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Você já ouviu falar em acessibilidade digital? Sabe o quanto é importante?
Hoje, a equipe da Business Factory te convida a aprender um pouco mais sobre o tema, que é uma mudança necessária para alcançar um público cada vez mais diversificado e exigente, que pode te ajudar a decolar na sua estratégia digital e que, acima de tudo, merece ser incluído em qualquer tipo de plataforma!
Primeiro, vamos esclarecer uma coisa: acessibilidade digital é o caminho para garantir que todos, independentemente de suas habilidades ou necessidades, possam navegar e interagir na internet sem obstáculos.
Isso é crucial, não apenas do ponto de vista moral e ético, mas também do ponto de vista do marketeiro!
Segundo dados disponibilizados pelo IBGE, no Brasil, temos cerca de 18.6 milhões de pessoas com deficiência – essas pessoas têm direito à acessibilidade digital e também são consumidoras de uma infinidade de produtos.
Ter um alcance de público diversificado: quando você torna seu conteúdo acessível, sua empresa abre as portas para um público mais amplo. Pessoas com deficiências visuais, auditivas, motoras ou cognitivas também consomem conteúdo online. Negligenciar a acessibilidade significa perder oportunidades de alcançar essas pessoas.
Melhorar a reputação da marca: empresas e marcas que priorizam a acessibilidade digital demonstram um compromisso com a inclusão e a equidade. Isso cria uma imagem positiva da marca e gera lealdade entre os consumidores.
Ter benefícios para SEO: além de melhorar a experiência do usuário, práticas de acessibilidade, como texto alternativo e legendas, podem melhorar o desempenho do seu site nos mecanismos de busca. Isso significa que seu conteúdo acessível é mais provável de ser encontrado por um público mais amplo.
Estar em conformidade com a lei: em muitos lugares, a acessibilidade digital é uma exigência legal. Não cumprir os padrões de acessibilidade pode resultar em processos legais e multas.
O “alt text” é uma descrição da imagem ou de elemento multimídia. É possível que ele seja lido por leitores de tela e torna as imagens acessíveis para quem tem algum tipo de deficiência visual.
A hashtag #PraCegoVer em plataformas como Instagram e Facebook, por exemplo, nos levam a uma infinidade de posts que possuem o texto alternativo.
As pessoas com deficiência auditiva agradecem – dessa forma, você se comunica com elas e com as pessoas que por algum motivo também assistem vídeos nas redes sociais sem o áudio. Outra ótima ideia é acrescentar a descrição do que está acontecendo na cena na legenda.
Por exemplo: [gritando], [sussurrando], [jazz tocando ao fundo], etc.
O jeito com que você posta seu conteúdo na internet também pode impactar as pessoas com deficiência visual que usam os leitores de tela. A formatação do seu texto pode ajudar tanto os deficientes visuais quanto os intelectuais a entenderem melhor o que está escrito.
Outro detalhe a ser adaptado são as fontes: as manuscritas e muito diferentonas não são bem lidas por essas pessoas. Quanto mais simples, mais compreensível.
Alinhar o texto à esquerda ajuda a garantir que seu texto fique ainda mais legível. São passos simples de serem feitos, mas podem ajudar muito quem tem algum tipo de deficiência a ler melhor.
Nem sempre a cor que você enxerga pode ser vista por outras pessoas: em casos de daltonismo, fica difícil diferenciar os tons.
Colocar elementos diferentes no seu texto, como formas e ícones, também é uma alternativa bacana para destacar as informações.
Nós costumamos usar o mouse para clicar em diferentes botões e links, mas não são todas as pessoas que utilizam esse recurso. Deixar o link compreensível e claro no meio do seu texto é importante para que a pessoa possa apertar a tecla tab até chegar nele.
WebAIM (Web Accessibility in Mind): o WebAIM é uma organização que fornece uma gama de recursos, incluindo tutoriais, guias e ferramentas para ajudar a melhorar a acessibilidade digital.
WCAG (Web Content Accessibility Guidelines): as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web da W3C são um recurso essencial para entender os padrões globais de acessibilidade e como aplicá-los.
Aprender sobre os padrões de acessibilidade é essencial para começar a fazer as mudanças. Priorizar o texto alternativo e as legendas nos vídeos com áudio já são duas formas fáceis e rápidas de incluir acessibilidade digital no seu conteúdo! Que tal colocar em prática?
A acessibilidade digital pode ter um impacto significativo em seus resultados. Quando seu conteúdo é acessível, você amplia seu alcance e torna seu site mais amigável para motores de busca.
Ao priorizar a acessibilidade digital, você coloca sua marca em um caminho que ressoa com a inclusão, equidade e responsabilidade. Isso não apenas melhora a reputação da sua marca, mas também gera lealdade e confiança entre os consumidores.
Não se trata apenas de fazer o que é certo, mas de fazer o que é inteligente para o seu negócio. Portanto, investir na acessibilidade digital é mais um passo para, no futuro, colher os frutos de uma estratégia digital verdadeiramente inclusiva!
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