Dia do Orgulho LGBTQIA+: um mundo com mais amor!

29 de junho de 2021

Escrito por:

Lucas Barcelos

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Em todo o mundo, junho é um mês de celebração, respeito à diversidade e luta por igualdade, sendo considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+.

Isso acontece porque no dia 28, celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a data mais importante e representativa para essa comunidade.

Mas você sabe o que essa sigla representa? Conheça com a gente o significado de cada uma das letras:

Lésbicas – toda mulher que se identifica como mulher e tem preferências sexuais por outras mulheres

Gays – todo homem que se identifica como homem e tem preferências sexuais por outros homens

Bissexuais – pessoas que têm preferências sexuais pelo gênero masculino e feminino

Transexuais, travestis ou transgêneros – pessoas que não se identificam com os gêneros impostos pela sociedade, masculino ou feminino, atribuídos na hora do nascimento e que têm como base os órgãos sexuais

Queer – pessoas que não se identificam com os padrões héteros impostos pela sociedade e transitam entre os “gêneros”, sem necessariamente concordar com tais rótulos.

Intersexuais – antigamente chamadas de hermafroditas, são pessoas que não conseguem ser definidas de maneira distinta em masculino ou feminino.

Assexuais – pessoas que não sentem atração sexual por ninguém, podendo ou não se interessar por envolvimentos românticos

+ – engloba todas as outras as letras da sigla completa, que é LGBTT2QQIAAP, como o “P” de pansexualidade, que é a atração por pessoas, independentemente do gênero ou da orientação sexual delas.

Fonte: Revista Capricho

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A data do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrada em todo o mundo!

É comum para grande parte da sociedade ainda ter dúvidas sobre esse tema, por isso, o trabalho de comunicação das empresas Brasil afora precisa ser de conscientização, aumentando cada vez mais o respeito, que é obrigatório.

Pensando nisso, separamos alguns cases que rolaram pra você ficar antenado e ainda mais por dentro do movimento. Bora conhecer?

Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo: tradição com 25 anos de história!

Como falar de ações que aconteceram sem falar da maior delas? A Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo!

Em 2021, tivemos a 25ª edição da festa, que habitualmente costuma ocorrer no coração da Avenida Paulista. Porém, devido à pandemia, a celebração rolou de maneira on-line pelo segundo ano consecutivo, no dia 6 de junho.

Com o tema de “HIV/Aids: Ame + Cuide + Viva +”, o evento levou orientações sobre o assunto, apresentações musicais, entretenimento e muita alegria para milhões de pessoas que acompanharam de casa, por meio de 13 canais do YouTube que fizeram a transmissão ao vivo, incluindo o do próprio YouTube Brasil.

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Parada do Orgulho LGBTQIA+ realizada em 2014, na Avenida Paulista. Foto: Ben Tavener/Wikipedia

Grandes nomes do movimento marcaram presença, como: Pabllo Vittar, Gloria Groove, Lorelay Fox, Nátaly Neri, Lucas Raniel, Jean Luca, Tchaka e Mandy Candy, entre outros.

Esperamos que no ano que vem a Parada do Orgulho LGBTQIA+ aconteça de forma presencial, levando uma multidão aglomerada (ah, que saudade!) para curtir os trios elétricos durante todo o dia.

Subaru: pioneirismo nas campanhas LGBTQIA+

Hoje em dia, apesar de ainda estarmos longe do ideal, já é possível ver uma maior representatividade do movimento LGBTQIA+ nos diferentes canais de comunicação, seja por meio de campanhas na televisão, rádio, internet ou outras mídias. Porém, nos anos 1990, isso não era assim.

A Subaru, marca japonesa de automóveis, é considerada uma das pioneiras quando falamos de campanhas para a comunidade LGBT. Na época, seus carros eram sucesso entre os jornalistas e fãs, mas a maioria do público não os via com bons olhos, considerando-os como um tipo de “perua”.

Para tentar melhorar essa situação, a empresa realizou uma pesquisa com boa parte dos seus clientes e, assim, descobriu que muitos dos seus consumidores eram mulheres que moravam sozinhas. Em contato com elas, a Subaru soube que muitas delas eram lésbicas, gostando dos carros da marca porque viam facilidade para transportar equipamentos de atividades ao ar livre.

E foi assim que a empresa começou a focar suas campanhas para o público lésbico e LGBTQIA+ em geral. Mesmo não sendo “agressivas”, as propagandas tinham referências que a comunidade gay entendia, como as placas dos carros serem da cidade de Provincetown, no estado americano de Massachusetts, que é muito visitada por casais gays nas férias.

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A tenista Martina Navratilova, ex-número 1 do mundo e assumidamente lésbica, estrelou campanhas da Subaru em uma época que atletas gays não costumavam ser contratados para publicidade. Foto: AutoPapo/Divulgação

E em 2021? Campanhas no Mês do Orgulho LGBTQIA+

Agora que você já conhece um pouco mais da origem do movimento na publicidade, temos que falar sobre algumas campanhas que arrasaram e chamaram a atenção neste Mês do Orgulho LGBTQIA+. Bora?

Mercado Livre e os beijos icônicos!

Beijar é bom, não é mesmo? E neste mês de junho, a empresa decidiu mandar um beijo pro preconceito e recriar vários beijos icônicos que ficaram famosos, como o dos filmes “Homem-Aranha” e “Titanic”, além de alguns que aconteceram de verdade, como o do casamento do Príncipe Charles e da Princesa Diana.

Além disso, as fotos dos beijos foram disponibilizadas para download e, a cada vez que forem baixadas, a empresa doará R$ 1 para o Casa1, projeto de cultura e acolhimento LGBTQIA+. Clique aqui e veja o vídeo completo da campanha!

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Foto: Mercado Livre/Divulgação

Casas Bahia “abre” seus armários!

Aproveitando a onda do BBB 21, a Casas Bahia reuniu os ex-participantes Gil do Vigor e Lucas Penteado, que protagonizaram o primeiro beijo gay entre homens da história do reality. A ideia foi falar de aceitação e celebrar o amor, com frases reais projetadas nos móveis durante o vídeo.

Ao final, a empresa faz uma reflexão com um armário que não se abre e que não aparecem casais, com a frase “tudo bem, tudo tem seu tempo”. Ficou curioso pra ver como ficou o resultado? Clica aqui pra dar uma espiadinha!

Burger King e a sua “Parada BK”!

O Burger King não perdeu tempo e começou sua campanha logo no 1º dia do mês de junho. Intitulada como “Parada BK”, a ação espalhou fotos de colaboradores da rede, que se autodeclaram como LGBTQIA+ e se voluntariaram a participar por diversos pontos da cidade de São Paulo.

Além de trazer os próprios funcionários como protagonistas e aumentar a luta por igualdade, a campanha serviu também como ativação para a Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Paulo, em que o BK foi um dos patrocinadores, trazendo os shows de Pepita e Mateus Carrilho.

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Foto: Burger King/Divulgação

E você, o que achou dessas campanhas? Aqui na Business Factory, tivemos um #BFMeeting, que é o encontro virtual de toda a nossa equipe, para discutir, conhecer e debater mais sobre o tema LGBTQIA+.

E que nós, como sociedade, possamos cada vez mais celebrar o amor, a felicidade e a diversidade e ao mesmo tempo afastar o preconceito, a desinformação e a intolerância.

Desejamos uma vida mais igualitária, independente de gênero, orientação sexual, classe, religião ou qualquer outra escolha.

Enquanto vamos ajudando a construir isso, continue nos acompanhando aqui pelo blog e em todas as redes sociais da Business Factory. Até a próxima!

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