Escrito por:
Muito provavelmente você já ouviu falar no termo “social media” e, até mesmo, já o utilizou em alguma conversa.
Mas você sabe exatamente o que ele significa?
Na tradução literal, “social media” quer dizer “mídia social”, ou seja, são os canais de comunicação digital que promovem interações e relacionamentos entre as pessoas, como: Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn, entre outros.
Mas, além disso, o termo “social media” também é usado para denominar o profissional que trabalha com essas redes sociais. E é sobre ele que iremos falar hoje, dando dicas para você se transformar em um!
Prepare-se e aproveite o texto a seguir. Boa leitura!
Um social media ou analista de redes sociais, como preferir, é o profissional responsável pela gestão da marca nos diferentes canais de comunicação da empresa. Achou pouca coisa? Que nada!
É ele quem planeja, cria, produz, programa e compartilha conteúdos para as redes sociais, buscando promover a marca e interagir com os públicos de interesse, despertando a atenção e aumentando o engajamento.
Em outras palavras, o social media representa a essência e a alma da empresa no amplo universo das redes sociais.
Geralmente, os profissionais de social media têm formação acadêmica em: Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas, áreas pertencentes à Comunicação Social.
Porém, não é uma regra, já que outras formações como Letras, Marketing e até Administração podem ter espaço nessa profissão, dependendo mais das habilidades do profissional, que abordaremos mais abaixo.
Já o mercado de trabalho para um social media está em franca expansão, assim como a tecnologia e as redes sociais estão na vida das pessoas. Porém, apesar de aumentarem as oportunidades, cada vez mais também aumenta a concorrência, principalmente pela facilidade de acesso e maior domínio das novas gerações sobre as redes sociais.
Os profissionais da área podem trabalhar em agências de comunicação e marketing, internamente nas empresas ou até mesmo de forma autônoma, os chamados “freelancers”.
Agora que você já conhece mais detalhes sobre essa profissão, vamos explorar o que é preciso para ser um verdadeiro social media!
Para começar a sua carreira profissional como social media, a primeira coisa a fazer é montar um portfólio.
O portfólio é uma apresentação com seus trabalhos, mostrando o que você já fez e o que é capaz de fazer. Com isso em mãos, fica mais fácil para o cliente ou contratante escolhê-lo em meio à concorrência.
“Mas como fazer isso se nunca trabalhei?”. Faça um trabalho gratuito para a empresa de um amigo ou parente. Ou, até mesmo, crie uma página sobre algum hobby e interesse seu, como: esportes, culinária, games e outros assuntos. Assim, você conseguirá criar conteúdo, se aperfeiçoar e ir colocando seus melhores jobs no portfólio.
Tá achando que as coisas mudam rapidamente na sua vida? Experimente só no universo das redes sociais!
As plataformas de mídias sociais promovem alterações, novidades e transformações constantemente, por isso, é essencial que um bom social media esteja sempre atualizado às novas tendências e nunca pare de estudar.
Sair na frente e estar antenado nesse dinamismo é fundamental. E, para aprofundar o seu conhecimento, existem diversas plataformas e escolas especializadas que oferecem cursos gratuitos e de qualidade, como o Facebook Blueprint e a Rock Content. Bons estudos!
Quando falamos em “ser comunicativo” não estamos dizendo que você precisa ser “falastrão”, o “centro das atenções” ou algo similar, nada disso!
O profissional de social media irá lidar a todo momento com atendimento a pessoas nas redes sociais e, até mesmo, fora delas, como em reuniões com clientes. Por isso, é preciso que a pessoa saiba se comunicar, escolhendo bem as palavras e se expressando de uma maneira adequada.
E claro que a boa escrita está totalmente atrelada a isso! A linguagem utilizada nas redes sociais depende da persona da sua marca, porém, mesmo com um tom de voz mais irreverente, erros ortográficos não podem ser cometidos. Além disso, a linguagem textual é mais difícil de ser compreendida, então, o social media deve entender e fazer com que a mensagem que ele quer transmitir seja recebida da maneira correta pelo receptor.
Talvez o passo mais esperado de toda a nossa lista: ser criativo é fundamental! Não só na profissão de social media, mas como em toda a área de Comunicação Social, a criatividade é imprescindível para aumentar o engajamento dos públicos.
Porém, apenas ela não basta. É preciso trazê-la junto de resultados, analisando métricas e verificando o que performa melhor para a sua marca em cada plataforma.
Sim, os números fazem parte da rotina de um social media e é preciso entender quais caminhos e indicativos eles nos mostram para, assim, direcionar as forças para obter bons resultados de forma constante.
Nosso último passo tem uma importância tremenda: o planejamento e a organização são vitais para o trabalho de um social media.
Se você é uma pessoa desorganizada, não atenta a prazos e que vive se perdendo nas tarefas, esse não é seu lugar. A demanda de trabalho de um social media é tão grande e com tantas tarefas, que uma boa organização acaba sendo indispensável.
Por isso, planilhas, anotações e muitas ferramentas para ajudar nas tarefas diárias farão parte da sua rotina, levando o seu senso de organização para outras áreas da sua vida.
E aí, curtiu conhecer um pouco mais da função e outros detalhes da profissão de social media?
Quem sabe você não faz parte um dia do #teamBF, não é mesmo?
Continue nos acompanhando aqui pelo blog e em todas as redes sociais da Business Factory, pois estamos sempre trazendo novidades do marketing e possíveis oportunidades na nossa equipe.
Até a próxima!
Compartilhar