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O inbound marketing pode ser o melhor amigo do seu negócio se ele for bem aplicado!
Essa estratégia visa atrair seus clientes de forma orgânica e é realmente bastante eficaz no mundo dos negócios. Ainda não sabe do que se trata? Relaxa, vamos te contar detalhes e dar dicas de como colocar a estratégia em prática.
Não é novidade que o mundo digital se moderniza a cada dia que passa – estamos em um crescimento e expansão constante. É justamente devido às inovações e tendências de comportamento dos consumidores que o mercado teve que se adaptar.
Como recebíamos as informações antigamente? Ora, os produtos eram exibidos nos intervalos dos nossos filmes ou programas de televisão favoritos. Éramos literalmente interrompidos e nossa atenção se desviava para um determinado produto.
Agora, com o advento da internet e o mundo digital em expansão, tudo isso mudou. É aí que entra o inbound marketing: ele veio para fazer com que o consumidor procure a sua marca.
Basicamente, o inbound marketing atrai clientes sem recorrer a métodos invasivos ou interrupções no dia a dia.
O processo do inbound marketing é dividido em quatro estágios muito importantes:
Conhecendo bem o seu público-alvo e entendendo o que ele busca, basta criar um conteúdo relevante e realmente válido. Aposte em blogs, mídias sociais, vídeos e demais recursos. A atração consiste em despertar o interesse do seu consumidor e fazê-lo entender que sua empresa tem a solução para determinado problema.
Muito cuidado nesse momento! Você já capturou a atenção do seu cliente em potencial, agora precisa transformá-lo em leads. Coletar informações de contato como endereços de e-mail e contatos de WhatsApp é o trabalho da vez. A moeda de troca para que ele te passe esses dados pode ser um e-book, uma newsletter e até mesmo um webinar.
Uma vez com o contato estabelecido, sua empresa precisa atingir esse cliente de forma direcionada, personalizada. Nutri-lo com informações, e-mails, automação de marketing e apostar em estratégias de venda pode ser a chave para que ele efetue uma compra.
Fechar não é tudo! Você quer que seu cliente volte a comprar com sua empresa, que ele divulgue seu ótimo atendimento, que comente sobre o suporte pós-venda diferenciado e que passe adiante a bela experiência de compra que teve. Uma dica interessante é enviar periodicamente alguns anúncios de promoção e ofertas especiais para estimulá-lo a voltar a comprar!
Essa é fácil: o inbound marketing atrai os clientes até o seu negócio de forma orgânica, através de conteúdo personalizado. Foco no cliente, com postagens direcionadas às necessidades dele.
Já a prática de outbound marketing é a publicidade tradicionalzona, daquelas que a gente vê na televisão, ou até mesmo as ligações de empresas que ocorrem nos nossos dias. Trata-se de interromper o consumidor para que ele preste atenção em um produto – o que pode tornar a estratégia muito invasiva e até incômoda.
Economia é tudo!
É infinitamente mais econômico apostar em um lead orgânico do que lotar os consumidores de propagandas que vão ter um custo alto e nem sempre geram leads.
Leads qualificados
A estratégia de inbound marketing faz com que você atraia pessoas que já têm algum interesse no seu nicho, por isso esses leads ficam mais propensos a se tornar clientes.
Credibilidade
Criar um conteúdo relevante e de qualidade faz com que sua marca se sobressaia no mercado e seja entendida como uma autoridade no que vende.
A gente sempre bate nessa tecla, mas reforçamos novamente: conhecer seu público-alvo é fundamental. Quais são os problemas enfrentados por seus consumidores? O que os hábitos online deles têm a dizer?
Conteúdo que agrega!
Faça um brainstorming com a sua equipe, usem de toda a criatividade e respondam as perguntas mais frequentes do seu nicho em posts e vídeos nas mídias sociais.
SEO
O inbound marketing usa bastante as técnicas de SEO para divulgar seu conteúdo online. Palavras-chave relevantes, títulos atraentes e parágrafos bem escritos auxiliam muito na estratégia.
Landing pages
Outra forma interessante de captar leads é ter landing pages atrativas, com formulários simples para serem preenchidos (é aqui que você pode oferecer um e-book ou outro tipo de conteúdo em troca de um endereço de e-mail ou WhatsApp).
Monitoração
Estude os resultados e dose sua estratégia sempre que for necessário.
O inbound marketing possui sua abordagem centrada no cliente e o foco é criar um conteúdo relevante, que realmente atraia os consumidores de forma não intrusiva.
Através da jornada do consumidor proposta pela técnica, é possível trilhar um caminho bem definido e construir um relacionamento duradouro com seu público-alvo.
Otimize seus recursos financeiros, qualifique seus leads e cresça de forma sustentável no mercado ao aplicar o inbound marketing! Os benefícios podem te surpreender.
Agora que você já é o craque do inbound marketing, que tal ficar de olho nas nossas redes sociais para receber outras informações? Nosso Instagram e TikTok estão sempre atualizados com as melhores dicas.
A Business Factory é uma agência focada em marketing e marketing digital para o seu negócio. Consolide-se no mercado e tenha uma estratégia digital atualizada. Entre em contato para saber mais!
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