Escrito por:
Segundo dados divulgados pelo Governo do Brasil em 2022, as iniciativas de crowdfunding cresceram em 139% em um ano!
Essa modalidade de financiamento coletivo cresce cada vez mais no Brasil e você precisa ficar por dentro de como funciona!
A equipe da Business Factory fez uma seleção de informações essenciais sobre o assunto para te ajudar a entender melhor.
Já pensou em um projeto incrível, mas não pôde investir nele por falta de grana?
O crowdfunding é uma iniciativa que teve seu início com a transformação digital: trata-se de um investimento coletivo, que tem sido a chance para empreendedores obterem recursos e colocarem uma ideia em prática.
Esse projeto, patrocinado por várias pessoas, pode ser pessoal, social, cultural e empresarial.
É uma boa alternativa para impulsionar um negócio que ainda não tomou forma!
Não tem apenas um jeito para que essa mágica aconteça: são três tipos principais de iniciativa.
1. Recompensa: é a forma mais comum de iniciar, onde as pessoas contribuem com dinheiro para seu projeto e, em troca, recebem algum tipo de retorno.
2. Doação: aqui, o negócio é a generosidade. As pessoas interessadas em financiar o projeto simplesmente contribuem com dinheiro para apoiar a causa. Normalmente, esse tipo de crowdfunding funciona quando a ideia é uma ação social ou causa humanitária.
3. Equity (Participação): também famoso no meio do crowdfunding, esse tipo de iniciativa é voltada para startups e negócios em desenvolvimento. As pessoas investem dinheiro em troca de uma participação acionária em sua empresa. Bem no estilo daquele programa “Shark Tank”, lembra? É por aí mesmo!
Agora que você já sabe o que é crowdfunding e quais são os tipos, é hora de falar sobre as plataformas onde a mágica acontece. Existem várias delas por aí, mas aqui estão algumas das mais famosas:
Catarse: se você está pensando em lançar um projeto criativo, o Catarse é o lugar certo. Eles têm uma comunidade gigante de apoiadores e projetos de todos os tipos, desde livros, podcasts e filmes até games e música.
Apoia.se: se o seu foco está em criar conteúdo online, como vídeos no YouTube ou podcasts, o Apoia.se é uma plataforma brasileira excelente. Você pode oferecer recompensas exclusivas para seus apoiadores, como acesso antecipado ao seu conteúdo, sessões de podcasts gravadas com o público, abertura do seu programa com a voz de um apoiador e mais.
Benfeitoria: esta plataforma é voltada para projetos sociais, culturais, econômicos e socioambientais. Se o seu projeto envolve algum desses pontos, vale a pena dar o start nele através da Benfeitoria!
Idea.me: presente em diversos países, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Uruguai, que faz uma pré-seleção da ideia antes que ela seja publicada para as demais pessoas poderem embarcar na jornada.
Kickstarter: uma das plataformas de crowdfunding mais conhecidas no mundo todo. Eles abrigam projetos de todas as categorias imagináveis, desde tecnologia e design até comida e moda.
Para desenvolver o jogo Star Citizen, a Cloud Imperium Games lançou uma campanha de crowdfunding. Essa empreitada arrecadou mais de $ 300 milhões, tornando-se uma das campanhas de crowdfunding mais bem-sucedidas de todos os tempos. O jogo ainda está em desenvolvimento contínuo, mas atraiu uma base de fãs apaixonados.
A Hand Talk é uma empresa brasileira que desenvolveu o aplicativo de tradução de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para dispositivos móveis. Eles lançaram uma campanha de crowdfunding no Catarse para expandir sua plataforma e torná-la mais acessível. Embora não tenham sido criados exclusivamente pelo crowdfunding, a campanha ajudou a alavancar seu crescimento.
Os fãs da série de TV Veronica Mars lançaram uma campanha no Kickstarter para financiar um filme baseado na série. A campanha arrecadou mais de $ 5,7 milhões, demonstrando o poder dos fãs dedicados e permitindo que os criadores da série trouxessem a história de volta à vida nas telonas. Amor de fã supera tudo!
Oculus Rift: A Oculus, uma empresa de realidade virtual, lançou uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para financiar o desenvolvimento do Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual. A campanha arrecadou mais de 2,4 milhões de dólares, o que chamou a atenção do Facebook, que posteriormente adquiriu a Oculus por bilhões de dólares. O Oculus Rift se tornou um dos dispositivos mais populares de realidade virtual no mercado. Incrível, né?
Agora que você conhece os tipos de crowdfunding e algumas plataformas famosas, como você pode aproveitar essa maravilha para dar um impulso ao seu negócio?
O financiamento coletivo pode fazer sua ideia decolar e superar as expectativas. Considere divulgá-la para o mundo e conseguir parceiros em sua jornada!
A Business Factory é uma agência especializada em marketing digital que está sempre pronta para trabalhar com o desenvolvimento de empresas e pessoas.
Desde sua identidade visual até a comunicação interna, pode contar conosco! Faça seu orçamento e garanta as melhores soluções digitais para seu empreendimento.
Leia também:
Estratégia de marketing: o que aprendemos com a divulgação de Barbie e Oppenheimer?
Influencers: como o marketing de influência pode ser vantajoso pro seu negócio?
Compartilhar