Marketing Digital: conheça as principais tendências para 2024!

8 de janeiro de 2024

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra um notebook sobre uma mesa. A tela acesa demonstra uma aba de analytics, com gráficos abertos.

Nós já sabemos que quem trabalha na área do marketing digital precisa ficar antenado com todas as novidades desse mercado em constante movimento, certo?

A cada dia, somos contemplados com estratégias e ideias novas, trends para engajar e todos os direcionamentos que mudam em um piscar de olhos.

Além de ficar alerta para todas as nuances que o marketing digital oferece, podemos tentar antecipar algumas ações e criar um planejamento para melhorar o desempenho dos negócios de acordo com as próximas tendências do mercado.

Pensando justamente em facilitar esse processo e trazer uma visão do que promete fazer sucesso em 2024, a equipe da Business Factory separou as principais tendências para você conhecer e entender como elas funcionariam no seu empreendimento.

Bora saber mais?

A inteligência artificial domina as expectativas no marketing digital

A imagem faz referência a inteligência artificial, mostrando um corpo humano feminino recriado com computação gráfica, segurando um cérebro de metal.
Estamos cada vez mais próximos das atividades com a inteligência artificial – ela já é uma realidade na vida de muitos profissionais que trabalham com marketing digital e só ganha mais espaço!

Desde a introdução dos chatbots e assistente virtuais à personalização de conteúdo, análises preditivas e otimização de campanhas, a inteligência artificial promete ficar cada vez mais presente na vida de quem trabalha na área.

Os benefícios de se utilizar dessa ferramenta são muitos: entre eles, otimização de tempo, melhoria na eficiência de campanhas, aumento das taxas de conversão, otimização de estratégias e muito mais. Conviver com a inteligência artificial, em 2024, será um “must” para as empresas que se mantêm atualizadas.

Os produtos sustentáveis e personalizados estão com tudo!

A imagem mostra um celular com a tela acesa, mostrando o símbolo da reciclagem, disposto sobre uma sacola de pano reutilizável estendida em cima de uma mesa branca, que serve como plano de fundo.
Atrelar uma imagem sustentável à sua empresa também será sucesso em 2024.

O público se mostra cada vez mais preocupado com o meio ambiente e o consumo consciente.

Consumidores estão buscando produtos de alta qualidade e, muitas vezes, produtos únicos e artesanais. Pequenos produtores têm a flexibilidade de experimentar e oferecer produtos diferenciados, feitos com cuidado, com atenção aos detalhes e amigos do meio ambiente.

O apoio à economia local também cresce exponencialmente e demonstra ser uma tendência a ser seguida no próximo ano. Trazer um pouco dessa sustentabilidade na sua estratégia de marketing digital é um ponto forte para atrair clientes e fidelizá-los.

Valores culturais à prova

A imagem mostra, de baixo, várias mãos unidas no centro, com as palmas viradas para baixo em direção a câmera. As mãos possuem parte delas pintadas em vermelho, formando um coração no centro.
Autenticidade e transparência chamam mais atenção do público!

Estamos na era da informação, dos comentários em redes sociais e da reputação visível a todos.

Se faz necessário incluir em uma estratégia de marketing digital todos esses detalhes sobre valores da empresa, criar uma conexão emocional mais profunda com os consumidores e até mesmo demonstrar um posicionamento maior.

Tenha em mente que a comunicação simples e direta com o público-alvo só os deixa mais confortáveis para consumir algum produto.

Essa identificação com a marca tem sido algo bastante valorizado, por isso, é interessante promover a humanização do seu conteúdo. Aplicar um bom storytelling com certeza te ajuda nesse quesito.

Dá para fazer “marketing auditivo” também? Como assim?

Fazendo referência ao marketing auditivo, vertente do marketing digital, a imagem mostra uma mulher branca, de cabelo lilás, vestindo um suéter, um fone laranja e falando em um microfone, aparentemente gravando um podcast.
Segundo um estudo realizado pela plataforma DataReportal 2023, o Brasil é o país que mais consome podcasts no mundo.

Só isso já é motivo o suficiente para começar a pensar em uma estratégia de marketing digital que os envolva, certo?

A facilidade de distribuição do conteúdo dos podcasts pode aproximar a sua marca dos ouvintes e trazer um retorno considerável de consumidores.

A intimidade e acessibilidade desse tipo de conteúdo de áudio torna as marcas divulgadas bem vistas e faz com que as pessoas se identifiquem ainda mais com elas.

Sua marca mais próxima dos consumidores com o marketing digital

O plano de fundo da imagem são duas cortinas fechadas, uma rosa pastel na esquerda, e uma lilás à direita. Na frente, temos em destaque um aperto de mãos entre uma pessoa negra e uma pessoa branca. A imagem faz referência ao encontro com o público por meio do marketing digital, tema do post.
Ações para aproximar as empresas do público-alvo ficam mais necessárias. As próprias redes sociais, como o Instagram, por exemplo, começaram a liberar recursos para perfis criarem comunidades.

É através desses grupos de pessoas que pode-se enviar novidades, lançar produtos antes de lançar para o público geral e até mesmo criar discussões construtivas. Dessa forma, seu empreendimento é visto, não é esquecido e fica mais palpável para quem o consome.

Postar um conteúdo interativo regularmente para essa comunidade pode trazer resultados positivos. Apostar em microinfluenciadores, que estão ainda mais perto do seu público, também pode ser uma excelente ideia para capturar mais pessoas e promete ser outra tendência para o próximo ano.

Que a verdade seja dita mais uma vez: o marketing digital está em evolução constante.

Para manter-se relevante e competitivo no ambiente digital, é imprescindível estar alerta às mudanças e novas tendências. O dinamismo no cenário online demanda atualização, adaptação e resiliência.

Observar as novidades do marketing digital nos ajuda a otimizar a experiência do cliente, a converter mais leads e crescer cada vez mais em um mercado que nunca para!

Antecipe-se e posicione-se de forma mais eficiente para alcançar resultados mais sólidos.

Alavanque o potencial do seu negócio com a Business Factory, sua parceira completa em estratégia e marketing digital.

Consolidamos sua presença no mercado, atualizamos sua estratégia digital e oferecemos soluções abrangentes, desde desenvolvimento web até endomarketing.

Bora construir juntos o sucesso da sua marca? Entre em contato com a equipe e descubra mais do que podemos fazer pelo seu negócio.

Leia também:
Buzz Marketing: entenda como levar sua marca pra boca do povo!
Inbound marketing: como atrair os clientes até o seu negócio

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!