Automação: conheça formas de facilitar tarefas no seu negócio!

6 de dezembro de 2023

Escrito por:

Business Factory

A foto mostra a mão de um robô, branco, estendida para a frente, como se convidasse a pessoa a fazer um aperto de mãos.

Já pensou em usar ferramentas para facilitar o seu dia a dia e aumentar a eficiência da sua estratégia de marketing? Com a automação de alguns serviços, você pode!

Se tem algo necessário hoje em dia, é justamente a facilitação do trabalho e redução de tempo para executar cada tarefa. A automação pode te ajudar nesses quesitos.

Mas, fique calmo: não é como se algum robô fosse substituir o trabalho humano no processo! Pelo contrário, a automação vem como uma grande aliada para melhorar o desempenho profissional e gerar cada vez mais leads.

Vem com a gente, nós desvendamos o mundo da automação para vocês e trazemos exemplos aplicáveis em diversas áreas!

Primeiramente, o que é a automação?

A foto mostra vários pontos de interrogação impressos, dispostos recortados sobre um fundo liso.
Em termos simples, a automação é utilizar a tecnologia para realizar as tarefas mais específicas, sem uma intervenção direta.

É basicamente programar o algoritmo para que os processos rotineiros aconteçam de forma automática, sem que precisemos fazer esta manutenção de forma manual.

É uma forma de poupar tempo e até mesmo dedicá-lo a atividades mais estratégicas e criativas!

Mande os robôs trabalharem por você!

A foto mostra um robô com sua parte mecânica exposta, segurando uma tela. Ele está sentado em um banco de madeira vinho.
O mundo do marketing digital é gigantesco e hoje em dia, temos diversas redes sociais para observar e nos manter atualizados.

A automação pode servir como uma varinha mágica em vários processos demorados, para torná-los mais fáceis e escaláveis.

Seus dias de mandar e-mails personalizados e manuais acabaram!

Com a automação e ferramentas como o Mailchimp e o Hubspot, por exemplo, você pode programar a máquina para criar e-mails automatizados, segmentando os interesses do seu público para que a mensagem certa chegue ao destinatário correto.

Com a automação, fazer a gestão de redes sociais ficou mais fácil

Na foto, temos um celular com a tela acesa, mostrando diversos aplicativos de redes sociais, como Facebook, SnapChat, Instagram, Twitter, e assim por diante, fazendo referência a automação de respostas nas redes.
Sabemos que o mundo da propaganda é muito influenciado pelo comportamento nas redes sociais. Mantê-las ativas e com uma audiência engajada pode ser uma tarefa exaustiva se tudo for feito do zero.

Usando a automação, é possível programar os posts, criar uma interação com seu público e analisar dados de resultados. Faça isso sem perder horas na frente do computador!

O Buffer é um ótimo aliado nessa jornada e, através do próprio Meta Business Suite você pode fazer algumas automações.

Você fazendo uma segmentação mais precisa

As plataformas como o nosso querido Google Ads e Facebook Ads deixam com que você defina parâmetros específicos para os anúncios.

São várias formas de personalizá-los e garantir que sejam exibidos na hora certa, para as pessoas certas.

Programe respostas com a automação

Ao usar a automação, é possível configurar respostas automáticas para e-mails e mensagens de texto em diversas redes sociais. Assim, seu cliente não fica aguardando horas por um retorno e pode até mesmo receber aquela mensagem de que em breve ele será respondido. É melhor programar uma resposta automática do que deixá-lo esperar tanto!

Até agendar reuniões ficou mais fácil!

O Calendly é uma ótima plataforma para te ajudar na sua organização – através dela, os clientes e parceiros podem agendar reuniões diretamente em sua agenda e evitar trocas de e-mails excessivas.

Para o setor do turismo, a automação também vem com tudo!

A foto mostra a silhueta de um homem em pé, segurando uma mala de rodinhas ao seu lado, observando o pôr-do-sol com um avião passando no céu.
Os assistentes virtuais ajudam seus hóspedes a fazer todo o processo de compra, de check-in e até podem ajudá-los a tirar dúvidas online.

Um ótimo exemplo de automação foi o que rolou na Cidade do Rock, durante o Rock in Rio, na edição de 2017 do evento.

A organização do festival criou uma experiência robótica através do Facebook Messenger: o usuário podia enviar perguntas básicas, como horários de shows e como chegar na Cidade do Rock, e o chatbot respondia automaticamente.

Mais do que fornecer informações, este meio de automação também foi bastante divertido – além de tirar as dúvidas, o robô criava um game com os usuários para que eles ajudassem o guitarrista Slash a encontrar sua guitarra perdida para o festival, por exemplo.

Na época, a ação bombou e foi uma baita novidade para o setor de turismo e eventos.

Automatize seus pedidos de feedback

Na imagem, temos uma fileira de estrelas de biscuit dispostas sobre um fundo metade rosa, metade azul bebê. Faz referência a automação de feedbacks nas plataformas, tema do post.
O hóspede saiu do seu hotel, ou terminou de usar o seu serviço? Pedir uma avaliação no momento em que ele fez o check-out é uma ótima ideia.

Seja para coletar comentários, para manutenção interna dos processos e até mesmo para saber o que ficou faltando para seu cliente, automatizar essa questão do feedback faz toda a diferença.

Outra dica de automação que deu super certo no setor do turismo foi a Turbox, ideia criada por Daniel Fávero.

Através do aplicativo “Meu Agente”, criado por ele, seu cliente pode acessar detalhes de viagem e ter uma experiência inovadora. É uma forma do agente de viagem contar com a tecnologia para organizar a experiência de outra pessoa e evitar erros no processo.

A tecnologia pode ser sua melhor amiga!

A foto mostra o robô C3PO, da franquia Star Wars. Trata-se de um robô alto, esguio, com a lataria dourada. Faz referência a um robô amigo, como uma automação bem-vinda a cooperar com os seres humanos.
A automação não é uma substituição de mão de obra humana, porém, pode sim facilitar o dia a dia de todos.

Ela permite que tarefas repetitivas sejam realizadas pelos algoritmos, enquanto podemos nos dedicar a atividades que exigem mais criatividade, estratégia e até empatia.

O futuro é automatizado e isso é ótimo!

O mundo digital só cresce e se expande – usar a automação de forma responsável te ajuda a atingir níveis maiores de produtividade e lucros.

A automação está no mercado para tornar a vida de todos mais fácil e eficiente. Que tal fazer testes e descobrir o que mais funciona para você?

A Business Factory te mantém atualizado em todos os assuntos que estão em alta no momento. Se você quer manjar de marketing e marketing digital, está no lugar certo!

Somos uma empresa 360, e fornecemos as mais diversas soluções para sua empresa. Atuamos com design e desenvolvimento web, comunicação interna e endomarketing, imagem corporativa e muito mais!

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