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Você quer uma excelente estratégia de marketing com direito a movimentação em todas as redes sociais, @? Então toma: Barbie e Oppenheimer trouxeram toda a aclamação e o buzz de uma estratégia de marketing muito bem feita, que tomou proporções gigantes, como há muitos anos não se via no cinema!
Hoje, a equipe da Business Factory veio destrinchar tudo o que rolou nesse período com a divulgação dos dois filmes e, de quebra, te dar dicas de como aplicar as técnicas no seu negócio.
O mundo cor de rosa do filme da Barbie (dirigido por Greta Gerwig) não demorou muito para conquistar o amor do público. Com um trailer que instiga a nossa nostalgia e traz de volta algumas cenas típicas das brincadeiras infantis com a boneca, já foi capaz de capturar os espectadores logo na primeira cena.
Mas a estratégia de marketing usada foi muito além disso. A nostalgia foi apenas o começo, um mero start para o que aconteceria em seguida. Segundo o site da Exame, a Mattel promoveu parceria com mais de 100 marcas diferentes para a divulgação do filme.
O Burger King foi uma delas, e fez sucesso. O “Combo da Barbie” oferece um sanduíche com molho cor de rosa, além de bebida e donuts da mesma cor, que é marca registrada da boneca. Outra marca que fez uma parceria super rentável com a Mattel foi a marca de moda “Zara”, que lançou toda uma coleção temática da boneca.
O hype maluco que o filme trouxe afetou todas as áreas: teve empresa fazendo posts inspirados no filme, filtro com foto da Barbie vinte e quatro horas na timeline, o hit da Kelly Key “Sou a Barbie Girl” reaparecendo nos stories e no Tik Tok, as pessoas tirando suas roupas cor de rosa do armário (e até comprando novas!) só para ver o filme… realmente um boom de propaganda orgânica, o que só alimentou ainda mais a curiosidade das pessoas para ver o filme na sua estreia, dia 20 de julho.
E teve mais!
“Barbie” não ficou só aclamado pelas propagandas ou pela nostalgia… o filme realmente traz críticas, tem sua profundidade e abre espaço para conversas essenciais para a atualidade. Mulheres se sentem representadas pelas personagens, os diálogos dão alfinetadas naqueles que não entendem a sua complexidade. As pessoas começaram a ficar curiosas com o enredo (talvez até mais ansiosas com esse detalhe do que com a roupa rosada, de fato).
Outra grande sacada da estratégia de marketing de Barbie foram as experiências. Em diversos cinemas de todo o Brasil houveram “caixas de Barbie” para você entrar e tirar uma foto como se fosse a boneca. Influencers puderam assistir (e comentar, claro) sobre o filme em sessões exclusivas e até a trilha sonora carrega nomes de importância atualmente, como a própria Dua Lipa.
A ousadia foi tanta que, até o dia 10 de setembro, no Shopping JK Iguatemi em São Paulo, você pode viver a experiência “Barbie Dreamhouse”, que oferece interatividade, imersão e garante espaços super instagramáveis. O lugar também conta com loja e cafeteria próprias. Surreal!
Enquanto o mundo ficava um pouco mais cor de rosa por conta da Barbie, o filme histórico dirigido por Christopher Nolan, traz outra perspectiva para o cinema. Ele fala sobre a contribuição do físico J. Robert Oppenheimer para o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Pesado, né?
O contraste dos dois filmes chamou atenção e travou uma verdadeira batalha de gêneros cinematográficos. Ao mesmo tempo em que o cinema lotava por conta da boneca loira, as sessões para assistir Oppenheimer estavam igualmente entupidas de gente! Quem não queria surfar na onda rosa, encontrou uma saída no filme histórico.
Por serem longas bastante distintos, um serviu de alavanca para o sucesso do outro e isso foi o suficiente para a internet ficar ainda mais maluca do que já estava: criou-se o meme “Barbenheimer”, que traz uma série de montagens dos personagens principais dos dois filmes juntos, piadas com os dois públicos e até camisetas divertidas, que brincam com a situação.
Além disso, o enredo de Oppenheimer também tem os seus créditos, claro. A atuação brilhante dos protagonistas tira o fôlego e do próprio filme pode ser tirada uma ou outra estratégia de marketing, como o timing das cenas para gerar impacto emocional, a inovação que Oppenheimer e sua equipe trouxeram ao criar a arma nuclear e o impacto eterno que o físico trouxe para a ciência. Emocionar, inovar e impactar é tudo o que queremos com o marketing nos dias de hoje.
Os dois filmes saíram no lucro por conta dessa disputa de espectadores e, segundo a CNN, Oppenheimer lucrou cerca de US$ 80,5 milhões no mercado americano logo no fim de semana da estreia, enquanto Barbie ainda saiu com lucro maior, cerca de US$ 155 milhões em bilheteria nos Estados Unidos no mesmo período.
A Mattel acertou em cheio quando selecionou marcas de segmentos diferentes para ajudar na divulgação do filme. Até as marcas que não faziam parte das parcerias deram seus jeitos de ficar em evidência, exibindo roupas com cores ligadas ao filme ou trazendo conteúdo relacionado nas redes sociais.
Os influencers também fizeram parte da estratégia de marketing: milhões de stories de pessoas famosas escolhendo looks incríveis para assistir ao filme e muitos elogios. Nós já falamos aqui que os influencers podem ser os melhores amigos da sua empresa e está mais do que provado que apostar neles pode trazer um resultado positivo.
Crítica positiva ou negativa, vale de tudo! Os filmes ganharam milhões fãs e quase a mesma proporção de haters. Independente da opinião, todos queriam falar sobre os longas nas redes sociais e expor os seus pontos de vista. Isso só aguça ainda mais a curiosidade de quem ainda não teve a experiência.
Ter duas estreias incríveis como essas no mesmo dia realmente dividiu o público na primeira semana. Dois filmes com imenso potencial sendo lançados na mesma data requerem muito conhecimento de público para que os dois pudessem competir um com o outro na bilheteria.
As duas produções deixaram o público extremamente ansioso para saber do que se tratava. Ao mesmo tempo que era fascinante saber mais sobre física, história e a catástrofe da criação da bomba atômica, também era interessante ver os problemas que a boneca loira enfrentaria no mundo de hoje. Ambas as formas de storytelling foram excelentes para captar o público.
O cinema polarizado impulsionou os dois longas de forma estratosférica, provando que observar a concorrência e criar o seu próprio vínculo com o público é uma estratégia de marketing genial e que deve ser incorporada mais vezes!
A estratégia de marketing é essencial para qualquer área, uma vez que desempenha um papel fundamental na identificação, compreensão e conquista do seu público-alvo. Com uma estratégia de marketing eficaz, é possível se posicionar de forma única no mercado, destacando suas vantagens competitivas e atraindo a atenção dos consumidores. Além disso, uma estratégia bem planejada permite que o empreendimento estabeleça uma presença consistente e relevante no ambiente digital e offline.
Gostou de saber um pouco mais sobre a estratégia de marketing usada pelos dois filmes para atingir tanto sucesso nas telonas? Bora aplicar isso no dia a dia?
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