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Recentemente algumas redes sociais passaram a permitir a compra do selo de verificado para as mais diversas contas.
Hoje, a equipe da Business Factory veio explicar um pouquinho mais dessa função nova e contar como ela afeta as dinâmicas em tais redes sociais, além de levantar a seguinte questão: o selo de verificado faz diferença no seu negócio?
Vamos juntos nessa, porque tem muita informação importante vindo em seguida!
Anteriormente oferecido pelas redes sociais apenas para perfis autênticos de famosos ou de marcas específicas, o selo de verificado serve para atestar a veracidade de tal perfil.
É a forma de provar que aquela conta é verdadeira, de diferenciá-la dos fakes e de aumentar o engajamento. Seja um perfil comercial ou pessoal, o selo de verificado traz a confiança de que todos os posts feitos por aquele @ são realmente vindos dele.
Para o seu perfil comercial, o selo pode ser interessante justamente para promover maior confiança do seu público na marca e destacá-la das demais do seu segmento.
A constante evolução das redes sociais trouxe essa novidade para mais tipos de conta – agora, você pode pagar para ter esse selo.
O X (finado Twitter, que agora é comandado pelo senhor Elon Musk e teve seu nome alterado oficialmente), possui um serviço de assinatura chamado “X Premium”.
Além do famoso selo de verificado adicionado à sua conta, o usuário ganha acesso antecipado para selecionar recursos novos.
Os preços são a partir de US$ 8,00/mês ou US$ 84,00/ano.
Para empresas, há a opção de “Organizações Verificadas”, que é um selo de verificado exclusivo para empresas, governos e organizações sem fins lucrativos. Para eles, há um selo dourado.
As vantagens de se tornar um perfil verificado no X incluem:
• Selo de verificado, na ideia de promover um maior engajamento;
• Ver metade dos anúncios que são exibidos para usuários que não possuem a assinatura;
• Feed mais exclusivo, com os principais posts compartilhados pelas pessoas que você segue;
• Posts de texto e vídeos mais longos;
• Edição de post nos primeiros 30 minutos após seu envio;
• Mega visibilidade ao responder um post de outro usuário;
• Verificação de dois fatores ao logar.
A Meta também oferece selo de verificado pago!
Seguindo o mesmo objetivo de diferenciar contas fakes de contas reais, o Meta Verified possui vantagens que vão além disso. Veja:
• Selo de verificado que permite que sua audiência o identifique como original e engaje cada vez mais;
• Figurinhas exclusivas para uso nas duas redes sociais;
• Dispensa robôs caso tenha algum problema com a conta – o suporte seria oferecido por uma pessoa real;
• 100 estrelas por mês para dar aquela ajudinha nos seus criadores de conteúdo favoritos dessas plataformas.
Para o selo de verificado da Meta, custa cerca de R$ 55,00/mês. As assinaturas para o Facebook e Instagram são distintas, logo, o valor deve ser pago para essas redes separadamente.
No X, as assinaturas estão disponíveis a nível global, através do iOS e do Android. Há a possibilidade de entrar em uma lista de espera, e o X se reserva o direito de remover a qualquer momento o selo de verificado, sem aviso prévio e sem reembolso.
Todos os assinantes do X Premium terão que confirmar o número do celular, como parte da assinatura. Para usar o X Premium, sua conta deve ter sido ativa nos últimos 30 dias e o pedido de verificação deve ser feito apenas 90 dias após a criação da conta. Além disso, a conta não pode ter alterações recentes na foto do perfil, nome exibido ou usuário.
Para comprovar a veracidade do seu perfil, são necessários documentos pessoais ou empresariais, dependendo do selo de verificado que você precisa.
Para receber o selo de verificado, o usuário deve ir até sua central de contas e fazer upload de um documento válido – os dados da conta precisam corresponder a o que há na documentação.
A análise da Meta, para bater o martelo sobre a veracidade da sua conta, pode levar até 48 horas.
Tudo depende da sua estratégia. É preciso analisar alguns pontos principais:
• Qual é a rede social que mais conversa com seus consumidores?
• O seu tipo de comunicação rende mais no X ou nas plataformas da Meta?
• Seu plano é crescer em outra rede social ou manter seus consumidores alinhados com a rede social atual?
Esses detalhes precisam ser levados em conta na hora de optar por alguma rede social para firmar o seu selo de verificado.
É claro que todos querem provar a veracidade de suas contas! Marcas e pessoas que não tiveram a oportunidade de ser selecionadas à dedo por essas empresas anteriormente querem sua fatia de destaque no mercado.
Porém, obter o selo de verificado nem sempre tem se mostrado tão vantajoso.
Muitos usuários do X relataram não perceber aumento de engajamento depois do pagamento da assinatura.
Existem muitos perfis pessoais, de pessoas que não são figuras públicas, optando por verificar suas contas. Isso transforma o selo de verificado em algo considerado “mais do mesmo”. Não há mais distinção.
Embora o selo de verificado possa transmitir a ideia de originalidade e de confiança para o público, essa ideia pode ser um tiro no pé. Imagine pagar pelo selo e não ter um aumento considerável no seu engajamento?
Avalie os prós e contras com cuidado e veja se o selo de verificado realmente funciona para o seu perfil. Refaça sua estratégia e se certifique de que esse novo recurso cabe nos seus planos!
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