Acessibilidade digital: a importância do texto alternativo e legendas

27 de outubro de 2023

Escrito por:

Business Factory

Na imagem, temos um notebook com a tela acesa sobre uma mesa, e um leitor digital dispositivo de leitura de tela na frente do teclado, fazendo referência a acessibilidade digital e aparelhos que auxiliam nesse processo.

Você já ouviu falar em acessibilidade digital? Sabe o quanto é importante?

Hoje, a equipe da Business Factory te convida a aprender um pouco mais sobre o tema, que é uma mudança necessária para alcançar um público cada vez mais diversificado e exigente, que pode te ajudar a decolar na sua estratégia digital e que, acima de tudo, merece ser incluído em qualquer tipo de plataforma!

Por que acessibilidade digital é importante?

Na imagem, temos duas mulheres de costas sentadas em duas cadeiras brancas, com as mãos apoiadas em uma mesa branca, olhando um notebook com a tela acesa, em um site de compras possivelmente.
Primeiro, vamos esclarecer uma coisa: acessibilidade digital é o caminho para garantir que todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam navegar e interagir na internet sem obstáculos.

Isso é crucial, não apenas do ponto de vista moral e ético, mas também do ponto de vista do marketeiro!

Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, no Brasil, temos cerca de 18.6 milhões de pessoas com deficiência – essas pessoas têm direito à acessibilidade digital e também são consumidoras de uma infinidade de produtos.

Ao promover uma acessibilidade digital, você pode:

Ter um alcance de público diversificado: quando você torna seu conteúdo acessível, sua empresa abre as portas para um público mais amplo. Pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas também consomem conteúdo online. Negligenciar a acessibilidade significa perder oportunidades de alcançar essas pessoas.

Melhorar a reputação da marca: empresas e marcas que priorizam a acessibilidade digital demonstram um compromisso com a inclusão e a equidade. Isso cria uma imagem positiva da marca e gera lealdade entre os consumidores.

Na imagem temos um fundo de madeira e, dispostos sobre, temos três pecinhas com as letras S, E, O, formando SEO, em referência ao tema do blog, que fala sobre acessibilidade digital, e como o SEO impulsiona a marca nos mecanismos de busca.

Ter benefícios para SEO: além de melhorar a experiência do usuário, práticas de acessibilidade, como texto alternativo e legendas, podem melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca. Isso significa que seu conteúdo acessível é mais provável de ser encontrado por um público mais amplo.

Estar em conformidade com a lei: em muitos lugares, a acessibilidade digital é uma exigência legal. Não cumprir os padrões de acessibilidade pode resultar em processos legais e multas.

O que você pode implantar no seu negócio?

A imagem mostra um setup que envolve um notebook e um monitor preso a parede. A cor da imagem está mais escura, já que as luzes do cômodo estão apagadas, e temos apenas as luzes das telas acesas e uma fita de led vermelha circundando a mesa sobre a qual o notebook está disposto.

Que tal trabalhar com o texto alternativo?

O “alt text” é uma descrição da imagem ou de elemento multimídia. É possível que ele seja lido por leitores de tela e torna as imagens acessíveis para quem tem algum tipo de deficiência visual.

A hashtag #PraCegoVer em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, nos levam a uma infinidade de posts que possuem o texto alternativo.

Legendar os vídeos também é importante

As pessoas com deficiência auditiva agradecem – dessa forma, você se comunica com elas e com as pessoas que por algum motivo também assistem vídeos nas redes sociais sem o áudio. Outra ótima ideia é acrescentar a descrição do que está acontecendo na cena na legenda.

Por exemplo: [gritando], [sussurrando], [jazz tocando ao fundo], etc.

Crie textos acessíveis

O jeito com que você posta seu conteúdo na internet também pode impactar as pessoas com deficiência visual que usam os leitores de tela. A formatação do seu texto pode ajudar tanto os deficientes visuais quanto os intelectuais a entenderem melhor o que está escrito.

Outro detalhe a ser adaptado são as fontes: as manuscritas e muito diferentonas não são bem lidas por essas pessoas. Quanto mais simples, mais compreensível.

Alinhar o texto à esquerda ajuda a garantir que seu texto fique ainda mais legível. São passos simples de serem feitos, mas podem ajudar muito quem tem algum tipo de deficiência a ler melhor.

Na imagem, temos um notebook com a tela acesa, disposto em cima de uma mesa. A tela mostra um texto legível, com uma frase em inglês em destaque, mostrando como um texto em evidência também auxilia na acessibilidade digital.

Combinar elementos e contraste de cores

Nem sempre a cor que você enxerga pode ser vista por outras pessoas: em casos de daltonismo, fica difícil diferenciar os tons.

Colocar elementos diferentes no seu texto, como formas e ícones, também é uma alternativa bacana para destacar as informações.

Links visíveis fazem a diferença!

Nós costumamos usar o mouse para clicar em diferentes botões e links, mas não são todas as pessoas que utilizam esse recurso. Deixar o link compreensível e claro no meio do seu texto é importante para que a pessoa possa apertar a tecla tab até chegar nele.

Sites úteis para acessibilidade digital

WebAIM (Web Accessibility in Mind): o WebAIM é uma organização que fornece uma gama de recursos, incluindo tutoriais, guias e ferramentas para ajudar a melhorar a acessibilidade digital.

WCAG (Web Content Accessibility Guidelines): as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web da W3C são um recurso essencial para entender os padrões globais de acessibilidade e como aplicá-los.

Como começar?

Na imagem temos em foco um local de "start" de um jogo de tabuleiro, com um pino em cima de algum jogador, fazendo referência ao tema do blog, que envolve como "iniciar" na acessibilidade digital.
Aprender sobre os padrões de acessibilidade é essencial para começar a fazer as mudanças. Priorizar o texto alternativo e as legendas nos vídeos com áudio já são duas formas fáceis e rápidas de incluir acessibilidade digital no seu conteúdo! Que tal colocar em prática?

A acessibilidade digital pode ter um impacto significativo em seus resultados. Quando seu conteúdo é acessível, você amplia seu alcance e torna seu site mais amigável para motores de busca.

Ao priorizar a acessibilidade digital, você coloca sua marca em um caminho que ressoa com a inclusão, equidade e responsabilidade. Isso não apenas melhora a reputação da sua marca, mas também gera lealdade e confiança entre os consumidores.

Não se trata apenas de fazer o que é certo, mas de fazer o que é inteligente para o seu negócio. Portanto, investir na acessibilidade digital é mais um passo para, no futuro, colher os frutos de uma estratégia digital verdadeiramente inclusiva!

Gostou do conteúdo? A Business Factory fala sobre o mundo digital aqui no blog e conta sempre com novidades, análises e ideias incríveis para te ajudar a evoluir cada vez mais!

Conheça nossas soluções em marketing para fazer o seu negócio decolar. Entre em contato com a equipe e fique de olho nas nossas redes sociais, como Instagram e TikTok, para receber os insights em primeira mão!

Leia também:
Tráfego pago: vale a pena investir? Por onde começar?
Remarketing: conheça importância e vantagens da estratégia

Compartilhar

Newsletter

Quer ficar por dentro de outros assuntos do universo do marketing e da comunicação? Então, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão no seu e-mail!