Dispo: conheça o novo app que quer rivalizar com o Instagram!

22 de abril de 2021

Você já ouviu falar no Dispo? Ainda não? Calma, a gente te ajuda a entender essa novidade!

Ele é um aplicativo que foi criado em dezembro de 2019, mas apenas recentemente conseguiu atrair mais holofotes da mídia e a atenção dos concorrentes.

O app busca aproveitar o “Efeito Clubhouse” e ser o rival direto do Instagram.

Ficou curioso? Leia o texto a seguir e conheça tudo sobre o Dispo!

O que é o Dispo e qual a sua ideia?

O Dispo é um aplicativo de compartilhamento de fotos, como muitos outros que existem no mercado.

Seu grande diferencial está em imitar a experiência de uma câmera descartável. Inclusive, essa é a origem do seu nome, pois “Dispo” é a abreviação de “disposable”, que significa “descartável” em tradução livre.

“Mas, como assim, a experiência de uma câmera descartável?” Talvez esse tenha sido o seu pensamento.

Vamos lá: o Dispo é totalmente contrário ao que é o Instagram atualmente. Ele não permite que você edite suas fotos com efeitos, não há espaço para legendas e as imagens compartilhadas devem ser tiradas a partir do pequeno visor retangular da tela inicial.

Foto: Dispo/Divulgação

Além disso, as imagens só são publicadas às 9h do dia seguinte, simulando a sensação de revelar uma foto e sendo o oposto do Stories do Instagram, que incentiva o compartilhamento em tempo real.

Todas as imagens ganham um aspecto retrô e diversas pessoas podem tirar fotos para um mesmo rolo, como se fosse uma câmera descartável de uma festa, que foi onde surgiu a ideia do app.

“Quando eu costumava ir para festas com meus amigos, eles tinham câmeras descartáveis por toda a casa e convidavam as pessoas a tirar fotos à noite. Na manhã seguinte, eles pegavam as câmeras, olhavam para todos os registros e diziam: “O que foi que aconteceu ontem à noite?”, foi o que contou David Dobrik, criador do Dispo, ao jornal The New York Times.

A grande aposta do aplicativo está justamente na simplicidade e na espontaneidade, buscando evitar o “excesso de perfeição”, o que deve ser uma tendência para os próximos anos.

O “Efeito Clubhouse” e a tendência de “viver o momento”

Falando em tendência, a que o Dispo propõe é uma que devemos ver cada vez mais no universo da comunicação e do marketing.

“Live in the moment”, em tradução livre “viva o momento”, é justamente o slogan do Dispo. A plataforma deseja que você guarde momentos especiais, mas sem deixar de viver o agora, o que acontece muitas vezes quando tiramos uma foto, editamos, pensamos em uma legenda e respondemos os comentários, entre outras ações.

O slogan da empresa é ressaltado em acessórios da loja da companhia, como nessa camiseta. Foto: Dispo Shop/Divulgação

Reforçar um lado nostálgico, simples e mais humanizado, evitando o excesso de perfeições, é o que já está sendo procurado pelos usuários e deve aumentar cada vez mais.

Isso acontece porque as pessoas desejam se sentir representadas. Então, elas dão preferências para marcas que contam com uma comunicação mais natural e educativa.

Mas o desafio do Dispo vai muito além disso. O app busca superar o “Efeito Clubhouse” e transformar-se em uma rede social duradoura.

Para quem não sabe, o Clubhouse é um aplicativo de conversas por mensagens de voz que foi uma verdadeira febre mundial no começo deste ano.

Passado alguns meses, diversas pessoas pararam de usar e até desinstalaram o app, embora ainda haja usuários ativos.

O Clubhouse foi a grande novidade do universo das redes sociais no início de 2021. Foto: Exame/Divulgação

Concorrer com Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, YouTube, TikTok, LinkedIn e outros não é tarefa fácil. Para se ter uma noção, logo após o sucesso recente do Clubhouse, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, e Jack Dorsey, do Twitter, anunciaram mudanças em suas plataformas que teriam a mesma ideia do CH.

E podemos voltar até 2012, no famoso caso do Snapchat. O aplicativo, que fazia enorme sucesso no começo da década passada, recusou uma oferta de 3 bilhões de dólares do Facebook.

Com a recusa, Zuckerberg adicionou o Stories no Instagram, aplicativo que pertence ao Facebook, levando a uma debandada de usuários no Snapchat e consolidando essa forma de compartilhamento, que depois surgiu em outras redes sociais.

Portanto, não é fácil para o Dispo e qualquer outra nova rede social se consolidar entre as grandes.

Quem é David Dobrik, o criador do Dispo?

David Julian Dobrik é um influenciador digital de 24 anos, nascido na Eslováquia. Ainda quando era criança, sua família mudou-se para os Estados Unidos, país em que começou sua carreira.

Antes de montar seu canal no YouTube, ele já fazia vídeos no Vine, outra plataforma de vídeos. A partir daí, começou a fazer sucesso com uma fórmula que misturava gravações reais e ensaiadas, tornando-se um dos principais criadores de conteúdo do mundo.

Foto: Exame/Divulgação

Hoje, David já soma mais de 18 milhões de inscritos em seu principal canal do YouTube, 13 milhões de seguidores no Instagram e mais de 5 milhões no Twitter.

Como falamos acima, David teve a ideia do Dispo em uma festa, buscando levar ao público uma plataforma mais orgânica, natural e com menos preocupações, deixando os usuários mais à vontade para postarem o que desejarem, sem esquecer de aproveitar o momento.

Porém, em março de 2021, o criador da plataforma anunciou sua renúncia do conselho do Dispo. Isso ocorreu porque um dos amigos de Dobrik recebeu uma acusação de assédio sexual, que seria para um vídeo de David.

Isso afetou diretamente o Dispo, que perdeu o apoio de alguns patrocinadores, como a Spark Capital, que já tinha aportado mais de 20 milhões de dólares na plataforma.

Agora resta saber se o Dispo conseguirá se desvincular da imagem arranhada de David para seguir o caminho do sucesso.

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E aí, gostou de conhecer mais sobre o Dispo, a plataforma que deseja rivalizar com o Instagram?

Por enquanto, o aplicativo só está disponível para usuários do sistema iOS, devendo chegar em breve ao Android. Você pode baixá-lo pelo site do app, clicando aqui!

Nós, da Business Factory, estamos sempre publicando outros conteúdos sobre comunicação e marketing em nossas redes sociais e também aqui, pelo blog da BF.

Continue nos acompanhando e até a próxima!

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