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Já pensou em usar ferramentas para facilitar o seu dia a dia e aumentar a eficiência da sua estratégia de marketing? Com a automação de alguns serviços, você pode!
Se tem algo necessário hoje em dia, é justamente a facilitação do trabalho e redução de tempo para executar cada tarefa. A automação pode te ajudar nesses quesitos.
Mas, fique calmo: não é como se algum robô fosse substituir o trabalho humano no processo! Pelo contrário, a automação vem como uma grande aliada para melhorar o desempenho profissional e gerar cada vez mais leads.
Vem com a gente, nós desvendamos o mundo da automação para vocês e trazemos exemplos aplicáveis em diversas áreas!
Em termos simples, a automação é utilizar a tecnologia para realizar as tarefas mais específicas, sem uma intervenção direta.
É basicamente programar o algoritmo para que os processos rotineiros aconteçam de forma automática, sem que precisemos fazer esta manutenção de forma manual.
É uma forma de poupar tempo e até mesmo dedicá-lo a atividades mais estratégicas e criativas!
O mundo do marketing digital é gigantesco e hoje em dia, temos diversas redes sociais para observar e nos manter atualizados.
A automação pode servir como uma varinha mágica em vários processos demorados, para torná-los mais fáceis e escaláveis.
Com a automação e ferramentas como o Mailchimp e o Hubspot, por exemplo, você pode programar a máquina para criar e-mails automatizados, segmentando os interesses do seu público para que a mensagem certa chegue ao destinatário correto.
Sabemos que o mundo da propaganda é muito influenciado pelo comportamento nas redes sociais. Mantê-las ativas e com uma audiência engajada pode ser uma tarefa exaustiva se tudo for feito do zero.
Usando a automação, é possível programar os posts, criar uma interação com seu público e analisar dados de resultados. Faça isso sem perder horas na frente do computador!
O Buffer é um ótimo aliado nessa jornada e, através do próprio Meta Business Suite você pode fazer algumas automações.
As plataformas como o nosso querido Google Ads e Facebook Ads deixam com que você defina parâmetros específicos para os anúncios.
São várias formas de personalizá-los e garantir que sejam exibidos na hora certa, para as pessoas certas.
Ao usar a automação, é possível configurar respostas automáticas para e-mails e mensagens de texto em diversas redes sociais. Assim, seu cliente não fica aguardando horas por um retorno e pode até mesmo receber aquela mensagem de que em breve ele será respondido. É melhor programar uma resposta automática do que deixá-lo esperar tanto!
O Calendly é uma ótima plataforma para te ajudar na sua organização – através dela, os clientes e parceiros podem agendar reuniões diretamente em sua agenda e evitar trocas de e-mails excessivas.
Os assistentes virtuais ajudam seus hóspedes a fazer todo o processo de compra, de check-in e até podem ajudá-los a tirar dúvidas online.
Um ótimo exemplo de automação foi o que rolou na Cidade do Rock, durante o Rock in Rio, na edição de 2017 do evento.
A organização do festival criou uma experiência robótica através do Facebook Messenger: o usuário podia enviar perguntas básicas, como horários de shows e como chegar na Cidade do Rock, e o chatbot respondia automaticamente.
Mais do que fornecer informações, este meio de automação também foi bastante divertido – além de tirar as dúvidas, o robô criava um game com os usuários para que eles ajudassem o guitarrista Slash a encontrar sua guitarra perdida para o festival, por exemplo.
Na época, a ação bombou e foi uma baita novidade para o setor de turismo e eventos.
O hóspede saiu do seu hotel, ou terminou de usar o seu serviço? Pedir uma avaliação no momento em que ele fez o check-out é uma ótima ideia.
Seja para coletar comentários, para manutenção interna dos processos e até mesmo para saber o que ficou faltando para seu cliente, automatizar essa questão do feedback faz toda a diferença.
Outra dica de automação que deu super certo no setor do turismo foi a Turbox, ideia criada por Daniel Fávero.
Através do aplicativo “Meu Agente”, criado por ele, seu cliente pode acessar detalhes de viagem e ter uma experiência inovadora. É uma forma do agente de viagem contar com a tecnologia para organizar a experiência de outra pessoa e evitar erros no processo.
A automação não é uma substituição de mão de obra humana, porém, pode sim facilitar o dia a dia de todos.
Ela permite que tarefas repetitivas sejam realizadas pelos algoritmos, enquanto podemos nos dedicar a atividades que exigem mais criatividade, estratégia e até empatia.
O futuro é automatizado e isso é ótimo!
O mundo digital só cresce e se expande – usar a automação de forma responsável te ajuda a atingir níveis maiores de produtividade e lucros.
A automação está no mercado para tornar a vida de todos mais fácil e eficiente. Que tal fazer testes e descobrir o que mais funciona para você?
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