Big Data: saiba do que se trata este conceito, suas aplicações e a sua importância para os negócios.

31 de maio de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra uma mulher em frente a uma projeção de linguagem de programação, que reflete em seu rosto e no fundo. A mulher é branca, ruiva, e veste uma regata preta.

Cada vez maior no mundo do marketing, o conceito de Big Data auxilia e surpreende as empresas que o utilizam.

Falar de análise de dados parece ser um pesadelo e uma tarefa difícil de executar, mas hoje em dia é impossível ignorar a importância da coleta de dados para os negócios.

É por isso que fizemos um apanhado sobre Big Data e listamos tudo o que você precisa saber para começar a empregar este artifício digital na sua empresa sem ter medo de se complicar.

Pegue seu café para nos acompanhar.

A imagem mostra um homem branco com o cabelo curto, barba e camisa branca, vestindo óculos, olhando para baixo. Atrás dele, temos uma tela grande com análise de Big Data.

Foto: Pexels/Reprodução

O que é Big Data?

Muito mais do que apenas um monte de informações reunidas aleatoriamente, trata-se de uma grande quantidade de dados que são gerados a cada segundo, vindos de diversas fontes como as redes sociais, dispositivos móveis, transações online e até mesmo sensores.

Esses dados são tão vastos e complexos que os métodos tradicionais de coleta e análise de dados simplesmente não dão conta do recado, por isso o apelo para o digital.

Segundo dados divulgados pelo Mordor Intelligence, o tamanho do mercado brasileiro de Big Data Analytics é estimado em US$ 3,41 milhões em 2024, e deve atingir US$ 5,53 milhões até 2029.

Só aí já dá para entender a importância desses dados por aqui, né?

De onde surgiu o Big Data?

A imagem mostra uma tela com vários dados sendo analisados, fazendo referência ao tema do blog, Big Data. São vários quadros, cinzas, com números e gráficos.

Foto: Unsplash/Reprodução

A ideia de armazenar dados sempre existiu. Antigamente, por exemplo, era comum fazermos cadastros de biblioteca e locadoras de vídeo à mão. Esses cadastros continham informações como nome, endereço, telefone e os últimos livros ou filmes consumidos pelo cliente. Isso facilitava o contato com ele, além de dar sugestões do que poderia consumir novamente.

Hoje em dia, este armazenamento de dados tem nome, “Big Data”, o que veio junto com uma nova abordagem lá no início dos anos 2.000.

Doug Laney é o responsável pela definição mais conhecida de Big Data. Segundo ele, “Big Data são ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos”.

Ele também separou a ideia em “5 Vs”, o que veremos mais a seguir.

Os 5 Vs de Doug Laney

A imagem mostra um homem branco, vestindo moletom e óculos escuros, mostrando a palma da mão aberta para a câmera, fazendo o número 5 com as mãos.

Foto: Unsplash/Reprodução

Quando falamos de Big Data, é impossível não mencionar os os famosos “5 Vs”: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.

Volume: é o principal ponto para entender o Big Data.

Refere-se à imensidão dos dados gerados a cada instante.

Estamos falando de terabytes, petabytes e até mesmo exabytes de informações sendo produzidas diariamente.

Velocidade: o Big Data se move em uma velocidade altíssima.

Os dados são gerados e atualizados em tempo real, o que exige uma capacidade de processamento ágil e eficiente.

Variedade: aqui, entramos na diversidade dos tipos de dados.

Estamos falando de coisas como textos, imagens, vídeos, áudios e muito mais. Essa multiplicidade de formatos torna o Big Data ainda mais desafiador.

Veracidade: a confiabilidade dos dados é crucial.

Não adianta ter uma tonelada de informações se elas não forem precisas e confiáveis, né?

Garantir a veracidade dos dados é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de Big Data.

Valor: por fim, o quinto e último V refere-se ao valor que os dados podem agregar aos negócios.

Afinal, de que adianta ter todos esses dados se não soubermos extrair insights valiosos e transformá-los em ações?

Além dos 5 Vs

Existem três tipos de dados em Big Data, são eles:

• Social Data: estes evidenciam as características do comportamento das pessoas.

• Enterprise data: provenientes de empresas, eles mostram processos e detalhes como o nível de produtividade.

• Data of things: são coletados em dispositivos IoT (internet das coisas), equipamentos e sensores com inteligência.

Qual a relação do Big Data com marketing digital?

A imagem mostra a tela de um computador acesa, mostrando uma página de análise de dados, mostrando números categorizados e com diversos gráficos.

Foto: Unsplash/Reprodução

Agora que você já entende mais sobre o assunto, vamos falar sobre o quanto é relevante para o marketing digital. Acompanhe:

Personalize a experiência

Entenda melhor o comportamento e as preferências dos clientes, permitindo uma personalização mais eficaz das campanhas de marketing.

Preveja as tendências

Analisando grandes volumes de dados, as empresas podem identificar padrões e tendências emergentes, permitindo que antecipem as necessidades do mercado.

Melhore as suas campanhas

Através de insights provenientes do Big Data, é possível melhorar suas campanhas de marketing, direcionando seus esforços para as estratégias mais eficazes.

Chega de decisões impulsivas!

Em vez de confiar apenas na intuição, é possível tomar decisões fundamentadas em dados concretos, reduzindo o risco de erro.

Desafios do Big Data

A imagem mostra uma mulher branca, com o cabelo longo, cacheado e castanho, com uma camisa de botão branco. Ela tem um semblante confuso, erguendo as mãos enquanto olha pra uma tela, tentando entender.

Foto: Unsplash/Reprodução

É claro que nem tudo são flores – algumas empresas enfrentam desafios significativos ao lidar com tamanha imensidão de informações.

Privacidade e segurança

Muitos dados estão sendo coletados, então há a preocupação de proteção da privacidade e de manter os dados coletados em sigilo.

Não é simples gerenciar

Lidar com grandes volumes de dados requer um gerenciamento eficiente – isso necessita de investimento e pode ser um desafio para muitas empresas.

Interpretação de dados

Não basta apenas ter os dados, é necessário interpretá-los da forma correta. Isso exige habilidades avançadas e uma equipe especializada em dados para extrair o melhor dos relatórios.

O Big Data está revolucionando a maneira como as empresas fazem negócios. A análise de dados traz oportunidades em tendências e otimização de campanhas, por isso, requer habilidades e recursos significativos.

Sua empresa está preparada para lidar com o Big Data e desfrutar das oportunidades que este recurso pode oferecer? Vale considerar as possibilidades!

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