estratégia que, além de ter custo reduzido, ainda pode te render uma enorme visibilidade em todas as redes sociais. O buzz marketing é o que bomba no momento!

Curtiu este post? Fique ligado, aqui no blog trazemos muito conteúdo e dicas valiosas sobre marketing!

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