Inbound marketing: como atrair os clientes até o seu negócio.

29 de novembro de 2023

Escrito por:

Business Factory

A imagem mostra em destaque um ícone para um aplicativo de e-mail, com o número 2 em vermelho, sinalizando que há dois e-mails novos não lidos.

O inbound marketing pode ser o melhor amigo do seu negócio se ele for bem aplicado!

Essa estratégia visa atrair seus clientes de forma orgânica e é realmente bastante eficaz no mundo dos negócios. Ainda não sabe do que se trata? Relaxa, vamos te contar detalhes e dar dicas de como colocar a estratégia em prática.

O método

A imagem mostra um homem de costas, branco de cabelo curto, vestindo uma camisa branca. Ele olha para a tela de um notebook, que está acesa com a mensagem "Estratégia de Marketing" em inglês, fazendo referência ao tema do blog, que fala sobre uma delas: o inbound marketing.

Não é novidade que o mundo digital se moderniza a cada dia que passa – estamos em um crescimento e expansão constante. É justamente devido às inovações e tendências de comportamento dos consumidores que o mercado teve que se adaptar.

Como recebíamos as informações antigamente? Ora, os produtos eram exibidos nos intervalos dos nossos filmes ou programas de televisão favoritos. Éramos literalmente interrompidos e nossa atenção se desviava para um determinado produto.

Agora, com o advento da internet e o mundo digital em expansão, tudo isso mudou. É aí que entra o inbound marketing: ele veio para fazer com que o consumidor procure a sua marca.

Basicamente, o inbound marketing atrai clientes sem recorrer a métodos invasivos ou interrupções no dia a dia.

A estratégia

O processo do inbound marketing é dividido em quatro estágios muito importantes:

1- Atração

Conhecendo bem o seu público-alvo e entendendo o que ele busca, basta criar um conteúdo relevante e realmente válido. Aposte em blogs, mídias sociais, vídeos e demais recursos. A atração consiste em despertar o interesse do seu consumidor e fazê-lo entender que sua empresa tem a solução para determinado problema.

2- Conversão

Muito cuidado nesse momento! Você já capturou a atenção do seu cliente em potencial, agora precisa transformá-lo em leads. Coletar informações de contato como endereços de e-mail e contatos de WhatsApp é o trabalho da vez. A moeda de troca para que ele te passe esses dados pode ser um e-book, uma newsletter e até mesmo um webinar.

3- Fechar

Uma vez com o contato estabelecido, sua empresa precisa atingir esse cliente de forma direcionada, personalizada. Nutri-lo com informações, e-mails, automação de marketing e apostar em estratégias de venda pode ser a chave para que ele efetue uma compra.

4- Fidelizar

Fechar não é tudo! Você quer que seu cliente volte a comprar com sua empresa, que ele divulgue seu ótimo atendimento, que comente sobre o suporte pós-venda diferenciado e que passe adiante a bela experiência de compra que teve. Uma dica interessante é enviar periodicamente alguns anúncios de promoção e ofertas especiais para estimulá-lo a voltar a comprar!

Qual a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

A imagem mostra um celular em cima de uma mesa, com a tela acesa, mostrando em destaque um emoji pensativo.

Essa é fácil: o inbound marketing atrai os clientes até o seu negócio de forma orgânica, através de conteúdo personalizado. Foco no cliente, com postagens direcionadas às necessidades dele.

Já a prática de outbound marketing é a publicidade tradicionalzona, daquelas que a gente vê na televisão, ou até mesmo as ligações de empresas que ocorrem nos nossos dias. Trata-se de interromper o consumidor para que ele preste atenção em um produto – o que pode tornar a estratégia muito invasiva e até incômoda.

Por que apostar em inbound marketing?

Na imagem temos uma mulher negra de frente, com tranças, vestindo uma blusa verde. Ela faz um joinha com a mão, erguendo o polegar, e sorri, aprovando o que está sendo discutido. Faz referência ao tema do blog, que aprova a estratégia de inbound marketing.

Economia é tudo!
É infinitamente mais econômico apostar em um lead orgânico do que lotar os consumidores de propagandas que vão ter um custo alto e nem sempre geram leads.

Leads qualificados
A estratégia de inbound marketing faz com que você atraia pessoas que já têm algum interesse no seu nicho, por isso esses leads ficam mais propensos a se tornar clientes.

Credibilidade
Criar um conteúdo relevante e de qualidade faz com que sua marca se sobressaia no mercado e seja entendida como uma autoridade no que vende.

Aplicando o inbound marketing no seu negócio

A imagem mostra uma tela de notebook acesa, com o e-mail aberto, da plataforma Gmail, organizada pelo Google.

A gente sempre bate nessa tecla, mas reforçamos novamente: conhecer seu público-alvo é fundamental. Quais são os problemas enfrentados por seus consumidores? O que os hábitos online deles têm a dizer?

Conteúdo que agrega!
Faça um brainstorming com a sua equipe, usem de toda a criatividade e respondam as perguntas mais frequentes do seu nicho em posts e vídeos nas mídias sociais.

SEO
O inbound marketing usa bastante as técnicas de SEO para divulgar seu conteúdo online. Palavras-chave relevantes, títulos atraentes e parágrafos bem escritos auxiliam muito na estratégia.

Landing pages
Outra forma interessante de captar leads é ter landing pages atrativas, com formulários simples para serem preenchidos (é aqui que você pode oferecer um e-book ou outro tipo de conteúdo em troca de um endereço de e-mail ou WhatsApp).

Monitoração
Estude os resultados e dose sua estratégia sempre que for necessário.

O inbound marketing possui sua abordagem centrada no cliente e o foco é criar um conteúdo relevante, que realmente atraia os consumidores de forma não intrusiva.

Através da jornada do consumidor proposta pela técnica, é possível trilhar um caminho bem definido e construir um relacionamento duradouro com seu público-alvo.

Otimize seus recursos financeiros, qualifique seus leads e cresça de forma sustentável no mercado ao aplicar o inbound marketing! Os benefícios podem te surpreender.

Agora que você já é o craque do inbound marketing, que tal ficar de olho nas nossas redes sociais para receber outras informações? Nosso Instagram e TikTok estão sempre atualizados com as melhores dicas.

A Business Factory é uma agência focada em marketing e marketing digital para o seu negócio. Consolide-se no mercado e tenha uma estratégia digital atualizada. Entre em contato para saber mais!

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