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Em todo o mundo, junho é um mês de celebração, respeito à diversidade e luta por igualdade, sendo considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Isso acontece porque no dia 28, celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a data mais importante e representativa para essa comunidade.
Mas você sabe o que essa sigla representa? Conheça com a gente o significado de cada uma das letras:
Lésbicas – toda mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres
Gays – todo homem que se identifica como homem e tem preferências sexuais por outros homens
Bissexuais – pessoas que têm preferências sexuais pelo gênero masculino e feminino
Transexuais, travestis ou transgêneros – pessoas que não se identificam com os gêneros impostos pela sociedade, masculino ou feminino, atribuídos na hora do nascimento e que têm como base os órgãos sexuais
Queer – pessoas que não se identificam com os padrões héteros impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos.
Intersexuais – antigamente chamadas de hermafroditas, são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino.
Assexuais – pessoas que não sentem atração sexual por ninguém, podendo ou não se interessar por envolvimentos românticos
+ – engloba todas as outras as letras da sigla completa, que é LGBTT2QQIAAP, como o “P” de pansexualidade, que é a atração por pessoas, independentemente do gênero ou da orientação sexual delas.
Fonte: Revista Capricho
É comum para grande parte da sociedade ainda ter dúvidas sobre esse tema, por isso, o trabalho de comunicação das empresas Brasil afora precisa ser de conscientização, aumentando cada vez mais o respeito, que é obrigatório.
Pensando nisso, separamos alguns cases que rolaram pra você ficar antenado e ainda mais por dentro do movimento. Bora conhecer?
Como falar de ações que aconteceram sem falar da maior delas? A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo!
Em 2021, tivemos a 25ª edição da festa, que habitualmente costuma ocorrer no coração da Avenida Paulista. Porém, devido à pandemia, a celebração rolou de maneira on-line pelo segundo ano consecutivo, no dia 6 de junho.
Com o tema de “HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +”, o evento levou orientações sobre o assunto, apresentações musicais, entretenimento e muita alegria para milhões de pessoas que acompanharam de casa, por meio de 13 canais do YouTube que fizeram a transmissão ao vivo, incluindo o do próprio YouTube Brasil.
Grandes nomes do movimento marcaram presença, como: Pabllo Vittar, Gloria Groove, Lorelay Fox, Nátaly Neri, Lucas Raniel, Jean Luca, Tchaka e Mandy Candy, entre outros.
Esperamos que no ano que vem a Parada do Orgulho LGBTQIA+ aconteça de forma presencial, levando uma multidão aglomerada (ah, que saudade!) para curtir os trios elétricos durante todo o dia.
Hoje em dia, apesar de ainda estarmos longe do ideal, já é possível ver uma maior representatividade do movimento LGBTQIA+ nos diferentes canais de comunicação, seja por meio de campanhas na televisão, rádio, internet ou outras mídias. Porém, nos anos 1990, isso não era assim.
A Subaru, marca japonesa de automóveis, é considerada uma das pioneiras quando falamos de campanhas para a comunidade LGBT. Na época, seus carros eram sucesso entre os jornalistas e fãs, mas a maioria do público não os via com bons olhos, considerando-os como um tipo de “perua”.
Para tentar melhorar essa situação, a empresa realizou uma pesquisa com boa parte dos seus clientes e, assim, descobriu que muitos dos seus consumidores eram mulheres que moravam sozinhas. Em contato com elas, a Subaru soube que muitas delas eram lésbicas, gostando dos carros da marca porque viam facilidade para transportar equipamentos de atividades ao ar livre.
E foi assim que a empresa começou a focar suas campanhas para o público lésbico e LGBTQIA+ em geral. Mesmo não sendo “agressivas”, as propagandas tinham referências que a comunidade gay entendia, como as placas dos carros serem da cidade de Provincetown, no estado americano de Massachusetts, que é muito visitada por casais gays nas férias.
Agora que você já conhece um pouco mais da origem do movimento na publicidade, temos que falar sobre algumas campanhas que arrasaram e chamaram a atenção neste Mês do Orgulho LGBTQIA+. Bora?
Beijar é bom, não é mesmo? E neste mês de junho, a empresa decidiu mandar um beijo pro preconceito e recriar vários beijos icônicos que ficaram famosos, como o dos filmes “Homem-Aranha” e “Titanic”, além de alguns que aconteceram de verdade, como o do casamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana.
Além disso, as fotos dos beijos foram disponibilizadas para download e, a cada vez que forem baixadas, a empresa doará R$ 1 para o Casa1, projeto de cultura e acolhimento LGBTQIA+. Clique aqui e veja o vídeo completo da campanha!
Aproveitando a onda do BBB 21, a Casas Bahia reuniu os ex-participantes Gil do Vigor e Lucas Penteado, que protagonizaram o primeiro beijo gay entre homens da história do reality. A ideia foi falar de aceitação e celebrar o amor, com frases reais projetadas nos móveis durante o vídeo.
Ao final, a empresa faz uma reflexão com um armário que não se abre e que não aparecem casais, com a frase “tudo bem, tudo tem seu tempo”. Ficou curioso pra ver como ficou o resultado? Clica aqui pra dar uma espiadinha!
O Burger King não perdeu tempo e começou sua campanha logo no 1º dia do mês de junho. Intitulada como “Parada BK”, a ação espalhou fotos de colaboradores da rede, que se autodeclaram como LGBTQIA+ e se voluntariaram a participar por diversos pontos da cidade de São Paulo.
Além de trazer os próprios funcionários como protagonistas e aumentar a luta por igualdade, a campanha serviu também como ativação para a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, em que o BK foi um dos patrocinadores, trazendo os shows de Pepita e Mateus Carrilho.
E você, o que achou dessas campanhas? Aqui na Business Factory, tivemos um #BFMeeting, que é o encontro virtual de toda a nossa equipe, para discutir, conhecer e debater mais sobre o tema LGBTQIA+.
E que nós, como sociedade, possamos cada vez mais celebrar o amor, a felicidade e a diversidade e ao mesmo tempo afastar o preconceito, a desinformação e a intolerância.
Desejamos uma vida mais igualitária, independente de gênero, orientação sexual, classe, religião ou qualquer outra escolha.
Enquanto vamos ajudando a construir isso, continue nos acompanhando aqui pelo blog e em todas as redes sociais da Business Factory. Até a próxima!
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