Crowdfunding: como usar o financiamento coletivo para iniciar seu negócio

13 de outubro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem temos um grupo de pessoas discutindo algo que está em tópicos em notas autoadesivas coladas na capa de um fichário, que uma mulher amarela, de cabelos longos e castanhos, segura na mão. Do seu lado direito, temos uma mulher branca e grisalha de costas. Na sua esquerda, temos sentados à mesa: um homem branco do cabelo curto e liso, dois homens negros do cabelo curto, um deles com barba, e uma mulher negra e careca. Todos prestam atenção no que está sendo discutido.

Segundo dados divulgados pelo Governo do Brasil em 2022, as iniciativas de crowdfunding cresceram em 139% em um ano!

Essa modalidade de financiamento coletivo cresce cada vez mais no Brasil e você precisa ficar por dentro de como funciona!

A equipe da Business Factory fez uma seleção de informações essenciais sobre o assunto para te ajudar a entender melhor.

O crowdfunding (ou financiamento coletivo)

Na imagem, temos centralizado várias mãos unidas, uma sobre a outra, de diversas pessoas (que não aparecem na imagem), com a palma virada pra baixo, como se fossem comemorar algum acordo. A imagem faz referência a um crowdfunding, onde todos participam, tema do blog.
Já pensou em um projeto incrível, mas não pôde investir nele por falta de grana?

O crowdfunding é uma iniciativa que teve seu início com a transformação digital: trata-se de um investimento coletivo, que tem sido a chance para empreendedores obterem recursos e colocarem uma ideia em prática.

Esse projeto, patrocinado por várias pessoas, pode ser pessoal, social, cultural e empresarial.

É uma boa alternativa para impulsionar um negócio que ainda não tomou forma!

Existem tipos de crowdfunding

A imagem tem uma cor gradiente que varia do roxo para o amarelo. O fundo é liso, e no centro temos uma mão com três dedos erguidos (o polegar, o indicador e o médio), e os outros dois abaixados.

Não tem apenas um jeito para que essa mágica aconteça: são três tipos principais de iniciativa.

1. Recompensa: é a forma mais comum de iniciar, onde as pessoas contribuem com dinheiro para seu projeto e, em troca, recebem algum tipo de retorno.

2. Doação: aqui, o negócio é a generosidade. As pessoas interessadas em financiar o projeto simplesmente contribuem com dinheiro para apoiar a causa. Normalmente, esse tipo de crowdfunding funciona quando a ideia é uma ação social ou causa humanitária.

3. Equity (Participação): também famoso no meio do crowdfunding, esse tipo de iniciativa é voltada para startups e negócios em desenvolvimento. As pessoas investem dinheiro em troca de uma participação acionária em sua empresa. Bem no estilo daquele programa “Shark Tank”, lembra? É por aí mesmo!

Plataformas para financiamento coletivo

Sobre um fundo plano sólido branco, temos uma mão colocando moedas dentro de um cofrinho de porquinho preto. Acima, temos um caminho de moedas, de diversos valores. Faz referência ao tema do post, que envolve crowdfunding.

Agora que você já sabe o que é crowdfunding e quais são os tipos, é hora de falar sobre as plataformas onde a mágica acontece. Existem várias delas por aí, mas aqui estão algumas das mais famosas:

Catarse: se você está pensando em lançar um projeto criativo, o Catarse é o lugar certo. Eles têm uma comunidade gigante de apoiadores e projetos de todos os tipos, desde livros, podcasts e filmes até games e música.

Apoia.se: se o seu foco está em criar conteúdo online, como vídeos no YouTube ou podcasts, o Apoia.se é uma plataforma brasileira excelente. Você pode oferecer recompensas exclusivas para seus apoiadores, como acesso antecipado ao seu conteúdo, sessões de podcasts gravadas com o público, abertura do seu programa com a voz de um apoiador e mais.

Benfeitoria: esta plataforma é voltada para projetos sociais, culturais, econômicos e socioambientais. Se o seu projeto envolve algum desses pontos, vale a pena dar o start nele através da Benfeitoria!

Idea.me: presente em diversos países, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Uruguai, que faz uma pré-seleção da ideia antes que ela seja publicada para as demais pessoas poderem embarcar na jornada.

Kickstarter: uma das plataformas de crowdfunding mais conhecidas no mundo todo. Eles abrigam projetos de todas as categorias imagináveis, desde tecnologia e design até comida e moda.

Quem já usou o crowdfunding?

Na imagem temos um quadro branco com uma frase escrita com canetão azul. A frase, em inglês, "start tup", quer dizer "comece" em tradução livre, e também pode fazer referência a negócios pequenos iniciando (que chamamos de start ups), muitas vezes por crowdfunding, tema do post.
Para desenvolver o jogo Star Citizen, a Cloud Imperium Games lançou uma campanha de crowdfunding. Essa empreitada arrecadou mais de $ 300 milhões, tornando-se uma das campanhas de crowdfunding mais bem-sucedidas de todos os tempos. O jogo ainda está em desenvolvimento contínuo, mas atraiu uma base de fãs apaixonados.

A Hand Talk é uma empresa brasileira que desenvolveu o aplicativo de tradução de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para dispositivos móveis. Eles lançaram uma campanha de crowdfunding no Catarse para expandir sua plataforma e torná-la mais acessível. Embora não tenham sido criados exclusivamente pelo crowdfunding, a campanha ajudou a alavancar seu crescimento.

Os fãs da série de TV Veronica Mars lançaram uma campanha no Kickstarter para financiar um filme baseado na série. A campanha arrecadou mais de $ 5,7 milhões, demonstrando o poder dos fãs dedicados e permitindo que os criadores da série trouxessem a história de volta à vida nas telonas. Amor de fã supera tudo!

Oculus Rift: A Oculus, uma empresa de realidade virtual, lançou uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para financiar o desenvolvimento do Oculus Rift, um dispositivo de realidade virtual. A campanha arrecadou mais de 2,4 milhões de dólares, o que chamou a atenção do Facebook, que posteriormente adquiriu a Oculus por bilhões de dólares. O Oculus Rift se tornou um dos dispositivos mais populares de realidade virtual no mercado. Incrível, né?

Agora que você conhece os tipos de crowdfunding e algumas plataformas famosas, como você pode aproveitar essa maravilha para dar um impulso ao seu negócio?

O financiamento coletivo pode fazer sua ideia decolar e superar as expectativas. Considere divulgá-la para o mundo e conseguir parceiros em sua jornada!

A Business Factory é uma agência especializada em marketing digital que está sempre pronta para trabalhar com o desenvolvimento de empresas e pessoas.

Desde sua identidade visual até a comunicação interna, pode contar conosco! Faça seu orçamento e garanta as melhores soluções digitais para seu empreendimento.

Leia também:
Estratégia de marketing: o que aprendemos com a divulgação de Barbie e Oppenheimer?
Influencers: como o marketing de influência pode ser vantajoso pro seu negócio?

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!