Social Media: 5 passos para se transformar em um!

2 de junho de 2021
social media

Muito provavelmente você já ouviu falar no termo “social media” e, até mesmo, já o utilizou em alguma conversa. 

Mas você sabe exatamente o que ele significa? 

Na tradução literal, “social media” quer dizer “mídia social”, ou seja, são os canais de comunicação digital que promovem interações e relacionamentos entre as pessoas, como: Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn, entre outros. 

Mas, além disso, o termo “social media” também é usado para denominar o profissional que trabalha com essas redes sociais. E é sobre ele que iremos falar hoje, dando dicas para você se transformar em um!

Prepare-se e aproveite o texto a seguir. Boa leitura!

social-media

O que faz e outros detalhes da profissão

Um social media ou analista de redes sociais, como preferir, é o profissional responsável pela gestão da marca nos diferentes canais de comunicação da empresa. Achou pouca coisa? Que nada!

É ele quem planeja, cria, produz, programa e compartilha conteúdos para as redes sociais, buscando promover a marca e interagir com os públicos de interesse, despertando a atenção e aumentando o engajamento. 

Em outras palavras, o social media representa a essência e a alma da empresa no amplo universo das redes sociais.

Geralmente, os profissionais de social media têm formação acadêmica em: Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Relações Públicas, áreas pertencentes à Comunicação Social. 

Porém, não é uma regra, já que outras formações como Letras, Marketing e até Administração podem ter espaço nessa profissão, dependendo mais das habilidades do profissional, que abordaremos mais abaixo. 

Já o mercado de trabalho para um social media está em franca expansão, assim como a tecnologia e as redes sociais estão na vida das pessoas. Porém, apesar de aumentarem as oportunidades, cada vez mais também aumenta a concorrência, principalmente pela facilidade de acesso e maior domínio das novas gerações sobre as redes sociais. 

Os profissionais da área podem trabalhar em agências de comunicação e marketing, internamente nas empresas ou até mesmo de forma autônoma, os chamados “freelancers”. 

Agora que você já conhece mais detalhes sobre essa profissão, vamos explorar o que é preciso para ser um verdadeiro social media!

social-media

 

Transformando-se em um Social Media #1 – Monte um portfólio

social-media

Para começar a sua carreira profissional como social media, a primeira coisa a fazer é montar um portfólio. 

O portfólio é uma apresentação com seus trabalhos, mostrando o que você já fez e o que é capaz de fazer. Com isso em mãos, fica mais fácil para o cliente ou contratante escolhê-lo em meio à concorrência.
“Mas como fazer isso se nunca trabalhei?”. Faça um trabalho gratuito para a empresa de um amigo ou parente. Ou, até mesmo, crie uma página sobre algum hobby e interesse seu, como: esportes, culinária, games e outros assuntos. Assim, você conseguirá criar conteúdo, se aperfeiçoar e ir colocando seus melhores jobs no portfólio.  

 

Transformando-se em um Social Media #2 – Esteja sempre atualizado e nunca pare de estudar

social-media

Tá achando que as coisas mudam rapidamente na sua vida? Experimente só no universo das redes sociais!

As plataformas de mídias sociais promovem alterações, novidades e transformações constantemente, por isso, é essencial que um bom social media esteja sempre atualizado às novas tendências e nunca pare de estudar. 

Sair na frente e estar antenado nesse dinamismo é fundamental. E, para aprofundar o seu conhecimento, existem diversas plataformas e escolas especializadas que oferecem cursos gratuitos e de qualidade, como o Facebook Blueprint e a Rock Content. Bons estudos!

 

Transformando-se em um Social Media #3 – Seja comunicativo e tenha uma boa escrita

social-media

Quando falamos em “ser comunicativo” não estamos dizendo que você precisa ser “falastrão”, o “centro das atenções” ou algo similar, nada disso! 

O profissional de social media irá lidar a todo momento com atendimento a pessoas nas redes sociais e, até mesmo, fora delas, como em reuniões com clientes. Por isso, é preciso que a pessoa saiba se comunicar, escolhendo bem as palavras e se expressando de uma maneira adequada. 

E claro que a boa escrita está totalmente atrelada a isso! A linguagem utilizada nas redes sociais depende da persona da sua marca, porém, mesmo com um tom de voz mais irreverente, erros ortográficos não podem ser cometidos. Além disso, a linguagem textual é mais difícil de ser compreendida, então, o social media deve entender e fazer com que a mensagem que ele quer transmitir seja recebida da maneira correta pelo receptor. 

 

Transformando-se em um Social Media #4 – Criatividade é essencial, mas não se esqueça dos resultados

social-media

Talvez o passo mais esperado de toda a nossa lista: ser criativo é fundamental! Não só na profissão de social media, mas como em toda a área de Comunicação Social, a criatividade é imprescindível para aumentar o engajamento dos públicos. 

Porém, apenas ela não basta. É preciso trazê-la junto de resultados, analisando métricas e verificando o que performa melhor para a sua marca em cada plataforma. 

Sim, os números fazem parte da rotina de um social media e é preciso entender quais caminhos e indicativos eles nos mostram para, assim, direcionar as forças para obter bons resultados de forma constante. 

 

Transformando-se em um Social Media #5 – Planejamento e organização é com a gente mesmo

social-media

Nosso último passo tem uma importância tremenda: o planejamento e a organização são vitais para o trabalho de um social media. 

Se você é uma pessoa desorganizada, não atenta a prazos e que vive se perdendo nas tarefas, esse não é seu lugar. A demanda de trabalho de um social media é tão grande e com tantas tarefas, que uma boa organização acaba sendo indispensável. 

Por isso, planilhas, anotações e muitas ferramentas para ajudar nas tarefas diárias farão parte da sua rotina, levando o seu senso de organização para outras áreas da sua vida. 

 

Quem sabe um dia você não faz parte do #teamBF? 

E aí, curtiu conhecer um pouco mais da função e outros detalhes da profissão de social media? 

Quem sabe você não faz parte um dia do #teamBF, não é mesmo?

Continue nos acompanhando aqui pelo blog e em todas as redes sociais da Business Factory, pois estamos sempre trazendo novidades do marketing e possíveis oportunidades na nossa equipe. 

Até a próxima! 

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!