Bio do Instagram: saiba o que é e como fazer a sua!

22 de junho de 2023

Escrito por:

Business Factory

Celular posicionado sobre fundo azul, com a tela acesa demonstrando onde fica a bio do Instagram em um perfil aleatório.

Você sabe o que é uma bio do Instagram? Tem alguma ideia de como deixá-la atrativa e fazer os outros entenderem mais sobre você ou seu negócio?

Calma, nós podemos te ajudar nisso!

Aqui no blog da Business Factory, você fica sabendo o que é uma bio do Instagram, o porquê você deve caprichar nela e dicas para deixá-la cada vez mais atrativa.

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Afinal, que raios é uma bio do Instagram?

Homem branco, ruivo, dos olhos castanhos e usando uma camiseta rosa pastel, olhando para a câmera com expressão de dúvida, para demonstrar uma pessoa que não sabe o que é uma bio no Instagram. O fundo da imagem é marrom.

Essa é a parte do seu perfil que fica logo abaixo do nome do perfil – é um espaço para você explicar em poucas palavras sobre quem é, ou do que se trata o seu empreendimento.

Além desse breve texto, agora é possível colocar informações de contato, emojis e até mesmo uma URL (o seu próprio site, ou até um link que contenha outros links!), por exemplo.

Por que é importante manter uma bio interessante?

Mulher branca, do cabelo liso castanho, olhando para uma lâmpada que segura em uma de suas mãos, fazendo referência a uma ideia para a bio do Instagram. O fundo da imagem é azul marinho.

O Instagram tornou-se uma das redes sociais primárias para qualquer pessoa ou negócio. Por isso, é necessário ser bem assertivo sobre seus objetivos por lá. Dizem que a primeira impressão é a que fica, certo? A bio do Instagram é, com certeza, a primeira coisa que as pessoas reparam em todos os perfis.

Considere que essa parte do seu perfil será como a vitrine de uma loja: ela tem que ser convidativa e interessante.

A bio permite que você compartilhe informações importantes, que ajudam os outros a entenderem quem você (ou sua empresa) é, o que faz e quais são seus interesses. Isso ajuda a criar uma conexão entre você e seus seguidores, fornecendo contexto sobre você ou seus produtos, o estilo do empreendimento e para quem ele é destinado.

Outro ponto a se destacar é que a bio do Instagram pode ser alterada a qualquer hora. Quais são os seus objetivos no momento? Atrair visitantes para seu site? Incentivar a participação em uma promoção? Fazer com que assistam a um vídeo?

Alterar a bio momentaneamente para atingir o seu objetivo é uma maneira eficaz de direcionar o engajamento e influenciar o comportamento dos seguidores, atiçando a curiosidade deles.

Como fazer uma bio do Instagram assertiva?

Parede com muro de tijolos coloridos, com listras nas cores amarelo, azul, rosa e verde. Na frente, uma mulher tampando seu rosto com um buquê de balões de gás hélio, com ilustrações de emojis variados.

Primeiro, escolha uma foto do perfil satisfatória. No caso de um perfil pessoal, uma boa iluminação ajuda bastante; no caso de um perfil voltado para negócios, utilizar o logo do seu empreendimento é uma boa ideia: assim você reforça a marca e quando as pessoas o virem na timeline, já saberão do que se trata.

Aposte em um usuário que fale exatamente do que se trata o perfil. Seu nome ou o nome da empresa são perfeitos para isso. Caso o @ já esteja ocupado, complete com alguma palavra que faça sentido. Por exemplo, no caso de uma loja de roupas, @lojaX, ou no caso de um empreendimento voltado para beleza, @Xcosmeticos.

Ajustar o nome principal também é essencial. Elimine caracteres especiais ou difíceis de serem lidos, o ideal aqui é ser direto e simples.

Texto principal: aqui é onde as coisas podem dar muito certo ou muito errado, então, capriche! É nesse texto que você precisa se apresentar e deixar claro o que as pessoas podem esperar do seu perfil. É uma loja? É um perfil voltado para lifestyle? Uma pousada no interior de São Paulo? Deixe esses detalhes claros e atrativos!

E sobre os emojis? Devo colocar? Sim, por favor! Sinta-se livre para colocar os que expressem a personalidade da sua marca também, só tome cuidado para não exagerar e acabar perdendo espaço por isso.

Outra parte importantíssima hoje em dia é o site! Você pode incluir o site do seu empreendimento, ou criar o que chamamos de “árvore de links”, que se trata de um único link que dá ao usuário a opção de acessar outros. Algumas ferramentas que ajudam nessa criação da árvore de links, e são muito usadas, são o Linktree e o Lnk.bio. Nelas, você pode criar os seus múltiplos links gratuitamente e colocar na bio do Instagram.

Fique muito atento!

Uma mulher, de cabelo comprido liso e preto, usando um batom vermelho e uma blusa gola alta da mesma cor, segurando uma lupa em frente ao seu rosto, ampliando o seu olho. Ela simula uma "busca" fazendo referência a atenção na construção da bio do Instagram. O fundo da imagem é vinho.

Mesmo sendo uma seção pequena, a bio do Instagram pode ter um impacto significativo na forma como você é percebido e como as pessoas interagem com seu perfil. Por isso, é importante dedicar algum tempo para criar uma bio atrativa, informativa e envolvente.

O que acha de colocar tudo isso em prática e melhorar mais ainda a sua bio do Instagram?

A equipe da Business Factory pode te ajudar com todos esses detalhes. Somos especialistas em marketing digital e planejamento. Com a nossa gestão de redes sociais, a sua marca recebe a bio do Instagram perfeita para se destacar e encontrar o seu público-alvo. A BF também te ajuda com a criação de conteúdo, com posts inteligentes e estratégicos para gerar leads.

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