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Cada vez maior no mundo do marketing, o conceito de Big Data auxilia e surpreende as empresas que o utilizam.
Falar de análise de dados parece ser um pesadelo e uma tarefa difícil de executar, mas hoje em dia é impossível ignorar a importância da coleta de dados para os negócios.
É por isso que fizemos um apanhado sobre Big Data e listamos tudo o que você precisa saber para começar a empregar este artifício digital na sua empresa sem ter medo de se complicar.
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Muito mais do que apenas um monte de informações reunidas aleatoriamente, trata-se de uma grande quantidade de dados que são gerados a cada segundo, vindos de diversas fontes como as redes sociais, dispositivos móveis, transações online e até mesmo sensores.
Esses dados são tão vastos e complexos que os métodos tradicionais de coleta e análise de dados simplesmente não dão conta do recado, por isso o apelo para o digital.
Segundo dados divulgados pelo Mordor Intelligence, o tamanho do mercado brasileiro de Big Data Analytics é estimado em US$ 3,41 milhões em 2024, e deve atingir US$ 5,53 milhões até 2029.
Só aí já dá para entender a importância desses dados por aqui, né?
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A ideia de armazenar dados sempre existiu. Antigamente, por exemplo, era comum fazermos cadastros de biblioteca e locadoras de vídeo à mão. Esses cadastros continham informações como nome, endereço, telefone e os últimos livros ou filmes consumidos pelo cliente. Isso facilitava o contato com ele, além de dar sugestões do que poderia consumir novamente.
Hoje em dia, este armazenamento de dados tem nome, “Big Data”, o que veio junto com uma nova abordagem lá no início dos anos 2.000.
Doug Laney é o responsável pela definição mais conhecida de Big Data. Segundo ele, “Big Data são ativos de informações de alto volume, alta velocidade e/ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos”.
Ele também separou a ideia em “5 Vs”, o que veremos mais a seguir.
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Quando falamos de Big Data, é impossível não mencionar os os famosos “5 Vs”: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.
Volume: é o principal ponto para entender o Big Data.
Refere-se à imensidão dos dados gerados a cada instante.
Estamos falando de terabytes, petabytes e até mesmo exabytes de informações sendo produzidas diariamente.
Velocidade: o Big Data se move em uma velocidade altíssima.
Os dados são gerados e atualizados em tempo real, o que exige uma capacidade de processamento ágil e eficiente.
Variedade: aqui, entramos na diversidade dos tipos de dados.
Estamos falando de coisas como textos, imagens, vídeos, áudios e muito mais. Essa multiplicidade de formatos torna o Big Data ainda mais desafiador.
Veracidade: a confiabilidade dos dados é crucial.
Não adianta ter uma tonelada de informações se elas não forem precisas e confiáveis, né?
Garantir a veracidade dos dados é um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais de Big Data.
Valor: por fim, o quinto e último V refere-se ao valor que os dados podem agregar aos negócios.
Afinal, de que adianta ter todos esses dados se não soubermos extrair insights valiosos e transformá-los em ações?
Existem três tipos de dados em Big Data, são eles:
• Social Data: estes evidenciam as características do comportamento das pessoas.
• Enterprise data: provenientes de empresas, eles mostram processos e detalhes como o nível de produtividade.
• Data of things: são coletados em dispositivos IoT (internet das coisas), equipamentos e sensores com inteligência.
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Agora que você já entende mais sobre o assunto, vamos falar sobre o quanto é relevante para o marketing digital. Acompanhe:
Entenda melhor o comportamento e as preferências dos clientes, permitindo uma personalização mais eficaz das campanhas de marketing.
Analisando grandes volumes de dados, as empresas podem identificar padrões e tendências emergentes, permitindo que antecipem as necessidades do mercado.
Através de insights provenientes do Big Data, é possível melhorar suas campanhas de marketing, direcionando seus esforços para as estratégias mais eficazes.
Em vez de confiar apenas na intuição, é possível tomar decisões fundamentadas em dados concretos, reduzindo o risco de erro.
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É claro que nem tudo são flores – algumas empresas enfrentam desafios significativos ao lidar com tamanha imensidão de informações.
Muitos dados estão sendo coletados, então há a preocupação de proteção da privacidade e de manter os dados coletados em sigilo.
Lidar com grandes volumes de dados requer um gerenciamento eficiente – isso necessita de investimento e pode ser um desafio para muitas empresas.
Não basta apenas ter os dados, é necessário interpretá-los da forma correta. Isso exige habilidades avançadas e uma equipe especializada em dados para extrair o melhor dos relatórios.
O Big Data está revolucionando a maneira como as empresas fazem negócios. A análise de dados traz oportunidades em tendências e otimização de campanhas, por isso, requer habilidades e recursos significativos.
Sua empresa está preparada para lidar com o Big Data e desfrutar das oportunidades que este recurso pode oferecer? Vale considerar as possibilidades!
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